Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13069
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoita, Paula dos Reis
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:18Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:18Z-
dc.date.issued2019-06-27
dc.identifier.citationMOITA, Paula dos Reis. Das leituras da vida para as vidas nas leituras: oralidade e letramento no Terreiro de Umbanda. 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13069-
dc.description.abstractA presente pesquisa apresenta e analisa as práticas de oralidade e letramento do Terreiro de Umbanda Centro Espírita Justiça e Amor- CEJA, através das relações entre tecidas no Curimba CEJA, espaço que se constitui campo deste estudo que relaciona este locus como espaço que transita da leitura da vida para a vida na leitura. O CEJA abriga ampla diversidade de ações sociais e educacionais descritas nesta dissertação. Estas têm a finalidade de oportunizar vivências, ampliando o leque de possibilidades para o despertar de potencialidades e da assunção pelos indivíduos do processo de autoria de sua própria história e da história da sociedade. Na revisão bibliográfica comprovamos que é quase inexistente estudos que relacionem oralidade, letramento e Terreiro de Umbanda, o que ratifica a relevância desta pesquisa. Além de ser um campo de estudo pouco explorado academicamente, traz à pauta da Universidade discussões relevantes acerca das múltiplas expressões de linguagem e cultura presentes num terreiro de religião de matriz afro-brasileira, mais especificamente a Umbanda, enquanto instrumento de transmissão, transformação e reinvenção de saberes e fazeres. No que tange aos objetivos específicos, foi realizada a identificação e análise dessas práticas intrínsecas a essa natureza de espaço religioso como agentes transformadores em nível coletivo e individual. Nesse lastro, esta pesquisa traz uma abordagem auto biográfica, através de estudo de caso, sendo usadas para construir o eixo central da problematização ações com inspiração no ateliê (auto)biográfico (MOMBERGER, 2013), um conjunto de entrevistas semiestruturadas e revisão bibliográfica dos estudos do letramento e oralidade dialogando com Magda Soares e Brian Street. No campo do pensamento decolonial com Boaventura e com Pollak para tratarmos teoricamente a questão da memória, nas diversas etapas de sua construção, narrativa e análise do tripé – Letramento , oralidade, e memória. Na prática e neste intercurso acadêmico, é perceptível a força desses espaços na construção de uma sociedade mais igualitária, com base no empoderamento das minorias. O objetivo geral desta pesquisa é compreender e analisar as práticas de oralidade e letramento do CEJA na promoção de emancipação dos sujeitos implicados.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectUmbandapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectOralityeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectMemoryeng
dc.titleDas leituras da vida para as vidas nas leituras: oralidade e letramento no Terreiro de Umbandapor
dc.title.alternativeTo from reading of lifes to lifes in reading: orality and literacy of the Terreiro de Umbandaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present research presents and analyzes the oral and literacy practices of the Terreiro de Umbanda Centro Espírita Justiça e Amor - CEJA, through the relationships between them woven in Curimba CEJA. Space that constitutes the field of this study that relates this locus as space of literacy and orality that transits from reading life to life in reading. The CEJA houses a wide diversity of social and educational actions described in this dissertation. These have the purpose of providing experiences, expanding the range of opportunities for the awakening of potentialities and the assumption by individuals of the process of authorship of their own history and the history of society. In the bibliographic review, we verified that there are almost no studies that relate orality, literacy and Terreiro de Umbanda, which ratifies the relevance of this research. Besides being a field of study little explored academically, brings to the agenda of the university relevant discussions about the multiple expressions of language and culture present in a terroir of religion of Afro-Brazilian matrix, more specifically Umbanda, as an instrument of transmission, transformation and reinvention of knowledge and doing. Regarding the specific objectives, the identification and analysis of these practices intrinsic to this nature of religious space as transforming agents at the collective and individual level was carried out. In this ballast, this research brings an auto-biographical approach through a case study, being used to construct the central axis of the problematization actions with inspiration in the (auto) biographical workshop (Momberger, 2013), and a set of semi-structured interviews and bibliographical review of the studies of literacy and orality dialoguing with Magda Soares and Brian Street in the field of decolonial thought with Bonaventura and with Pollak to deal theoretically with the question of memory in the various stages of its construction, narrative and analysis of the tripod – Literacy, orality and Memory. . In practice and in this academic intercourse, the strength of these spaces in the construction of a more egalitarian society, based on the empowerment of minorities, is perceptible. The general objective of this research is to understand and analyze the oral and literacy practices of the DRJA in promoting the emancipation of the subjects involved.eng
dc.contributor.advisor1Azevedo, Patricia Bastos de
dc.contributor.advisor1IDCPF: 035.569.887-84por
dc.contributor.referee1Azevedo, Patricia Bastos de
dc.contributor.referee2Santos, Ana Maria Marques dos
dc.contributor.referee3Bezerra, Nielson Rosa
dc.creator.IDCPF: 053.650.227-77por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4454775243985678por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesARAÚJO, Débora Cristina de. Literatura infantil e política educacional: estratégias de racialização no Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE). Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná, 2015 AZEREDO, Edson Guimarães de. As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais. 2018. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018. BERGO, Renata Silva. Quando o santo chama: o Terreiro de Umbanda como contexto de aprendizagem na prática.2011.249 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. BOSI, Eclea. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: T. A. Queiroz, 2001. CORRAL, Janaina A. As Sete Linhas da Umbanda. São Paulo: Universo dos Livros, 2010. DAMO, Veleda Moura y Gauterio Cruz: Conscientização em Paulo Freire: consciência, transformação e liberdade, en Contribuciones a las Ciencias Sociales, genero 2011, www.eumed.net/rev/cccss/11/ DELORY-MOMBERGER, Christine. Approches méthodologiques en recherche biographique FERREIRA, Marta. Dissertação “Ìtàn - oralidades e escritas: um estudo de caso sobre cadernos de hunkó e outras escritas no Ìlè Aṣé Omi Larè Ìyá Sagbá” FONSECA, António. Contribuição ao Estudo da Literatura Oral Angolana. Luanda: Instituto Nacional do Livro e do Disco, 1996. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. FREDERICI, Silvia. O capitalismo tenta destruir nossas memórias. Revista Cult. 02/07/2007. Disponível: https://revistacult.uol.com.br/home/silvia-federici-o-capitalismo-tenta-destruir-memorias/, acessado em junho de 2008. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam/Paulo Freie. – 47.ed. – São Paulo, Cortez, 2006. __________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa /Paulo Freire. São Paulo :Paz e Terra,1998 (Coleção Leitura) __________.Ação cultural para a liberdade. 6ª Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra,1998. __________.Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. GEERTZ, C. (2008). A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara GOMES, Nilma Lino. Diversidade e currículo. In: BEAUCHAMP, Jeanet; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do. (Org.). Indagações sobre o currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007, p.17-47. 150 HEATH, S. B. “What no bedtime story means: narrative skills at home and school”, Language in society 11, 1982, pp.49-76. GUERRA, Denise. Um olhar sobre a cultura corporal de movimento afro-brasileira construída a partir da corporeidade Africana. Revista africanidades, ano 1 , nº 2, disponível em : http://www.africaeafricanidades.com.br/documentos/um_olhar_sobre_a_cultura_corporal_de_movimento_afro_brasileiro.pdf , acessado em junho de 2008. JESUS, Jayro Pereira de; et al. Reivindicações das Religiões de Matriz Africana ao Governo do Estado do RS. Disponível em: <http://www.babadybadeyemonja.com/2011/11/repressentantes-das-religioes-de-matriz.html>. Acesso em: 08 jan. 2018. MARIANO, 2011 não soube referenciar http://iyalorisaelainetiosun.blogspot.com/2011/05/maes-de-santo-o-matriarcado-no.html MARTINS, Maria Helena. O que é leitura/Maria Helena Martins.São Paulo.1ª edição.Brasiliense,1982 MOTA, Marcia Elida da, Algumas considerações sobre o letramento e o desenvolvimento metalingüístico e suas implicações educacionais, 2007, arquivo online disponível em: http://www.revispsi.uerj.br/v7n3/artigos/pdf/v7n3a10.pdf , acessado em 24 de agosto de 2013. NOVAES, L.M. Monografia: Título: Centro Espírita Justiça e Amor, fonte de ampliação de conhecimento projeto sucursinho, a educação no terreiro de umbanda. Orientador: Marta Ferreira e Patrícia Bastos. UFRRJ,2017. PARIS, Anthropos, 2013 http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n51/02.pdf PESSOA, Fernando. Livro do Desassossego por Bernardo Soares, vols. I e II. Recolha e transcrição dos textos: Maria Aliete Galhoz e Teresa Sobral Cunha; prefácio e organização: Jacinto do Prado Coelho. Lisboa: Ática, 1982. PIRES, José Herculano. Pedagogia Espírita. Brasil, EDICEL,2008. RIBEIRO, Djamila, O que é: lugar de fala?/ Djamila Ribeiro.-- Belo Horizonte(MG): Letramento: Justificando, 2017 RIOS, FÁBIO; “Memória coletiva e lembranças individuais a partir das perspectivas de Maurice Halbwachs, Michael Pollak e Beatriz Sarlo”. In: Revista Intratextos, 2013, vol 5, no1, p. 1-22. DOI: http://dx.doi.org/10.12957/intratextos.2013.7102 RUFINO JUNIOR, L. R . Exu e a Pedagogia das Encruzilhadas: Filosofia da Ancestralidade e Educaçao. Filosofia Africana Brasil, Internet, p. 1 - 2, 11 jun. 2018. RUFINO JUNIOR, L. R . Pedagogia das Encruzilhadas. PERIFERIA (DUQUE DE CAXIAS) , v. 10, p. 02-296, 2018. Saberes e fazeres, v.3 : modos de interagir / coordenação do projeto Ana Paula Brandão. - Rio de Janeiro : Fundação Roberto Marinho, 2006 152p. : il. color. - (A cor da cultura) SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São. Paulo; Editora Cortez. 2010. 637páginas. Epistemologias do Sul SCHIFFLER, Michele Freire. Literatura Oral e Performance: a identidade e a ancestralidade no Ticumbi de Conceição da Barra, ES. Tese de doutoramento, STELLA, Mãe in Saberes e fazeres, v.3 : modos de interagir / coordenação do projeto Ana Paula Brandão. - Rio de Janeiro : Fundação Roberto Marinho, 2006 152p. : il. color. - (A cor da cultura) SILVA, Regina Haldaci. SABORES DA CASA, SABEDORIAS DE TERREIROS:práticas educativas e construção de saberes em um Terreiro de Umbanda de Teresina Piauí. 2013.113f. Dissertação (Mestrado em Educação) - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, Piauí.) SIMAS, L. A. O país das sete encruzilhadas. Revista Caju,internet. 15/11/2018. Disponível em: http://revistacaju.com.br/2018/11/15/o-pais-de-sete-encruzilhadas/. Acesso em: 15 novembro de 2018. SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos, revista Pátio – Revista Pedagógica de 29 de fevereiro de 2004, Artmed Editora. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2001 SOUZA, Nadson Nei da Silva de. Mulheres do axé : da invisibilidade social à visibilidade religiosa / Nadson Nei da Silva de Souza.—2014. xiii, 83f. + apêndices e anexo ; enc. 151 STREET, Brian Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação / Brian V. Street ; tradução Marcos Bagno. - 1. ed. - São Paulo : Parábola Editorial, 2014 TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1997. VANSINA, Jean. A tradição oral sua metodologia africanidades: história da África e Culturas tradicionais Africanas, 2008. Disponível em http://afrologia.blogspot.com/2008/03/tradio-oral-e-sua-metodologia.html?m=1, acessado em junho de 2008. VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Série Psicologia e Pedagogia. ZACCUR, Edwiges (org.)et al. A Magia da Linguagem. Rio de Janeiro: DP&A/SEPE, 1999.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/68356/2019%20-%20Paula%20dos%20Reis%20Moita.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5430
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-02-24T09:23:02Z No. of bitstreams: 1 2019 - Paula dos Reis Moita.pdf: 5130588 bytes, checksum: 1742e6c4b3e8b446d99e9aec54a1b5f8 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-24T09:23:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Paula dos Reis Moita.pdf: 5130588 bytes, checksum: 1742e6c4b3e8b446d99e9aec54a1b5f8 (MD5) Previous issue date: 2019-06-27eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Paula dos Reis Moita.pdf5.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.