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dc.contributor.authorBarreto, Amanda Aragão
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:27Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:27Z-
dc.date.issued2016-02-29
dc.identifier.citationBARRETO, Amanda Aragão. A Lei 10.639/2003: estratégias docentes de promoção da igualdade racial através do ensino de história. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Instituto de Educação, Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13086-
dc.description.abstractO presente trabalho analisa os relatos de docentes da disciplina História que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, exercendo a função de supervisor nas escolas da rede estadual fluminense onde atuam, para identificar se a presença desse programa em suas escolas facilita a discussão e implementação da Lei 10.639/2003. Para a conquista de uma educação com bases antirracistas é preciso compreender o processo histórico brasileiro, onde a questão racial esteve sempre como objeto de discussão; assim utilizamos a ideia de raça como elemento presente na construção da sociedade e no racismo como categoria presente operante que rege as relações sociais brasileiras, além de acreditarmos na capacidade do ensino de Historia, através da descolonização do currículo, de ser um instrumento decisivo na implementação da lei e consequentemente na promoção da igualdade racial, fortalecendo o principio de que a formação de professores, tanto na sua etapa inicial, quanto continuada são caminhos possíveis para a instrumentalização dos professores para a execução dessa, ainda árdua, tarefa que é educar para a igualdade racial. No campo investigativo analisamos as três escolas da rede estadual fluminense que integram o PBID/ UFRJ – subprojeto História. Seguimos o seguinte plano de estudo: historicizar no contexto social das ciências sociais a questão racial brasileira; inventariar a legislação específica cujo foco seja a garantia dos direitos do negro; analisar como os professores enxergam o atual currículo de História da rede em que atuam e as possibilidades de descolonizar esses currículos através das atividades promovidas pelo PIBID e consequentemente promover uma educação para a igualdade racial. Os resultados da investigação apontam que a tradição do ensino de História ainda em algo muito forte e enraizado nas praticas dos docentes, que mesmo empenhados ainda encontram dificuldades de romper com a mesma. E com relação ao PIBID, percebemos que existe uma tentativa de romper com tal tradição e por consequência isso envolve a forma como se trabalha a obrigatoriedade trazida pela legislação, mas o excesso de demandas tanto institucionais, quanto do chão de escola acabam por pulverizar demais as praticas do programa.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLei 10639/2003por
dc.subjectRacismopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectLaw 10.639/2003eng
dc.subjectRacismeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectTeaching historyeng
dc.titleA Lei 10.639/2003: estratégias docentes de promoção da igualdade racial através do ensino de históriapor
dc.title.alternativeLaw 10.639/2003: teaching strategies for the promotion of racial equality through teaching historyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work analyzes the reports of teachers of the discipline History that integrate the Institutional Program of Initiatives to Teaching - PIBID, exercising the function of supervisor in the schools of the state network in which they work, to identify if the presence of this program in their schools facilitates the discussion and implementation of Law 10.639 / 2003. For the conquest of an education with antiracist bases it is necessary to understand the Brazilian historical process, where the racial question has always been an object of discussion; so we use the idea of race as a present element in the construction of society and in racism as an operant present category that governs Brazilian social relations, in addition to believing in the capacity of history teaching, through the decolonization of the curriculum, to be a decisive instrument in the implementation of the law and consequently in the promotion of racial equality, strengthening the principle that teacher training, both in its initial and ongoing stages, are possible ways for the use of teachers for the implementation of this, still arduous, task that is to educate for the racial equality. In the field of research we analyze the three schools of the state of Rio de Janeiro that integrate the PBID / UFRJ - subproject History. We follow the following plan of study: to historicize in the social context of the social sciences the Brazilian racial question; inventory specific legislation whose focus is to guarantee the rights of the black; analyze how teachers see the current history curriculum of the network in which they work and the possibilities of decolonizing these curricula through the activities promoted by PIBID and consequently promote an education for racial equality. The research results point out that the tradition of teaching history is still very strong and rooted in the practices of teachers, who are still struggling even to break with it. And with regard to PIBID, we perceive that there is an attempt to break with this tradition and as a consequence this involves the way in which the obligatoriness brought by the legislation is worked, but the excess of institutional demands as well as of the school floor end up pulverizing too much of the programeng
dc.contributor.advisor1Siss, Ahyas
dc.contributor.advisor1ID345.922.027-91por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745461007466177por
dc.contributor.referee1Siss, Ahyas
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dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745461007466177por
dc.contributor.referee2Oliveira, Otair Fernandes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2554782696953531por
dc.contributor.referee3Costa, Ana Valéria de Figueiredo da
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6434170770324585por
dc.creator.ID106.601.017-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1070075861956205por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqHistóriapor
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