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Tipo do documento: Dissertação
Title: A creche e Centro de Atendimento à Infância Caxiense/Rio de Janeiro - Um desafio educacional em meio à desnutrição
Other Titles: The Caxiense Childhood Care and Center/Rio de Janeiro - an educational challenge in the middle of malnourished children
Authors: Cortez, Judith de Lima
Orientador(a): Gouvêa, Fernando César Ferreira
Primeiro membro da banca: Gouvêa, Fernando César Ferreira
Segundo membro da banca: Freire, Elaine Fazolo
Terceiro membro da banca: Guimarães, Daniela de Oliveira
Keywords: Políticas públicas para a Educação infantil;Direitos fundamentais da infância;Infância e desnutrição;Creche e Centro de Atendimento à Infância Caxiense;Duque de Caxias;Rio de Janeiro;Public policies for early childhood education;Fundamental rights of childhood;Childhood and malnutrition;Creche and Child Care Center Caxiense
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 26-Nov-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: CORTEZ, Judith de Lima. A creche e Centro de Atendimento à Infância Caxiense/Rio de Janeiro - Um desafio educacional em meio à desnutrição. 2020. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.
Abstract: A presente pesquisa tem como lócus de investigação, o CCAIC- Creche e Centro de Atendimento à Infância Caxiense, um projeto de política local em atendimento intersetorial às crianças de um a cinco anos, em situação de risco nutricional em Duque de Caxias, município do Estado do Rio de Janeiro. O projeto foi instituído a partir de uma mobilização social pelo combate à fome e a desnutrição materno infantil, tendo como articulador Dom Mauro Morelli, bispo das dioceses de Duque de Caxias e São João de Meriti, que tem um importante papel na mobilização social pelo combate à desnutrição no município. O estudo teve como objetivo investigar a história do CCAIC, analisando seu papel na diminuição das desigualdades sociais e seu impacto como política educacional e política pública de segurança alimentar. A metodologia teve abordagem qualitativa, balizada por uma pesquisa bibliográfica e documental. A discussão e os resultados da pesquisa foram realizados a partir da escuta de narrativas de profissionais que atuam em quatro das sete unidades CCAIC, por meio de entrevistas, cuja análise revelou a importância do projeto como equipamento educacional e de segurança alimentar, ressaltando o avanço na constituição de sua identidade pedagógica , apontando as contradições que ainda vive em sua prática cotidiana, nos limites entre assistência e educação, e sinalizando perdas significativas na ação intersetorial e no trabalho multiprofissional previstos em seu projeto inicial. O estudo aponta caminhos possíveis para ajustes e reformulações no projeto CCAIC, na perspectiva de políticas públicas para a infância que considerem ações conjuntas e coordenadas de diferentes setores em um plano de atenção integrada à criança.
Abstract: The present research has as its locus of investigation, the CCAIC- Creche and Child Care Center Caxiense, a local policy project in intersectoral care for children aged one to five years, in a situation of nutritional risk in Duque de Caxias, municipality of the State from Rio de Janeiro. The project was instituted from a social mobilization to fight hunger and maternal and child malnutrition, with Dom Mauro Morelli, bishop of the dioceses of Duque de Caxias and São João de Meriti, who has an important role in the social mobilization to fight malnutrition in the municipality. The study aimed to investigate the history of CCAIC, analyzing its role in reducing social inequalities and its impact as an educational policy and public food security policy. The methodology had a qualitative approach, guided by a bibliographic and documentary research. The discussion and the results of the research were carried out through listening to the narratives of professionals who work in four of the seven CCAIC units, through interviews, whose analysis revealed the importance of the project as educational and food safety equipment, highlighting the progress in constitution of its pedagogical identity, pointing out the contradictions that still live in its daily practice, in the limits between assistance and education, and signaling significant losses in the intersectoral action and in the multidisciplinary work foreseen in its initial project. The study also points out possible ways for adjustments and reformulations in the CCAIC project, from the perspective of public policies for children that consider joint and coordinated actions from different sectors in an integrated care plan for children.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13099
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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