Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13099
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCortez, Judith de Lima
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:42Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:42Z-
dc.date.issued2020-11-26
dc.identifier.citationCORTEZ, Judith de Lima. A creche e Centro de Atendimento à Infância Caxiense/Rio de Janeiro - Um desafio educacional em meio à desnutrição. 2020. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13099-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como lócus de investigação, o CCAIC- Creche e Centro de Atendimento à Infância Caxiense, um projeto de política local em atendimento intersetorial às crianças de um a cinco anos, em situação de risco nutricional em Duque de Caxias, município do Estado do Rio de Janeiro. O projeto foi instituído a partir de uma mobilização social pelo combate à fome e a desnutrição materno infantil, tendo como articulador Dom Mauro Morelli, bispo das dioceses de Duque de Caxias e São João de Meriti, que tem um importante papel na mobilização social pelo combate à desnutrição no município. O estudo teve como objetivo investigar a história do CCAIC, analisando seu papel na diminuição das desigualdades sociais e seu impacto como política educacional e política pública de segurança alimentar. A metodologia teve abordagem qualitativa, balizada por uma pesquisa bibliográfica e documental. A discussão e os resultados da pesquisa foram realizados a partir da escuta de narrativas de profissionais que atuam em quatro das sete unidades CCAIC, por meio de entrevistas, cuja análise revelou a importância do projeto como equipamento educacional e de segurança alimentar, ressaltando o avanço na constituição de sua identidade pedagógica , apontando as contradições que ainda vive em sua prática cotidiana, nos limites entre assistência e educação, e sinalizando perdas significativas na ação intersetorial e no trabalho multiprofissional previstos em seu projeto inicial. O estudo aponta caminhos possíveis para ajustes e reformulações no projeto CCAIC, na perspectiva de políticas públicas para a infância que considerem ações conjuntas e coordenadas de diferentes setores em um plano de atenção integrada à criança.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas públicas para a Educação infantilpor
dc.subjectDireitos fundamentais da infânciapor
dc.subjectInfância e desnutriçãopor
dc.subjectCreche e Centro de Atendimento à Infância Caxiensepor
dc.subjectDuque de Caxiaspor
dc.subjectRio de Janeiropor
dc.subjectPublic policies for early childhood educationeng
dc.subjectFundamental rights of childhoodeng
dc.subjectChildhood and malnutritioneng
dc.subjectCreche and Child Care Center Caxienseeng
dc.titleA creche e Centro de Atendimento à Infância Caxiense/Rio de Janeiro - Um desafio educacional em meio à desnutriçãopor
dc.title.alternativeThe Caxiense Childhood Care and Center/Rio de Janeiro - an educational challenge in the middle of malnourished childreneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present research has as its locus of investigation, the CCAIC- Creche and Child Care Center Caxiense, a local policy project in intersectoral care for children aged one to five years, in a situation of nutritional risk in Duque de Caxias, municipality of the State from Rio de Janeiro. The project was instituted from a social mobilization to fight hunger and maternal and child malnutrition, with Dom Mauro Morelli, bishop of the dioceses of Duque de Caxias and São João de Meriti, who has an important role in the social mobilization to fight malnutrition in the municipality. The study aimed to investigate the history of CCAIC, analyzing its role in reducing social inequalities and its impact as an educational policy and public food security policy. The methodology had a qualitative approach, guided by a bibliographic and documentary research. The discussion and the results of the research were carried out through listening to the narratives of professionals who work in four of the seven CCAIC units, through interviews, whose analysis revealed the importance of the project as educational and food safety equipment, highlighting the progress in constitution of its pedagogical identity, pointing out the contradictions that still live in its daily practice, in the limits between assistance and education, and signaling significant losses in the intersectoral action and in the multidisciplinary work foreseen in its initial project. The study also points out possible ways for adjustments and reformulations in the CCAIC project, from the perspective of public policies for children that consider joint and coordinated actions from different sectors in an integrated care plan for children.eng
dc.contributor.advisor1Gouvêa, Fernando César Ferreira
dc.contributor.advisor1ID632.922.117-00por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186337020612168por
dc.contributor.referee1Gouvêa, Fernando César Ferreira
dc.contributor.referee2Freire, Elaine Fazolo
dc.contributor.referee3Guimarães, Daniela de Oliveira
dc.creator.ID981.264.667-15por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8072461600895251por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesABRAMOWICZ, Anete. O direito das crianças à educação infantil. Pro-Posições, Campinas, v. 14, n. 3 (42) - set./dez. 2003. ABUCHAIM, Beatriz de Oliveira. Panorama das Políticas de Educação Infantil no Brasil. Brasília: UNESCO, 2018. Disponível em <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000261453>. Acesso em 09 de outubro de 2020. ALBUQUERQUE, Simone Santos de; ZORTÉA, Ana Maira: Educação infantil: por que te quero? Compartilhando os significados entre escolas, bebês e suas famílias. In: Educação infantil: construção de sentidos e formação/ Catarina Moro, Gizele de Souza, (org.) - 1. ed. – [Curitiba]: NEPIE/UFPR, 2018. 1 arquivo [249 p.]: il., color. ANÍSIO ESPÍNOLA TEIXEIRA. Biografia. Disponível em <http://www.fgv.br/ cpdoc/acervo/dicionarios/ verbete-biografico /anisio-espinola teixeira>. Acesso em 01 de junho de 2020. BARBOSA, Beatriz Graveli de Sousa; DUARTE, Marisa Ribeiro Teixeira; DUARTE Adriana Cancela. Efeitos de um programa de educação infantil em famílias de catadores de papel de Belo Horizonte. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 20, n. 75, p. 283-303, abr./jun. 2012. BARBOSA, Maria Carmen Silveira; RICHTER, Sandra Regina Simonis; DELGADO, Ana Cristina Coll. Educação Infantil: tempo Integral ou educação integral? Educação em Revista Belo Horizonte. v.31, n.04, p. 95 – 119, outubro-dezembro 2015. BARRETO, Ângela Maria Rabelo Ferreira. A educação infantil no contexto das políticas públicas. Revista Brasileira de Educação. n.24, p.53-65, set /out /nov. /dez. 2003. BARROS, Denise Franca, COSTA, Alessandra de Sá Mello da, MARTINS, Celina Maria Frias Leal, PREVOT, Rejane. A Trajetória Histórica de Duque de Caxias e a Constituição do Espaço Social a partir do Advento da REDUC: Paradoxos e Contradições. VIII Encontro de Estudos Organizacionais da ANPED. Gramado, RS, maio, 2014. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 19. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988 Disponível em <www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituição/constituicaocompilado.htm>. Acesso em 01 mar 2019. _______Lei 5.449, DE 04 DE JULHO DE 1968. Declara de interesse da segurança nacional, nos termos do art. 16, § 1º, alínea b, da Constituição os Municípios que especifica, e dá outras providências. Brasília, DF, julho 1968. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1950-1969/L5449.htm>. Acesso em 03 de março de 2019. _______ LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, julho, 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm>. Acesso em 11 de março de 2019. _______ LEI Nº, 12.796, DE 04 DE ABRIL DE 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, DF, abril, 2013. Disponível em: < https://www.in.gov.br/materia/- /asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/30037356/do1-2013-04-05-lei-n-12-796-de-4- de-abril-de-2013-30037348 >. Acesso em 17 de agosto de 2020. _______Ministério da Educação. Dúvidas mais frequentes sobre Educação Infantil. Brasília, 2013. _______ Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. In: Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. _______ Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual instrutivo para implementação da Agenda para Intensificação da Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil: portaria nº 2.387, de 18 de outubro de 2012 / Brasília, 2013. CAMPOS, Maria Malta. Educação infantil: o debate e a pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, n. 101, p. 113-127, jul., 1997. _______A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 127, p. 87-128, jan./abr., 2006. _______Entre as políticas de qualidade e a qualidade das práticas. Cadernos de Pesquisa v.43 n.148 p.22-43 jan./abr. 2013. CAMPOS, Maria Malta; ESPOSITO, Yara Lúcia; BHERING, Eliana; GIMENES, Nelson, ABUCHAIM, Beatriz. A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras. Cadernos De Pesquisa. v.41, n.142 jan./abr. 2011. CARLOS ARTUR MONCORVO FILHO. Biografia. Disponível em < https://www.sbp.com.br/pessoas/pessoa/peid/moncorvo-filho/>. Acesso em 04 de julho de 2020. CARLOS LACERDA Biografia. Disponível em <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/biografias/carlos_lacerda>. Acesso em 03 de março de 2019 CORREA, Bianca Cristina. Políticas de educação infantil no Brasil: ensaio sobre os desafios para a concretização de um direito. Jornal de Políticas Educacionais. N° 9 | janeirojunho de 2011 | PP. 20–29. Disponível em <https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/25172/16820>.Acesso em 22 de junho de 2019. CORSINO, Patrícia; DIDONET, Vital; NUNES, Maria Fernanda Resende. Educação Infantil no Brasil: primeira etapa da educação básica– Brasília: UNESCO, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, Fundação Orsa, 2011. ____; NUNES, Maria Fernanda Resende. A institucionalização da infância: antigas questões e novos desafios. In: Educação Infantil: cotidiano e políticas/ Patrícia Corsino, (org.) - Campinas, SP: Autores Associados, 2012. COSTA, Selma Frossard. A política de assistência no contexto da educação infantil: possibilidades e desafios para um trabalho socioeducativo. Serviço Social em Revista, Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Serviço Social, Londrina, v. 6 - Número 2, jan./jun., 2004. CURY, Carlos Roberto Jamil. Políticas inclusivas e compensatórias na educação básica. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 124, p. 11-32, jan./abr. 2005. DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA. Disponível em <http:// www.direitoshumanos.usp. br/index.php /Crian%C3%A7a / declaração -dos-direitosda- crianca.html>. Acesso em 03 de março de 2019. DUQUE DE CAXIAS. Lei nº 1686 de 24 de março de 2003. Cria a Creche c; Portal do Crescimento do Amapá e dá outras providências. Duque de Caxias, RJ, mar 2003. Disponível em < http://www.cmdc.rj.gov.br/?p=8654> Acesso em 03 de março de 2019. _______ LEI Nº 1881 DE 18 DE JUNHO DE 2005. Cria o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Duque de Caxias (DESANS-DC) e dá providências. Duque de Caxias, RJ, junho 2005. Disponível em < http://www.cmdc.rj.gov.br/?p=9007>. Acesso em 04 de março de 2019. _______ LEI Nº 1928 DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005. Cria o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Duque de Caxias - COMSEA, e dá outras providências. Duque de Caxias, RJ, dezembro 2005. Disponível em < https://leismunicipais.com.br/a/rj/d/duque-de-caxias/lei-ordinaria/2005/193/1928/leiordinaria- n-1928 - 2005 -cria-o-conselho-municipal-de- seguranca-alimentar -e-nutricional - de-duque-de- caxias -comsea-e-da-outras-providencias >. Acesso em 04 de março de 2019. _______Prefeitura Municipal. Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Perfil nutricional e socioeconômico das crianças matriculadas nas Creches e Centros de Atendimento à Infância Caxiense (CCAIC) do Município de Duque de Caxias / Departamento Geral de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. DESANS. Duque de Caxias, RJ, 2012. _______Prefeitura Municipal. Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Relatório Anual de Ações do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (DESANS). Duque de Caxias, RJ, 2014. Disponível em: < file:///C:/Users/USUARIO/Downloads/silo.tips_relatorio-anual-de-aoes-do-departamentode- segurana-alimentar-e-nutricional-sustentavel-desans.pdf>. Acesso em 27 de julho de 2020. _______Secretaria Municipal de Educação. Texto introdutório da Reestruturação Curricular de Duque de Caxias. Duque de Caxias, 2020. Disponível em http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/smeportal/wp-content/uploads/2020/06/TEXTOINTRODU% C3%87%C3%83O-Reestrutura%C3%A7%C3%A3o-1.pdf . Acesso em 15 de setembro de 2020. _______Prefeitura Municipal. 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Duque de Caxias 2017-2020. Duque de Caxias, 2016. D. MAURO MORELLI. Biografia. Disponível em < https://alias.estadao.com.br/noticias/geral,venda-a-casa-do-bispo,1630853 >" . Acesso em 03/03/2019. ERNANI DO AMARAL PEIXOTO. Biografia. Disponível em <http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/peixoto-ernani-do-amaral>. Acesso em 04 de março de 2019. EURICO GASPAR DUTRA. Biografia. Disponível em <http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/dutra-eurico-gaspar>>. Acesso em 04 de março de 2019. FERNANDES, Fabiana Silva; GIMENES, Nelson; DOMINGUES, Juliana dos Reis. Mulheres e filhos menores de três anos: condições de vida. Cadernos de Pesquisa v.47 n.163 p.320-341 jan./mar. 2017. FERNANDO COLLOR. Biografia. Disponível em <http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/collor-fernando>. Acesso em 04 de março de 2019. FRIEDRICH FROEBEL. Biografia. Disponível em < https://novaescola.org.br/conteudo/96/friedrich-froebel-o-formador-das-criancas-pequenas>. Acesso em 04 de julho de 2020. GETÚLIO VARGAS. Biografia. Disponível em < https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/EstadoNovo>. Acesso em 03 de março de 2019. GONÇALVES, Fernanda Denardin; CATRIB, Ana Maria Fontenele; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha; VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza. A promoção da saúde na educação infantil. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.12, n.24, p.181-92, jan./mar. 2008. GUIMARÃES, Daniela. Entre gestos e palavras; pistas para a educação das crianças de 0 a 3 anos. Educação on-Line (PUCRJ), v. 1, p. 4, 2009 ____Ética e cuidado, cultura e humanização: eixos do trabalho com as crianças pequenas na educação infantil. In: Educação infantil: construção de sentidos e formação/ Catarina Moro, Gizele de Souza, (org.) - 1. ed. – [Curitiba]: NEPIE/UFPR, 2018. 1 arquivo [249 p.]: il., color. HERBERT DE SOUZA. Biografia. Disponível em "< https://www.ebiografia.com/betinho/>". Acessado em 03/03/2019. INEP- INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Disponível em http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher /B4AQV9zFY7Bv/ content/numero-de-creches-aumenta-em-2-4-no-ultimo-ano / 21206. Acesso em 05/06/2020. INSTITUTO HISTÓRICO DA CÂMARA DE DUQUE DE CAXIAS. Acervo. Duque de Caxias. Rio de Janeiro. JAN AMOS KOMENSKY. Biografia. Disponível em < https://www.ebiografia.com/comenius/>. Acesso em 04 de julho de 2020. JEAN-JACQUES ROUSSEAU. Biografia. Disponível em < https://www.ebiografia.com/jean_jacques_rousseau/> Acesso em 04 de julho de 2020. JOHANN HEINRICH PESTALOZZI. Biografia. Disponível em < https://novaescola.org.br/conteudo/1941/pestalozzi-o-teorico-que-incorporou-o-afeto-a-salade- aula>. Acesso em 04 de julho de 2020. JOSÉ SARNEY. Biografia. Disponível em < http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/jose-ribamar-ferreira-dearaujo- costa>. Acesso em 03/03/2019. JOSUÉ DE CASTRO. Biografia. Fonte: Disponível em "< https://www.ebiografia.com/josue_de_castro/>". Acesso em 03/03/2019. JOÃO GOULART. Biografia. Disponível em <http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/joao-belchior-marquesgoulart>. Acesso em 03 de março de 2019. JUSCELINO KUBITSCHEK. Biografia. Disponível em < https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/biografias/carlos_lacerda>. Acesso em 03 de março de 2019 KRAMER, Sônia. A Política do Pré-Escolar no Brasil- A arte do Disfarce. Rio de Janeiro: Achiamé, 1982. _______Privação cultural e educação compensatória: uma análise crítica. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 42, p. 54-62, agosto, 1982. _______ A infância e sua singularidade. In: BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Ensino Fundamental de nove anos: Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, p. 13-24, 2007. KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Histórias da educação infantil brasileira. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, nº 14, p. 5-18, Mai/Jun/Jul/Ago, 2000. _______Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. 7.ed.-Porto Alegre: Mediação, 2015. LACERDA, Stélio José da Silva. A emancipação política do Município de Duque de Caxias (Uma tentativa de compreensão). Pilares da História, Duque de Caxias, RJ, Ano II, nº 03, p. 9-27, dezembro, 2003. _______Uma passagem pela Caxias dos anos 60: Fragmentos de Memória e Registros Diversos. Rio de Janeiro: Edição do autor, 2001. LEAL, Luciana Nunes. “Venda a casa do bispo! Sugestão do bispo d. Mauro Morelli ao prefeito para ajudar crianças pobres.” Estadão, 2015. Disponível em <http://alias.estadao.com.br/noticias/geral,venda-a-casa-do-bispo,1630853>. Acesso em 25 de janeiro de 2019. LEITE, Aristeo Filho. História da Educação Infantil- Heloisa Marinho: uma tradição esquecida. Petrópolis, RJ: De Petrus, 2011. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. Biografia. Disponível em < http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/luis-inacio-da-silva>. Acessado em 05 de março de 20019. LUSTOSA, José. Cidade de Duque de Caxias- Desenvolvimento histórico do município- Dados gerais. Rio de Janeiro: Serviço gráfico do IBGE, 1958. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 1994. MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes. Cenas do cotidiano na educação infantil: desafios da integração entre cuidado e educação. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n. 1, p. 161-176, jan./mar. 2017. NETO, Otávio Cruz. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 1994. NOGUEIRA, Marcos Antônio Monteiro. (Org.) Baixada Fluminense: memória fotográfica. Rio de Janeiro: INEPAC, 2008. NUNES, Maria Fernanda Rezende; CORSINO, Patrícia; KRAMER, Sonia. Educação infantil e políticas municipais: um estudo longitudinal. Cadernos de Pesquisa v.43 n.148 p.152-175 jan./abr. 2013. OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011. OMS-WORLD HEALTH ORGANIZATION. Disponível em < http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/OMS-Organização-Mundial-da-Saúde/o-que-ea-oms.html. ONU- ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Disponível em < https://nacoesunidas.org/conheca/>. Acesso em 03 de março de 2019. PASTORAL DA CRIANÇA. Disponível em "< https://www.pastoraldacrianca.org.br/quemsomos >". Acesso em 03/03/2019. PAULINO, Verônica Belfi Roncetti; CÔCO, Valdete. Políticas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.24, n. 92, p. 697-718, jul./set. 2016. PETRÓLEO BRASILEIRO S.A-PETROBRÁS. Histórico. Disponível em < http://exposicao60anos.agenciapetrobras.com.br/decada-1950-momento-1.php>. Acesso em 04 de março de 2019. REFINARIA DE DUQUE DE CAXIAS. Disponível em http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/principais-operacoes/refinarias/refinariaduque- de-caxias-reduc.htm. Acesso em 15 de dezembro de 2018. ROCHA, André Santos. A representação “ideal” de um território: exemplificando a Baixada Fluminense. Revista Pilares da História. Ano 10, n.11, p.20-30, maio de 2011. RODRIGUES Maria de Lourdes Carlos et al. Alimentação e nutrição no Brasil. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Brasília: Universidade de Brasília, 2007. SILVA, Alberto Carvalho da. De Vargas a Itamar: políticas e programas de alimentação e nutrição. Estudos Avançados 09, n. 23, p.87-107, 1995. SILVA, Lucia. Baixada Fluminense como vazio demográfico? População e território no antigo município de Iguaçu (1890/1910). R. bras. Est. Pop., Belo Horizonte, v.34, n.2, p.415-425, maio/ago. 2017. SOUZA, Marlucia Santos de. Escavando o passado da cidade: história política da cidade de Duque de Caxias. Duque de Caxias, RJ: APPH-CLIO, 2014. _______Memórias da emancipação e intervenção no Município de Duque de Caxias nos anos 40 e 50. Pilares da História, Duque de Caxias, RJ, Ano II, nº 03, p. 37-53, dezembro, 2003. SOUZA, Rodrigo Sampaio de. Sobre o poder na Baixada Fluminense: o exemplo do município de Nilópolis/RJ. 2014. Dissertação de Mestrado em Geografia pelo Centro de Ciências Sociais da PUC-Rio, Rio de Janeiro. TATAGIBA, Ana Paula. Aspectos da política educacional carioca: trajetórias da Educação Infantil. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 275-302, abr./jun. 2010. TEIXEIRA, Anísio. Valores proclamados e valores reais nas instituições escolares brasileiras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.37, n.86, abr./jun. 1962. p.59-79. WILLEMAN, Estela Martini. Violência, clientelismo e mandonismo de longa duração: traços da formação sócio histórica e geopolítica da Baixada Fluminense como território periférico. Recôncavo: Revista de História da UNIABEU, Ano 03, Número 04, janeiro - julho de 2013.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71621/2020%20-%20Judith%20de%20Lima%20Cortez.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6191
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-01-10T19:18:19Z No. of bitstreams: 1 2020 - Judith de Lima Cortez.pdf: 4613492 bytes, checksum: fa5de971f4326e8eae0095498b050301 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-10T19:18:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Judith de Lima Cortez.pdf: 4613492 bytes, checksum: fa5de971f4326e8eae0095498b050301 (MD5) Previous issue date: 2020-11-26eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Judith de Lima Cortez.pdf4.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.