Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13078
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAzevedo, Nikolas Bigler de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:22Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:22Z-
dc.date.issued2019-02-26
dc.identifier.citationAZEVEDO, Nikolas Bigler. A formação do Pedagogo: o desvelo da arte nos cursos de pedagogia. 2019. 91p Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação, Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13078-
dc.description.abstractFormação. A presente dissertação propõe uma discussão sobre os caminhos de uma formação plena dos indivíduos, destacamos a relevância do pedagogo nesse processo de elevação a um pensamento crítico e autônomo dos sujeitos. Neste trabalho apontamos a arte como um dos saberes indispensáveis no desenvolvimento dos futuros pedagogos, fato esse que nos instigou a seguinte questão: como a arte é abordada nos cursos de pedagogia? O objetivo desse estudo foi realizar um levantamento de como a arte é apresentada na formação profissional dos futuros pedagogos, demonstrando as correntes pedagógicas pelos quais o tema é tratado, de modo a produzir um discurso sobre os currículos. Para esse fim, esta pesquisa se concentrou nas grades curriculares e nas ementas das disciplinas dos cursos de pedagogia presenciais das universidades públicas da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, de modo a descrever anatomicamente o que foi observado além de produzir um discurso critico sobre o que foi constatado. Os resultados apresentaram uma notável variedade de volume de disciplinas, horas aplicadas, correntes epistemológicas, distribuição nas grades curriculares, perspectivas didáticas e bibliografia. Mesmo assim, a pesquisa apontou que a formação artística do pedagogo não ocorre. Nesta direção desenvolvemos uma crítica centrada em três pontos: I) a constituição de um currículo multidisciplinar; II) a técnica elevada a ponto central nas propostas pedagógicas; III) as especificidades da experiência artística. Por fim, consideramos que a pesquisa se deflagrou um relevante discurso crítico sobre as práticas realizadas nos cursos de pedagogia em relação à arte, no qual evidenciamos a experiência e a vivência direta com as obras de arte como condição sine qua non de uma formação artística do pedagogo.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação do pedagogopor
dc.subjectCurso de Pedagogiapor
dc.subjectcurrículopor
dc.subjectPedagogue’s Formationeng
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectcurriculumeng
dc.titleA formação do Pedagogo: o desvelo da arte nos cursos de pedagogia.por
dc.title.alternativeThe formation of the pedagogue: the development of art in the pedagogy courses.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherFormation. The following dissertation proposes a discussion about the paths of a full formation of individuals, where the relevance of the pedagogue in this process of evolution to a critical and autonomous thinking is highlighted. In this presentation Art is chosen as an indispensable knowledge for development of future pedagogues, a fact that instigated the question: how is art approached in pedagogy courses? The target of this study was to perform a survey of how art is presented in the professional formation of future educators, demonstrating the pedagogical way by which the theme is treated, in order to produce a discourse about the curricula. This research focused on curricular grades and syllabuses of the Pedagogy subject at public universities in the metropolitan region of Rio de Janeiro State, in order to anatomically describe what was observed besides producing a critical speech about what was found. The results are remarkable variety of disciplines, hours applied, epistemological currents, distribution in curricula, didactic perspectives and bibliography. Even so, the research pointed out that the artistic formation of the pedagogue does not occur. In this direction this analysis developed a critique centered in three points: i) the constitution of a multidisciplinary curriculum; ii) the high technique at the center of pedagogical proposals; iii) the specificities of the artistic experience. Finally, we conclude that the research has triggered a relevant critical discussion about the practices carried out in the subject in relation to art, in which it is shown the lively art experience as a sine qua non for a pedagogue's artistic formation.eng
dc.contributor.advisor1Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.advisor1ID279.544.557-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596por
dc.contributor.referee1Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.referee2Motta, Flávia Miller Naethe
dc.contributor.referee3Teixeira Junior, José Carlos
dc.creator.ID117.788.707-08por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6246644208784120por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesANDRADE, C. D. José. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. ARAÚJO, A. R. F. Os cursos de Pedagogia e o ensino da arte: aspectos legais e históricos. Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 6, n. 2, 2015, p. 37-58. ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016. BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. ______. Problemas da poética de Dostoievski. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015. BARBOSA, A. M. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2012. BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de Agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, 1971. ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. CANDAU, V. M. A didática e a formação de educadores – Da exaltação à negação: a busca de relevância. In: CANDAU, V. M. (org.). Didática em questão. 33. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 13-24. COMENIUS, J. A. A escola da infância. São Paulo: Ed. Unesp, 2011. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 1/2006, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciaturas. Brasília, 2006. ______. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 2/2015, de 1 de Julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 2015. COSTA, A. H. V. Observações preliminares em torno do ensino de filosofia. In: MORAES, F. J. D; RAMOS, P. H. V. V; MEDEIROS, N. G. (org.). Filosofia na escola: desafios e impasses. Seropédica: Ed. da UFRRJ, 2013. p. 65-72. DOSTOIÉVSKI, F. Contos Reunidos. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2017a. ______. Memórias da casa dos mortos. Porto Alegre: L&PM, 2017b. FIORIN, J. L. Linguagem e interdisciplinaridade. Alea: Estudos Neolatinos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, 2008, p. 29-53. 65 FOUCAULT, M. O belo perigo. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. ______. Microfísica do poder. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. FREIRE, A. M. A. Paulo Freire: uma história de vida. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014a. ______. Política e educação. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015. ______. Pedagogia do oprimido. 57. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014b. ______. Educação e mudança. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014c. GOETHE, J. W. v. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009. HAAR, M. A obra de arte: ensaio sobre a ontologia das obras. 2. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2007. HEGEL, G. W. F. Estética: textos seletos. 1. ed. São Paulo: Ícone, 2012. HEIDEGGER, M. A origem da obra de arte. São Paulo: Edições 70, 2010. HUGO, V. O último dia de um condenado. Porto Alegre: L&PM, 2017. KANT, I. Resposta à pergunta: Que é “Esclarecimento”? In: Textos seletos. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p.63-71. ______. Sobre a pedagogia. 2. ed. Piracicaba: Editora Unimep, 1999. KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Cengage Learning, 2013. LISPECTOR, C. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 2009. LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010. ______. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013. NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. ______. Crepúsculo dos Ídolos ou como se filosofa com o martelo. 1ed. São Paulo: Companhia das letras, 2017. NUNES, B. Introdução à filosofia da arte. São Paulo: Edições Loyla, 2016. 66 MACHADO DE ASSIS, J. M. Ideias do canário. In: 50 contos de Machado de Assis; seleção, introdução e notas John Gledson. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 440-444. MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. MONTAIGNE, M. Os ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. OSTETTO, L. E.; SILVA, G. D. B. Arte na formação docente para a educação infantil: Procura-Se! Poiésis - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação (Unisul), Tubarão, v. 12, n.21, 2018, p. 185-203. PACHECO, J. Escola da Ponte: formação e transformação da educação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. PLATÃO. Íon. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. ______. A República. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016. PERISSÉ, G. Estética & educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. ______. Literatura & educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006. ROUSSEAU, J. J. Emílio, ou, Da educação. São Paulo: Edipro, 2017. SALDANHA, D. M. L.; AMARILHA, M. O ensino de literatura no curso de Pedagogia: uma presença necessária. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 72, 2018, p. 151-167. SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2012. SCHILLER, F. A educação estética do homem: em uma série de cartas. São Paulo: Iluminuras, 2017. SCHOPENHAUER, A. Metafísica do Belo. São Paulo: Editora Unesp, 2003. SHAKESPEARE, W. Hamlet. Porto Alegre: L&PM, 2017. SILVA. T.T. Documentos de identidade: uma introdução ao currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010. ZIRALDO. O Menino maluquinho. 79. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1999.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67251/2019%20-%20Nikolas%20Bigler%20de%20Azevedo.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5167
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-10-25T20:58:43Z No. of bitstreams: 1 2019 - Nikolas Bigler de Azevedo.pdf: 3763850 bytes, checksum: 309838bd630dc516126d0d72470dbeea (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-25T20:58:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Nikolas Bigler de Azevedo.pdf: 3763850 bytes, checksum: 309838bd630dc516126d0d72470dbeea (MD5) Previous issue date: 2019-02-26eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Nikolas Bigler de Azevedo.pdf2019 - Nikolas Bigler de Azevedo3.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.