Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13061
Tipo do documento: Dissertação
Title: O que dizem os orientadores educacionais sobre a orientação educacional
Other Titles: What do the guidance counsellors say about the educational advising
Authors: Chagas, Gisele Santos
Orientador(a): Motta, Flavia Miller Naethe
Primeiro membro da banca: Motta, Flavia Miller Naethe
Segundo membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Terceiro membro da banca: Santos, Núbia de Oliveira
Keywords: orientação educacional;orientador educacional;identidade;reflexões sobre a prática;educational advising;guidance counsellor;identity;reflections on the performances
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 21-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: CHAGAS, Gisele Santos. O que dizem os orientadores educacionais sobre a orientação educacional: vida e trabalho. 2017. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação / Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu - RJ. 2017.
Abstract: Este trabalho tem por objetivo apresentar narrativas de Orientadores Educacionais da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São João de Meriti. A ideia é promover uma discussão que leve em consideração as experiências individuais que dão visibilidade aos aspectos que constituem a profissão e o campo de atuação. Quem são esses profissionais? Como se veem? Como pensam sua formação? Como se percebem imersos em uma sociedade em constante modificação? E, como suas práticas se constituem? A motivação para estudo e desenvolvimento da pesquisa nasceu da preocupação em socializar práticas e ações desenvolvidas na área em questão e sua colaboração no cenário atual. Que caminhos trilhar? Como se encontra a Orientação Educacional segundo seus aspectos de abrangência, demanda e oferta nas unidades escolares na rede de ensino pesquisada? Pretendemos, com essa dissertação, contribuir para caracterizar a atuação do Orientador Educacional na perspectiva de seus profissionais. O texto desdobra-se na análise das expectativas e vivências do Orientador Educacional; na investigação sobre a reflexão-crítica da prática e na sua contribuição no espaço escolar. As narrativas decorreram de encontros onde suas histórias foram contadas. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com enfoque sócio-histórico-cultural sob a perspectiva dialógica, que conta com o ‘encontro’ como metodologia, tendo como referencial teórico-metodológico o autor Mikhail Bakhtin.
Abstract: This work is aimed to present narratives of the Guidance Counsellors of the Municipal school network in the city of São João de Meriti. The idea is to promote a discussion that takes into consideration the individual experiences that enable viewing of the aspects that constitute the profession and fields of work. Who are these professionals? How do they see themselves? What do they think about their background? How do they realize themselves immersed in a constantly changing society? And, how are their performances represented? The motivation to the studying and developing of this research derived from the concern that aims to socialize performances and actions developed in this area and its collaboration in the current scenario. What paths to choose? How is the Educational Advising area according to its coverage, demand and offering aspects in the researched school unit? We intend, with this dissertation, to contribute to the characterization of the Guidance Counsellor performance in the perspective of his professionals. The text is divided into a set of the analyses of the expectations and living experiences of the Guidance Counsellor; in the investigation of the critical-reflection of his performance and its contribution in the school space. The narratives derived from encounters where stories were told. A qualitative research was made with a social-historical-cultural focus under a dialogic perspective, that counts on the “meeting” as the methodology, having as methodological-theoretical reference the well known author Mikhail Bakhtin.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13061
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Gisele Santos Chagas.pdfDocumento principal1.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.