Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13063
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarboza, Ana Carolina do Carmo
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:15Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:15Z-
dc.date.issued2020-02-20
dc.identifier.citationBARBOZA, Ana Carolina do Carmo. Memórias de Carolina: o encontro com a transcendência no Espiritismo e o revelar da educação de si. 2020. 49 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13063-
dc.description.abstractNeste trabalho busquei analisar como o encontro com a transcendência revelou a possibilidade a educação de si. “Memórias de Carolina: o encontro com a transcendência no Espiritismo e o revelar da educação de si” é uma narrativa autobiográfica onde manifesto o quão relevante foi o achado com a divindade, neste caso específico, o Espiritismo Kardecista, que me possibilitou o autoconhecimento e a autoeducação. Dessa forma, ressignifiquei minhas práticas e minhas interações com o próximo. Trata-se da minha autobiografia porque o caminho percorrido foi agregado por vivências adquiridas e formadoras em minha trajetória a partir da trilogia arte, vida e conhecimento, somadas às influências da espiritualidade e revelando a possibilidade de reflexões e reconstruções como fios condutores nas tomadas de decisões e práticas. A escolha pela temática se fundamentou em três eventos importantes nesta investigação: o primeiro foi a minha trajetória e o percorrer acadêmico que me trouxe até a pós-graduação e a desvelou-me como pesquisadora. O segundo evento ocorre no momento que através da dor tomei consciência do choque com a espiritualidade no espiritismo, que me trouxe o autoconhecimento através de interações e aprendizados. E, o terceiro evento, é a Pedagogia Espírita como possibilidade de construção de conhecimentos, educação do ser e os possíveis resultados encontrados neste trabalho de observação e seus desdobramentos. No intuito de fundamentar esta dissertação com sustentação bibliográfica, autores como Allan Kardec, Dora Incontri, Martin Heidegger, Mikhail Bakhtin, Paulo Freire, Rainer Maria Rilke, dentre outros, estarão presentes nesse diálogo. Caminhar nesta investigação pelo método fenomenológico se fez necessário, pois refere-se à experiência de consciência. Optar por escrita de cartas foi acreditar que alcançaria leitores para além da academia, leitores estes comprometidos com a educação ou não, mas que vêem através dela caminhos possíveis para ressignificar suas práxis na vida. Sabemos que não podemos voltar atrás e fazer um novo começo mas podemos recomeçar e fazer um novo fim.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutobiografiapor
dc.subjectEducação de sipor
dc.subjectEspiritismopor
dc.subjectTranscendênciapor
dc.subjectAutobiographyeng
dc.subjectSelf-educationeng
dc.subjectSpiritism,eng
dc.subjectTranscendenceeng
dc.titleMemórias de Carolina: o encontro com a transcendência no Espiritismo e o revelar da educação de sipor
dc.title.alternativeCarolina's Memories: the encounter with transcendence in Spiritism and the revealing of self-educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn this work I tried to analyze how the encounter with transcendence revealed the possibility of self-education. “Memories of Carolina: the encounter with transcendence in Spiritism and the revealing of self-education” is an autobiographical narrative where I manifest how relevant the finding with divinity was, in this specific case, Kardecist Spiritism, which enabled me to self-knowledge and self-education. In this way, I reframed my practices and my interactions with others. It is my autobiography because the path followed was aggregated by acquired and formative experiences in my trajectory from the trilogy art, life and knowledge, added to the influences of spirituality and revealing the possibility of reflections and reconstructions as guiding threads in decision making and practices. The choice for the theme was based on three important events in this investigation: the first was my trajectory and the academic journey that brought me to graduate school and revealed me as a researcher. The second event occurs at the moment that through pain I became aware of the shock with spirituality in spiritism, which brought me self-knowledge through interactions and learning. And, the third event, is Spiritist Pedagogy as a possibility of building knowledge, education of being and the possible results found in this observation work and its consequences. In order to support this dissertation with bibliographic support, authors such as Allan Kardec, Dora Incontri, Martin Heidegger, Mikhail Bakhtin, Paulo Freire, Rainer Maria Rilke, among others, will be present in this dialogue. Taking this investigation through the phenomenological method was necessary, as it refers to the experience of consciousness. Choosing letter writing was believing that it would reach readers beyond the academy, readers who are committed to education or not, but who see through it possible ways to reframe their praxis in life. We know that we cannot go back and make a new beginning but we can start over and make a new end.eng
dc.contributor.advisor1Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.advisor1ID279.544.557-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596por
dc.contributor.referee1Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.referee2Fonseca, Lana Claudia de Souza
dc.contributor.referee3Santos, Rosangela Padilha Thomaz dos
dc.creator.ID088.636.217-21por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1657571850609853por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesARENDT, Hannah. A Vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. ______. Problemas da poética de Dostoievski. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015. BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Magia e Técnica, Arte e Política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I, 3ª edição, São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2002 Nº 19. ______. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas/ tradução Alfredo Veiga-Neto, 5. Ed.;2. Reimp. – Belo Horizonte; Autentica Editora, 2015. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgado em 5 de outubro de 1988. 4ª ed. São Paulo; Saraiva 1990. FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014a. ______. Pedagogia do oprimido. 57. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014b. ______. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978 GOETHE, J. W. v. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009. HEGEL, G. W. F. Estética: textos seletos. 1. ed. São Paulo: Ícone, 2012. ______. Fenomenologia do Espírito. São Paulo: 9ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Trad. Márcia de Sá Cavalcante. Parte I. Petrópolis: Vozes, 2012. MONTAIGNE, Michel de. Os ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. INCONTRI, Dora. A Educação Segundo o Espiritismo. São Paulo: Ed. Feesp, 1997. INCONTRI, Dora. Pedagogia Espírita – um projeto brasileiro e suas raízes. Bragança Paulista, SP: Comenius, 2004. KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Trad. Guillon Ribeiro. Rio de Janeiro: FEB, 2007. ______. O Livro dos Espíritos. Trad. Guillon Ribeiro. Rio de Janeiro: FEB, 2007. ______. O Livro dos Médiuns. Trad. Guillon Ribeiro. Rio de Janeiro: FEB, 2007. ______. Obras Póstumas. Trad. Guillon Ribeiro. Rio de Janeiro: FEB, 2007. ______. O Céu e o Inferno. Trad. Guillon Ribeiro. Rio de Janeiro: FEB, 2007. ______. A gênese. Trad. Guillon Ribeiro. Rio de Janeiro: FEB, 2007. ______. O que é o Espiritismo. Trad. Guillon Ribeiro. Rio de Janeiro: FEB, 2007. RILKE, Rainer Maria. Cartas a um jovem poeta. Tradução: Pedro Sussekind. Porto Alegre: L&PM, 2011. TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro, RJ: DIFEL, 2009.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/70801/2020%20-%20Ana%20Carolina%20do%20Carmo%20Barboza.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6006
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-09-16T16:50:22Z No. of bitstreams: 1 2020 - Ana Carolina do Carmo Barboza.pdf: 1196763 bytes, checksum: 61428acaad539b430b03309d08291e1a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-16T16:50:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Ana Carolina do Carmo Barboza.pdf: 1196763 bytes, checksum: 61428acaad539b430b03309d08291e1a (MD5) Previous issue date: 2020-02-20eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Ana Carolina do Carmo Barboza.pdf1.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.