Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13082
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAndrade, Francisco de Assis
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:25Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:25Z-
dc.date.issued2017-08-30
dc.identifier.citationANDRADE, Francisco de Assis. Clima motivacional nas aulas de Educação física: um estudo de revisão sistemática da literatura recente. 2017. 63 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13082-
dc.description.abstractA Teoria de orientação as Metas (TOM) propõe que em ambientes de aprendizagem, o clima motivacional percebido pelos estudantes tem uma influência no comportamento dos alunos. Para as aulas de Educação Física (EF), esta teoria ganha relevo na medida em que incuta no docente um papel fundamental na predição de comportamentos positivos doas alunos, tanto nas aulas de EF quanto em atividades de tempo livre. A busca por instrumentos psicométricos que viabilizassem a mensuração do clima motivacional percebido pelos estudantes de EF brasileiros se mostrou ineficaz, necessitando de uma busca mais ampla, contundente e efetiva. Para este fim, a Revisão Sistemática de Literatura desponta com metodologia eficiente, que provê garantias de que os resultados foram esgotados em uma busca sistematicamente construída e auditada. Assim o objetivo do presente estudo é mapear e sintetizar a literatura científica disponível, nacional e internacional, nos últimos cinco a nos relativos à caracterização do clima motivacional nas aulas de educação físicas escola. A metodologia empregada foi à revisão sistemática de literatura com a utilização de metassíntese. As buscas foram feitas nas bases de dados Web of Science, Scopus, SportDiscus e PsycInfo. Os resultados encontrados mapearam que os principais instrumentos utilizados na literatura são o LAPOPECQ o PMCSQ-2 o PMCS e o EPCM com destaque especial para o LAPOPECQ e por ser mais frequente entre todos os instrumentos. Os estudos nacionais demostraram ser inexistentes no período analisado. Foi constatado que os trabalhos revisados apresentam instrumentos robustos e amplamente utilizados em nacionalidades distintas. A síntese dos resultados demonstrou que o clima motivacional quando percebido predominantemente para a tarefa pode desenvolver nos alunos de Educação física comportamentos de persistência e interesse. Deve-se ter especial atenção para com as meninas, pois estas apresentam menores índices de percepção do clima motivacional principalmente para o ego. Já com os meninos deve se ter cautela na abordagem para o rendimento, pois estes já apresentam elevados níveis de percepção do clima para o ego. A experiência profissional tem demostrado ser um fator importante para o manejo adequado do ambiente motivacional nas aulas de EF. Os princípios da abordagem baseada no modelo TARGET vêm sendo usados como parâmetro para a formação inicial de professores em outros países e devem ser o alicerce das aulas de EF comprometidas em criar climas motivacionais para aprendizagem. Os resultados encontrados permitem afirmar que a literatura recente referente ao clima motivacional percebido nas aulas de EF é unanime em afirmar a importância do professor na construção de climas motivacionais voltados para aprendizagem. Esta percepção do clima fomenta nos alunos os melhores comportamentos, do ponto de vista pedagógico além de sentimentos de satisfação com a prática que irão acompanha-lo durante toda a vida.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectClima Motivacionalpor
dc.subjectRevisão Sistemáticapor
dc.subjectEducação Física Escolarpor
dc.subjectMotivational Climateeng
dc.subjectSystematic Revieweng
dc.subjectSchool Physical Educationeng
dc.titleClima motivacional nas aulas de Educação física: um estudo de revisão sistemática da literatura recentepor
dc.title.alternativeMotivational climate in Physical Education classes: a systematic review study of recent literatureeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe goal orientation theory (GOT) proposes that in learning environments, the motivational climate perceived by students has an influence on student behavior. For Physical Education (PE) classes, this theory gains importance in that it instills in the teacher a fundamental role in predicting positive behaviors of students, both in PE classes and in leisure activities. The search for psychometric instruments that enabled the measurement of the motivational climate perceived by Brazilian PE students proved ineffective, requiring a broader, more forceful and effective search. To this end, the Systematic Review of Literature emerges with efficient methodology, which provides guarantees that the results have been exhausted in a systematically constructed and audited search. Thus, the objective of the present study is to map and synthesize the available national and international scientific literature in the last five years related to the characterization of the motivational climate in the school physical education classes. The methodology used was the systematic review of literature using meta-synthesis. The search was done in the Web of Science, Scopus, SportDiscus and PsycInfo databases. The results found that the main instruments used in the literature are LAPOPECQ or PMCSQ-2 the PMCS and the EPCM with special emphasis for LAPOPECQ and for being more frequent among all the instruments. The national studies proved to be non-existent in the period under review. It was found that the revised papers present robust instruments widely used in different nationalities. The synthesis of the results showed that the motivational climate when perceived predominantly for the task can develop in Physical Education student’s behaviors of persistence and interest. Special attention should be paid to girls, since these have lower rates of perception of the motivational climate mainly for the ego. With the boys, caution should be exercised in the approach to income, since this already presents high levels of perception of the climate for the ego. Professional experience has proven to be an important factor in the proper management of the motivational environment in PE classes. The principles of the TARGET model approach have been used as a parameter for initial teacher training in other countries and should be the foundation of PE classes committed to creating motivational climates for learning. The results show that the recent literature regarding the motivational climate perceived in PE classes is unanimous in affirming the importance of teachers in the construction of motivational climates aimed at learning. This perception of the climate fosters in students the best behaviors, from a pedagogical point of view, besides feelings of satisfaction with the practice that will accompany it throughout life.eng
dc.contributor.advisor1Santos, José Henrique dos
dc.contributor.referee1Santos, José Henrique dos
dc.contributor.referee2Campeão, Márcia da Silva
dc.contributor.referee3Anacleto, Francis Natally de A.
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2540000413422335por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesAGBUGA, B. Turkish Students' Opinions about Their Perceived Motivational Climate and Effort/Persistence in Physical Education. Egitim ve Bilim, v. 39, n. 175, 2014. ALMOLDA-TOMA´S, F. J.; SEVIL-SERRANO, J.; JULIA´N-CLEMENTE, J. A.; ABARCA-SOS, A.; AIBAR-SOLANA, A.; GARCI´A-GONZA´LEZ, L. Application of teaching strategies for improving students' situational motivation in physical education. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, v. 12, n. 2, p. 391-418, 2014. ALONSO-TAPIA, J.; SIMON, C. Differences between Immigrant and National Students in Motivational Variables and Classroom-Motivational-Climate Perception. Spanish Journal of Psychology, v. 15, n. 1, p. 61-74, Mar 2012. I AMES, C. Classrooms: Goals, structures, and student motivation. Journal of educational psychology, v. 84, n. 3, p. 261, 1992. ANDRADE, F. A.; PEREIRA, D. G. ; HENRIQUE, J..Motivação e orientação as metas: como os alunos percebem o sucesso nas aulas de educação física.In: congresso paulistano de educação física escolar, 2014, Santos. anais docongresso paulistano de educação física escolar, 2014. BAENA-EXTREMERA, A.; GOMEZ-LOPEZ, M.; GRANERO-GALLEGOS, A.; MARTINEZ-MOLINA, M. Prediction model of satisfaction and enjoyment in Physical Education from the autonomy and motivational climate. Universitas Psychologica, v. 15, n. 2, 2016. BAENA-EXTREMERA, A.; GOMEZ-LOPEZ, M.; GRANERO-GALLEGOS, A.; ORTIZ-CAMACHO, M. D. Predicting Satisfaction in Physical Education From Motivational Climate and Self-determined Motivation. Journal of Teaching in Physical Education, v. 34, n. 2, p. 210-224, Apr 2015. BAENA-EXTREMERA, A.; GRANERO-GALLEGOS, A. Sex and age of the students on goal orientations and motivation in physical education. Estudios Pedagogicos, v. 41, n. 2, p. 25-39, 2015. BAENA-EXTREMERA, A.; GRANERO-GALLEGOS, A.; GÓMEZ-LÓPEZ, M.; ARTURO ABRALDES, J. Goal orientations and motivational climate by sex and age in physical education. Cultura, Ciencia y Deporte, v. 9, n. 26, p. 119-128, 2014. BAENA-EXTREMERA, A.; GRANERO-GALLEGOS, A.; GÓMEZ-LÓPEZ, M.; ARTURO ABRALDES, J. Orientaciones de meta y clima motivacional según sexo y edad en educación física. / Goal orientations and motivational climate by sex and age in physical education. Cultura, Ciencia y Deporte, v. 10, n. 9, p. 119-128, 2014. BAENA-EXTREMERA, A.; GRANERO-GALLEGOS, A.; PEREZ-QUERO, F. J.; BRACHO-AMADOR, C.; SANCHEZ-FUENTES, J. A. MOTIVATION AND MOTIVATIONAL CLIMATE AS PREDICTORS OF PERCEIVED IMPORTANCE OF PHYSICAL EDUCATION IN SPAIN. South African Journal for Research in Sport Physical Education and Recreation, v. 35, n. 2, p. 1-13, 2013. I BAENA EXTREMERA, A.; GRANERO-GALLEGOS, A.; BRACHO-AMADOR, C.; PEREZ-QUERO, F. J. PREDICTION OF SOCIAL GOALS ACCORDING TO THE EXPERIENCE OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS. Studia Psychologica, v. 57, n. 3, p. 215-228, 2015. BARKOUKIS, V.; HAGGER, M. S. The trans-contextual model: perceived learning and performance motivational climates as analogues of perceived autonomy support. European Journal of Psychology of Education, v. 28, n. 2, p. 353-372, Jun 2013. BARKOUKIS, V.; NTOUMANIS, N.; THØGERSEN-NTOUMANI, C. Developmental changes in achievement motivation and affect in physical education: Growth trajectories and demographic differences. Psychology of sport and exercise, v. 11, n. 2, p. BIDDLE, S.; CURY, F.; GOUDAS, M.; SARRAZIN, P.; FAMOSE, J. P.; DURAND, M. Development of scales to measure perceived physical education class climate: a cross‐national project. british Journal of educational psychology, v. 65, n. 3, p. 341-358, 1995. BORTOLI, L.; BERTOLLO, M.; FILHO, E.; ROBAZZA, C. Do psychobiosocial states mediate the relationship between perceived motivational climate and individual motivation in youngsters? Journal of Sports Sciences, v. 32, n. 6, p. 572-582, Apr 2014. BORTOLI, L.; BERTOLLO, M.; VITALI, F.; FILHO, E.; ROBAZZA, C. The Effects of Motivational Climate Interventions on Psychobiosocial States in High School Physical Education. Research Quarterly for Exercise and Sport, v. 86, n. 2, p. 196-204, Apr 2015. BRAITHWAITE, R.; SPRAY, C. M.; WARBURTON, V. E. Motivational climate interventions in physical education: A meta-analysis. Psychology of Sport and Exercise, v. 12, n. 6, p. 628-638, 2011. BRANDÃO, Z.; BAETA, A. M. B.; DA ROCHA, A. D. C. Evasão E Repetência No Brasil a Escola Em Questão. 1983. BRYAN, C. L.; SOLMON, M. A. Student Motivation in Physical Education and Engagement in Physical Activity. Journal of Sport Behavior, v. 35, n. 3, p. 267-285, 2012. CAETANO, A.; JANUÁRIO, C. Motivação, teoria das metas discentes e competência percebida. Pensar a Prática, v. 12, n. 2, 2009. CASTRILLO, J. O.; SERRANO, J. S.; CATALÁN, Á. A.; GARCÍA-GONZÁLEZ, L. Efectos del estilo docente en una unidad didáctica de tagrugby sobre variables motivacionales situacionales y contextuales. / Effects of teaching style in the tagrugby unit on situational and contextual motivational variables.E-balonmano. com: Revista de Ciencias del Deporte, v. 11, n. 3, 2015. CASTRO-SÁNCHEZ, M.; ZURITA-ORTEGA, F.; MARTÍNEZ-MARTÍNEZ, A.; CHACÓN-CUBEROS, R.; ESPEJO-GARCÉS, T. Motivational climate of adolescents and their relationship to gender, physical activity, sport, federated sport and physical activity family. RICYDE: Revista Internacional de Ciencias del Deporte, v. 12, n. 45, p. 262-277, 2016. CASTRO, A. A. Revisão sistemática e meta-análise. Compacta: temas de cardiologia, v. 3, n. 1, p. 5-9, 2001. CECCHINI ESTRADA, J. A.; FERNÁNDEZ-LOSA, J. L.; GONZÁLEZ GONZÁLEZ DE MESA, C.; CECCHINI APPLEGATTE, C. Implementation of the self-determination model in elementary physical education. Revista Latinoamericana de Psicología, v. 45, n. 1, p. 97-109, 2013. CECCHINI, J. A.; FERNANDEZ-RIO, J.; MENDEZ-GIMENEZ, A. Effects of Epstein's TARGET on adolescents' intentions to be physically active and leisure-time physical activity. Health Education Research, v. 29, n. 3, p. 485-490, Jun 2014. CERA CASTILLO, E.; ALMAGRO, B. J.; CONDE GARCIA, C.; SAENZ-LOPEZ BUNUEL, P. Emotional Intelligence and Motivation in Secondary Physical Education. RETOS-NUEVAS TENDENCIAS EN EDUCACION FISICA DEPORTE Y RECREACION, n. 27, p. 8-13, 2015. CERVELLÓ, E.; JIMÉNEZ, R. Un estudio correlacional entre la orientación motivacional, el clima motivacional percibido, la coeducación y los comportamientos de disciplina en las clases de Educación Física. Actas del IV Congreso Internacional sobre la enseñanza de la Educación Física y el deporte Escolar. La Didáctica de la Educación Física, 2001. p.203-209. COLL, D. G.-C.; MURCIA, J. A. M.; MARÍN, L. C.; GALINDO, C. M.; VILLODRE, N. A.; ÁLVAREZ, T. Z.; DE OLIVEIRA, L. M. M. Predicción de las creencias implícitas de habilidad en deportistas adolescentes a través del clima motivacional percibido en los iguales. II congreso virtual-presencial de investigación en actividad física y deporte CONESA, P. V.; JUAN, F. R. Clima motivacional en Educación Física y actividad físico-deportiva en el tiempo libre en alumnado de España, Costa Rica y México. / Motivational climate in physical education and sport and physical activity in leisure of students from Spain, Costa Rica and Mexico. Retos: Nuevas Perspectivas de Educación Física, Deporte y Recreación, n. 29, p. 195-200, 2016. CONFORTO, E. C.; AMARAL, D. C.; SILVA, S. D. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. 8º Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto. Anais do 8º CBGDP, 2011. COPETTI, F.; DA FONSECA, P. H. S.; DE SOUZA, M. A.; SOUZA, A. M. Identificação às metas de orientação no questionário sobre percepção de sucesso no esporte. Revista da Educação Física/UEM, v. 16, n. 2, 2008. CORDEIRO, A. M.; OLIVEIRA, G. M. D.; RENTERÍA, J. M.; GUIMARÃES, C. A. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Rev. Col. Bras. Cir, v. 34, n. 6, p. 428-431, 2007. COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P. C.; KOLLER, S. H.; TEIXEIRA, M. A. P. Construção de uma escala para avaliar a qualidade metodológica de revisões sistemáticas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 8, p. 2441-2452, 2015. COTERÓN LÓPEZ, J.; FRANCO ÁLVAREZ, E.; PÉREZ-TEJERO, J.; SAMPEDRO MOLINUEVO, J. Clima motivacional, competencia percibida, compromiso y ansiedad en Educación Física. Diferencias en función de la obligatoriedad de la enseñanza. Revista de Psicología del Deporte, v. 22, n. 1, 2013. CUEVAS, R.; GARCIA-CALVO, T.; CONTRERAS, O. Motivational profiles in Physical Education: an approach from the 2x2 Achievement Goals Theory. Anales De Psicologia, v. 29, n. 3, p. 685-692, Oct 2013. DE MARCO, A.; JUNQUEIRA, F. Diferentes tipos de influências sobre a motivação de crianças numa iniciação esportiva. Educação Física Escolar: ser ou não ter, 1995. DECI, E. L.; RYAN, R. M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. Springer Science & Business Media, 1985. DIGELIDIS, N.; DELLA, V.; PAPAIOANNOU, A. Students‟ exercise frequency, perceived athletic ability, perceived physical attractiveness, goal orientations and perceived motivational climate in physical education classes. Italian Journal of Sport Science, v. 12, p. 155-159, 2005. DUDA, J. L.; NICHOLLS, J. G. Dimensions of achievement motivation in schoolwork and sport. Journal of educational psychology, v. 84, n. 3, p. 290, 1992. DURÃO, L. Estudo da motivação e suas consequências comportamentais em jovens estudantes de educação física em portugal. 2008. Tesis Doctoral. Universidad de Extremadura EPSTEIN, J. Family structures and student motivation: A developmental perspective. Research on motivation in education, v. 3, p. 259-295, 1989. ERTURAN-İLKER, G. Effects of feedback on achievement goals and perceived motivational climate in physical education. Issues in Educational Research, v. 24, n. 2, p. 152-161, 2014. FARIA, T. G. Análise comparativa do nível de motivação intrínseca de atletas de ambos os sexos, participantes de esportes individuais e coletivos, com diferentes níveis de experiência. 2010. 94 f Dissertação- Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Ago 2004. FERNANDEZ-RIO, J.; MENDEZ-GIMENEZ, A.; ESTRADA, J. A. C. A Cluster Analysis on Students' Perceived Motivational Climate. Implications on Psycho-Social Variables. Spanish Journal of Psychology, v. 17, 2014. FERNANDEZ-RIO, J.; SANZ, N.; FERNANDEZ-CANDO, J.; SANTOS, L. Impact of a sustained Cooperative Learning intervention on student motivation. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 22, n. 1, p. 89-105, Jan 2017. FERREIRA, M.; CASTRO, M.; MORGADO, F. Imagem corporal: reflexões, diretrizes e práticas de pesquisa. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2014. FLORES, J.; SALGUERO, A.; MÁRQUEZ, S. Goal orientations and perceptions of the motivational climate in physical education classes among Colombian students. Teaching and Teacher education, v. 24, n. 6, p. 1441-1449, 2008. FORD, M. E. Motivating humans: Goals, emotions, and personal agency beliefs. Sage Publications, 1992. GALINDO, C. M.; GIMENO, E. C.; MURCIA, J. A. M. Predicting student's reasons to be disciplined in physical education classes. Revista Latinoamericana De Psicologia, v. 44, n. 3, p. 41-52, 2012. GALVÃO, C.; SAWADA, N.; TREVISAN, M. Revisão sistemática: recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem. Rev Lat Am Enferm. 2004; 12 (3): 549-56. Rev Esc Enferm USP, v. 43, n. 2, p. 465-71, 2009. GALVÃO, M. C. B. O levantamento bibliográfico e a pesquisa científica. Fundamentos de epidemiologia. 2ed. A, v. 398, p. 1-377, 2010. GALVÃO, T. F.; PANSANI, T. D. S. A.; HARRAD, D. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 24, p. 335-342, 2015. GOMES, I. S.; DE OLIVEIRA CAMINHA, I. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Movimento (ESEF/UFRGS), v. 20, n. 1, p. 395-411, 2014. GÓMEZ-LÓPEZ, M.; BAENA-EXTREMERA, A.; GRANERO-GALLEGOS, A.; CASTAÑÓN-RUBIO, I.; ABRALDES, J. A. Self-determined, goal orientations and motivational climate in physical education. Collegium Antropologicum, v. 39, n. 1, p. 33-41, 2015. GOMEZ-LOPEZ, M.; GRANERO-GALLEGOS, A.; BAENA-EXTREMERA, A.; ABRALDES, J. A. Analysis of motivational profiles and their relationship to the importance of physical education in secondary school. Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion-e Avaliacao Psicologica, v. 2, n. 38, p. 11-29, 2014. GOMEZ-LOPEZ, M.; GRANERO-GALLEGOS, A.; BAENA-EXTREMERA, A.; AMADOR, C. B.; QUERO, F. J. P. Interaction Effects of Sex and Practice of Physical Exercise on Strategies for Discipline, Motivation and Satisfaction with Physical Education. Revista Iberoamericana De Diagnostico Y Evaluacion-E Avaliacao Psicologica, v. 2, n. 40, p. 6-16, 2015. GONZÁLEZ-CUTRE COLL, D.; SICILIA CAMACHO, Á.; MORENO MURCIA, J. A. Modelo cognitivo-social de la motivación de logro en educación física. Psicothema, v. 20, n. 4, 2008. GOULART, C.; ROSE JR, D.; REZENDE, A. Tradução e validação do instrumento orientações às metas, aplicado a jovens esportistas brasileiros. Revista de Educação Física, v. 139, p. 20-28, 2007. GOUVÊA, F. C. Análise da auto-eficácia em atletas de modalidades individuais e coletivas. Revista Mackenzie de educação física e esporte, v. 2, n. 2, 2009. GRAÇA, A. Breve roteiro da investigação empírica na Pedagogia do Desporto: a investigação sobre o ensino da educação física. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 1, n. 1, p. 104-113, 2001. GRANERO-GALLEGOS, A.; BAENA-EXTREMERA, A. Predicción de la motivación autodeterminada según las orientaciones de meta y el clima motivacional en Educación Física. / Prediction of self-determined motivation as goal orientations and motivational climate in Physical Education. Retos: Nuevas Perspectivas de Educación Física, Deporte y Recreación, n. 25, p. 23-27, 2014. GRANERO-GALLEGOS, A.; BAENA-EXTREMERA, A.; BRACHO-AMADOR, C.; PEREZ-QUERO, F. J. Social goals, motivational climate, discipline and attitudes of the student according to teacher. Revista Internacional De Medicina Y Ciencias De La Actividad Fisica Y Del Deporte, v. 16, n. 64, p. 649-666, Dec 2016. GRASTEN, A.; JAAKKOLA, T.; LIUKKONEN, J.; WATT, A.; YLI-PIIPARI, S. Prediction of enjoyment in school physical education. Journal of Sports Science and Medicine, v. 11, n. 2, p. 260-269, Jun 2012 GRÅSTÉN, A.; WATT, A. Perceptions of Motivational Climate, Goal Orientations, and Light-to Vigorous-intensity Physical Activity Engagement of a Sample of Finnish Grade 5 to 9 Students. International Journal of Exercise Science, v. 9, n. 3, p. 291-305, 2016. GU, X. L.; SOLMON, M. A. Motivational processes in children's physical activity and health-related quality of life. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 21, n. 4, p. 407-424, Jul 2016. GUIMARÃES, S. É. R.; BORUCHOVITCH, E. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da teoria da autodeterminação. Psicologia: reflexão e crítica, v. 17, n. 2, p. 143-150, 2004. GUTIÉRREZ, M. Relaciones entre el clima motivacional, las experiencias en educación física y la motivación intrínseca de los alumnos. / Relationships among motivational climate, physical education experiences and pupils' intrinsic motivation. Retos: Nuevas Perspectivas de Educación Física, Deporte y Recreación, n. 26, p. 9-14, 2014. GUTIERREZ, M.; LOPEZ, E. MOTIVATIONAL CLIMATE, REASONS FOR DISCIPLINE AND BEHAVIOR IN PHYSICAL EDUCATION. Revista Internacional De Medicina Y Ciencias De La Actividad Fisica Y Del Deporte, v. 12, n. 46, p. 235-251, Jun 2012. GUTIERREZ, M.; RUIZ, L. M. Perceived motivational climate, sportsmanship, and students' attitudes toward physical education classes and teachers. Perceptual and motor skills, v. 108, n. 1, p. 308-326, 2009. GUTIÉRREZ, M.; RUIZ PÉREZ, L. M.; LÓPEZ, E. Clima motivacional en Educación Física: concordancia entre las percepciones de los alumnos y las de sus profesores. Revista de Psicología del Deporte, v. 20, n. 2, 2011. GUTIERREZ, M.; TOMAS, J. M.; CALATAYUD, P. Influence of motivational climate in physical education on achievement goals and adolescents' life satisfaction. Retos-Nuevas Tendencias En Educacion Fisica Deporte Y Recreacion, n. 31, p. 157-163, 2017. HARWOOD, C. G.; KEEGAN, R. J.; SMITH, J. M.; RAINE, A. S. A systematic review of the intrapersonal correlates of motivational climate perceptions in sport and physical activity. Psychology of Sport and Exercise, v. 18, p. 9-25, 2015. HASTIE, P.; SINELNIKOV, O.; WALLHEAD, T.; LAYNE, T. Perceived and actual motivational climate of a mastery-involving sport education season. European Physical Education Review, v. 20, n. 2, p. 215-228, May 2014. HIROTA, V. B.; TRAGUETA, V. A. Verificação do clima motivacional em atletas femininas do futsal: um estudo com o questionário de orientação para tarefa ou ego (TEOSQ). Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 6, n. 3, 2009. HOGUE, C. M.; FRY, M. D.; FRY, A. C. The differential impact of motivational climate on adolescents‟ psychological and physiological stress responses. Psychology of Sport & Exercise, v. 30, p. 118-127, 2017. HORTIGUELA, D.; GUTIERREZ-GARCIA, C.; HERNANDO-GARIJO, A. Combat versus team sports: the effects of gender in a climate of peer-motivation, and levels of fun and violence in physical education students. / Sporty walki kontra sporty zespołowe: wpływ płci na atmosferę motywacji, zabawy i przemocy wśród uczniów-rówieśników w trakcie zajęć wychowania fizycznego. Ido Movement for Culture. Journal of Martial Arts Anthropology, v. 17, n. 3, p. 11-20, 2017. HORTIGÜELA, D.; HERNANDO, A.; SÁNCHEZ-MIGUEL, P. Analyzing physical activities in the natural environment and their influence on the motivational climate of classes. Journal of Physical Education and Sport, v. 17, n. 2, p. 854, 2017. ILKER, G. E.; DEMIRHAN, G. The effects of different motivational climates on students' achievement goals, motivational strategies and attitudes toward physical education. Educational Psychology, v. 33, n. 1, p. 59-74, Jan 2013. JAAKKOLA, T.; WANG, C. K. J.; SOINI, M.; LIUKKONEN, J. Students' Perceptions of Motivational Climate and Enjoyment in Finnish Physical Education: A Latent Profile Analysis. Journal of Sports Science and Medicine, v. 14, n. 3, p. 477-483, Sep 2015. JAAKKOLA, T.; WASHINGTON, T.; YLI-PIIPARI, S. The association between motivation in school physical education and self-reported physical activity during Finnish junior high school: A self-determination theory approach. European Physical Education Review, v. 19, n. 1, p. 127-141, Feb 2013. JANUÁRIO, N.; COLAÇO, C.; ROSADO, A.; FERREIRA, V.; GIL, R. Motivação para a prática desportiva nos alunos do ensino básico e secundário: Influência do género, idade e nível de escolaridade. Motricidade, v. 8, n. 4, p. 38-51, 2012. KARAGIANNIDIS, Y.; BARKOUKIS, V.; GOURGOULIS, V.; KOSTA, G.; ANTONIOU, P. T. The role of motivation and metacognition on the development of cognitive and affective responses in physical education lessons: A self-determination approach. Motricidade, v. 11, n. 1, p. 135-150, 2015. KEEGAN, R.; HARWOOD, C.; SMITH, J.; RAINE, A. A systematic review of the intrapersonal correlates of motivational climate perceptions in physical. Journal of Science and Medicine in Sport, v. 18, p. e115, 2014 KOKKONEN, J. A.; KOKKONEN, M. T.; TELAMA, R. K.; LIUKKONEN, J. O. Teachers' Behavior and Pupils' Achievement Motivation as Determinants of Intended Helping Behavior in Physical Education. Scandinavian Journal of Educational Research, v. 57, n. 2, p. 199-216, Apr 2013. LANGDON, J. L.; SCHLOTE, R.; MELTON, B.; TESSIER, D. Effectiveness of a need supportive teaching training program on the developmental change process of graduate teaching assistants' created motivational climate. Psychology of Sport and Exercise, v. 28, p. 11-23, Jan 2017. LEITE, F. T. Metodologia científica: métodos e técnicas de pesquisa: monografias, dissertações. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2008. LOPEZ, J. C.; ALVAREZ, E. F.; PEREZ-TEJERO, J.; MOLINUEVO, J. S. MOTIVATIONAL CLIMATE, PERCEIVED COMPETENCE, COMMITMENT AND ANXIETY IN PHYSICAL EDUCATION. DIFFERENCES BY COMPULSORY NATURE OF EDUCATION. Revista De Psicologia Del Deporte, v. 22, n. 1, p. 151-157, 2013. LÓPEZ WALLE, J.; BALAGUER, I.; CASTILLO, I.; TRISTÁN, J. Clima motivacional percibido, motivación autodeterminada y autoestima en jóvenes deportistas mexicanos. Revista de Psicología del Deporte, v. 20, n. 1, p. 209-222, 2011. MARANTE, W. O.; FERRAZ, O. L. Clima motivacional e educação física escolar: relações e implicações pedagógicas. Revista Motriz, Rio Claro, v. 12, n. 3, p. 201-216, 2006. MASCARO, L. D. M. A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS: EDUCAÇÃO PARA O PENSAMENTO E PARA A POLÍTICA. Hendu–Revista Latino-Americana de Direitos Humanos, v. 5, n. 1, p. 56-76, 2014. MASSARELLA, F. L.; WINTERSTEIN, P. J. Motivação intrínseca e o estado mental Flow em corredores de rua. Movimento (ESEF/UFRGS), v. 15, n. 2, p. 45-68, 2009. MCKENZIE, T. L.; SALLIS, J. F.; NADER, P. R. SOFIT: System for observing fitness instruction time. Journal of teaching in physical Education, v. 11, n. 2, p. 195-205, 1992. MESQUITA, I.; PEREIRA, J. A. R.; ARAÚJO, R.; FARIAS, C.; ROLIM, R. Representations of the students and their teacher about the educational value of sport education model within an athletic unit. Motricidade, v. 12, n. 1, p. 26-42, 2016. MORENO-MURCIA, J. A.; ALVAREZ, T. Z.; DE OLIVEIRA, L. M. M.; PEREZ, L. M. R.; GIMENO, E. C. Perception of the usefulness and importance of physical education according to motivation generated by the teacher. Revista De Educacion, n. 362, p. 380-401, Sep-Dec 2013. MORENO-MURCIA, J. A.; HUESCAR, E.; PARRA, N. MOTIVATIONAL CLIMATE MANIPULATION TO AVOID BOREDOM IN PHYSICAL EDUCATION. Revista Mexicana De Psicologia, v. 30, n. 2, p. 108-114, Jul-Dec 2013. MORENO-MURCIA, J. A.; SICILIA, A.; SAENZ-LOPEZ, P.; GONZALEZ-CUTRE, D.; ALMAGRO, B. J.; CONDE, C. MOTIVATIONAL ANALYSIS COMPARING THREE CONTEXTS OF PHYSICAL ACTIVITY. Revista Internacional De Medicina Y Ciencias De La Actividad Fisica Y Del Deporte, v. 14, n. 56, p. 665-685, Dec 2014. MORGAN, K. Reconceptualizing Motivational Climate in Physical Education and Sport Coaching: An Interdisciplinary Perspective. Quest, v. 69, n. 1, p. 95-112, 2017. MURCIA, J. A. M.; ALVAREZ, T. E. Z.; DE OLIVEIRA, L. M. M.; PÉREZ, L. M. R.; GIMENO, E. C. Percepción de la utilidad e importancia de la educación física según la motivación generada por el docente. Revista de Educación, n. 362, p. 380-401, 2013. NEWTON, M.; DUDA, J. L.; YIN, Z. Examination of the psychometric properties of the Perceived Motivational Climate in Sport Questionnaire-2 in a sample of female athletes. Journal of Sports Sciences, v. 18, n. 4, p. 275-290, 2000.. NICHOLLS, J. The general and the specific in the development and expression of achievement motivation. Motivation in sport and exercise, p. 31-56, 1992. NICHOLLS, J. G. Achievement motivation: Conceptions of ability, subjective experience, task choice, and performance. Psychological review, v. 91, n. 3, p. 328, 1984. NTOUMANIS, N.; BIDDLE, S. J. A review of motivational climate in physical activity. Journal of sports sciences, v. 17, n. 8, p. 643-665, 1999. PAIM, M.; PEREIRA, E. Fatores motivacionais dos adolescentes para a prática de capoeira na escola. Motriz, v. 10, n. 3, p. 159-166, 2004. PAIM, M. C. C. Fatores motivacionais e desempenho no futebol. Journal of Physical Education, v. 12, n. 2, p. 73-79, 2008. PAPAIOANNOU, A. Development of a questionnaire to measure achievement orientations in physical education. Research quarterly for exercise and sport, v. 65, n. 1, p. 11-20, 1994. PARISI, I.; MOURATIDOU, K.; KOIDOU, E.; TSORBATZOUDIS, H.; KARAMAVROU, S. Effects of motivational climate, type of school and gender on students' moral competences in their daily life and physical education. Trends in Sport Sciences, v. 22, n. 1, p. 39-46, 2015. PASQUALI, L. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. Vozes, 2003. ______. Psicometria. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 43, p. 992-999, 2009. PATSOPOULOU, A.; TSIMTSIOU, Z.; KATSIOULIS, A.; RACHIOTIS, G.; MALISSIOVA, E.; HADJICHRISTODOULOU, C. Prevalence and Risk Factors of Overweight and Obesity among Adolescents and Their Parents in Central Greece (FETA Project). International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 13, n. 1, Jan 2016. PEREIRA, Â. L.; BACHION, M. M. Atualidades em revisão sistemática de literatura, critérios de força e grau de recomendação de evidência. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 27, n. 4, p. 491, 2006. RAMOS, A.; FARIA, P. M.; FARIA, A. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Rev. Diálogo Educ, v. 14, n. 41, p. 17-36, 2014. REVIEWS, U. O. Y. C. F.; DISSEMINATION. Systematic reviews: CRD's guidance for undertaking reviews in health care. University of York, Centre for Reviews & Dissemination, 2009. ROBERTS, G. C. Motivation in sport and exercise. Human Kinetics Books, 1992. ______. Understanding the dynamics of motivation in physical activity: The influence of achievement goals on motivational processes. Advances in motivation in sport and exercise, p. 1-50, 2001. ROBERTS, G. C.; TREASURE, D. C.; CONROY, D. E. Understanding the dynamics of motivation in sport and physical activity: An achievement goal interpretation. Handbook of Sport Psychology, Third Edition, p. 1-30, 2007. ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. RUBILAR, P. R. S.; ALVEAR, F. R.; NORAMBUENA, S. P. High School students' perception of motivation towards Physical Education in Nuble's estate, Bio-Bio, Chile. Espacios En Blanco-Serie Indagaciones, v. 25, n. 2, p. 251-269, Dec 2015. RUDISILL, M. E. Mastery Motivational Climates: Motivating Children to Move and Learn in Physical Education Contexts. Kinesiology Review, v. 5, n. 3, p. 157-169, 2016. RUIZ-JUAN, F.; PIERON, M. Goal Orientation in Physical Education and Physical Activity Level on Mexican Students. Universitas Psychologica, v. 12, n. 1, p. 235-247, Jan-Mar 2013. SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Braz. J. Phys. Ther.(Impr.), v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007. SANTOS, C. M. G. D. Motivação e esporte: uma intervenção das metas de realização em jovens atletas. 2007. 201 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. SANTURIO, J. I. M.; FERNANDEZ-RIO, J. Effects of an educational kickboxing program on students' important role. Teachers and students' perceptions. Sport Tk-Revista Euroamericana De Ciencias Del Deporte, v. 6, n. 1, p. 91-100, Jan 2017. SERRANO, J. S.; ABARCA-SOS, A.; CLEMENTE, J. A. J.; PARDO, B. M.; GARCIA-GONZALEZ, L. Optimization of motivational variables in expressive activities in Physical Education. Sport Tk-Revista Euroamericana De Ciencias Del Deporte, v. 5, n. 2, p. 103-111, Jul 2016. SERRANO, J. S.; SOLANA, A. A.; CATALAN, A. A.; GONZALEZ, L. G. Motivational climate of teaching physical education: Could it affect student grades? Retos-Nuevas Tendencias En Educacion Fisica Deporte Y Recreacion, n. 31, p. 98-102, 2017. SEVIL SERRANO, J.; JULIÁN CLEMENTE, J. A.; ABARCA-SOS, A.; AIBAR SOLANA, A.; GARCÍA-GONZÁLEZ, L. Efecto de una intervención docente para la mejora de variables motivacionales situacionales en Educación Física. / An educational intervention for improving situational motivational variables in Physical Education. Retos: Nuevas Perspectivas de Educación Física, Deporte y Recreación, n. 26, p. 108-113, 2014. SIMON, C.; ALONSO-TAPIA, J. Positive Classroom Management: Effects of Disruption Management Climate on Behaviour and Satisfaction with Teacher. Revista De Psicodidactica, v. 21, n. 1, p. 65-86, 2016. SMITH, N.; QUESTED, E.; APPLETON, P. R.; DUDA, J. L. A review of observational instruments to assess the motivational environment in sport and physical education settings. International Review of Sport and Exercise Psychology, v. 9, n. 1, p. 134-159, 2016. SOINI, M.; LIUKKONEN, J.; WATT, A.; YLI-PIIPARI, S.; JAAKKOLA, T. Factorial validity and internal consistency of the motivational climate in physical education scale. Journal of sports science & medicine, v. 13, n. 1, p. 137, 2014. SOUSA, C. F.; BRANCO, M. Z. P. C. Meta-síntese: uma revisão da literatura–contributos para o conhecimento e para os cuidados de enfermagem. Enfermagem em Foco, v. 4, n. 2, p. 97-101, 2013 SOUZA, M. A. D. Relação entre orientação de metas, percepção do contexto motivacional e percepção de competência física de crianças praticantes de esporte. 2006. 74 f. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano.Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.2016 STANDAGE, M.; DUDA, J.; NTOUMANIS, N. Predicting motivational regulations in physical education: the interplay between dispositional goal orientations, motivational climate and perceived competence. Journal of Sports Sciences, v. 21, n. 8, p. 631-647, 2003. TAKAHASHI, R. F.; BERTOLOZZI, M. R. Revisão sistemática: noções gerais. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. 5, p. 1260-1266, 2011. THIMOTEO, F. B.; ANDRADE, F. A.; HENRIQUE DOS SANTOS, J.Clima motivacional na educação física escolar e esportiva: Revisão de instrumentos validados no Brasil. In: Congresso internacional de formação profissional e seminário de estudos e pesquisa em formação profissional no campo da educação física, 2016, Rio Claro. Anais do congresso dos professores de educação física escolar- IV edição, 2016.2016 THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. Artmed Editora, 2009. TORREGROSA, Y. S.; MURCIA, J. A. M. Fear of failure and self-determined motivation among adolescent students. Daimon, v. 15, n. 3, p. 65-74, 2015. TRAVERS, L. V.; BOHNERT, A. M.; RANDALL, E. T. Brief report: Adolescent adjustment in affluent communities: The role of motivational climate and goal orientation. Journal of Adolescence, v. 36, n. 2, p. 423-428, Apr 2013. ULLRICH-FRENCH, S.; COX, A. E. Normative and intraindividual changes in physical education motivation across the transition to middle school: A multilevel growth analysis. Sport, Exercise, and Performance Psychology, v. 3, n. 2, p. 132, 2014. URBINA, S. Fundamentos da testagem psicológica. Artmed Editora, 2009. VALLS CASTILLO, A.; CHIVA BARTOLL, Ò.; CAPELLA PERIS, C. APRENDIZAJE COMPRENSIVO-COOPERATIVO DEL BALONMANO EN EDUCACIÓN FÍSICA: EFECTO SOBRE EL CLIMA MOTIVACIONAL. / Comprensive-cooperative learning of handball in physical education: Effect on the motivational climate. E-balonmano.com: Journal of Sports Science / Revista de Ciencias del Deporte, v. 13, n. 1, p. 53-66, 2017. VASCONCELOS-RAPOSO, J.; MOREIRA, J. M.; TEIXEIRA, C. M. Clima motivacional em jogadores de uma equipa de andebol. Motricidade, v. 9, n. 3, 2013a. ______. Clima motivacional em jogadores de uma equipa de andebol/Motivational climate in a team handball players. Motricidade, v. 9, n. 3, p. 117, 2013b. VIDAL, S. D. S. L. M. Objectivos de realização e clima motivacional nas aulas de Educação Física: Um Estudo com alunos do 8º ao 12º anos de escolaridade das escolas da cidade de Penafiel. 2001. VOSGERAU, D.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014. WADSWORTH, D. D.; ROBINSON, L. E.; RUDISILL, M. E.; GELL, N. The Effect of Physical Education Climates on Elementary Students' Physical Activity Behaviors. Journal of School Health, v. 83, n. 5, p. 306-313, May 2013. WALLING, M. D.; DUDA, J. L.; CHI, L. The perceived motivational climate in sport questionnaire: Construct and predictive validity. Journal of Sport and Exercise Psychology, v. 15, n. 2, p. 172-183, 1993. WANG, J. C. K.; MORIN, A. J. S.; LIU, W. C.; CHIAN, L. K. Predicting physical activity intention and behaviour using achievement goal theory: A person-centred analysis. Psychology of Sport and Exercise, v. 23, p. 13-20, Mar 2016. WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Foundations of Sport and Exercise Psychology, 6E. Human Kinetics, 2014. ZACH, S.; RAVIV, T.; MECKEL, Y. Using information communication technologies (ICTs) for motivating female adolescents to exercise/run in their leisure time. Computers in Human Behavior, v. 60, p. 593-601, Jul 2016.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqEducação Físicapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/68540/2017%20-%20Francisco%20de%20Assis%20Andrade.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5466
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-03-21T18:54:10Z No. of bitstreams: 1 2017 - Francisco de Assis Andrade.pdf: 1318841 bytes, checksum: 2cca810aea1fd6d1a47b93f091c87fd3 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-21T18:54:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Francisco de Assis Andrade.pdf: 1318841 bytes, checksum: 2cca810aea1fd6d1a47b93f091c87fd3 (MD5) Previous issue date: 2017-08-30eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Francisco de Assis Andrade.pdf1.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.