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dc.contributor.authorSilva, Jenifer Cabral
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:14Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:14Z-
dc.date.issued2019-02-26
dc.identifier.citationSILVA, Jenifer Cabral. Entre pergaminhos, magia e história: um estudo sobre o ensino de História na narrativa ficcional de Harry Potter. 2019. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13060-
dc.description.abstractA série infanto-juvenil Harry Potter criada pela autora britânica J.K. Rowling povoa a imaginação de crianças, jovens e adultos há quase duas décadas, sendo composta por sete livros. A narrativa é marcada pela presença e valorização da História e do Ensino de História e este aspecto peculiar instigou a existência desta pesquisa. Buscando compreender como estas marcas da História estão presentes na saga, elegeu-se como referencial teórico metodológico as contribuições de Bakhtin e suas reflexões sobre as ciências humanas e o método heurístico de Carlo Giznburg, denominado Paradigma Indiciário. A partir de uma leitura minuciosa dos livros que compõem a saga, análises foram tecidas e indicaram como a História se faz presente na narrativa ficcional e de que forma esta característica fomenta em seus leitores, reflexões sobre o seu próprio cotidiano e forma concepções de Escola, História e Ensino de História.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHarry Potterpor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectCronotopopor
dc.subjectParadigma Indiciáriopor
dc.subjectHarry Pottereng
dc.subjectStoryeng
dc.subjectTeaching Historyeng
dc.subjectCronotopeeng
dc.subjectEvidential Paradigmeng
dc.titleEntre pergaminhos, magia e história: um estudo sobre o ensino de História na narrativa ficcional de Harry Potterpor
dc.title.alternativeBetween scrolls, magic and history: A study on teaching History in the fiction Harry Potter storyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe children's Harry Potter series created by the British author J.K. Rowling has populated the imagination of children, young people and adults for almost two decades, and is composed of seven books. The narrative is marked by the presence and appreciation of History and History Teaching and this peculiar aspect instigated the existence of this research. Seeking to understand how these marks of history are present in the saga, the contributions of Bakhtin and his reflections on the human sciences and, the heuristic method of Carlo Giznburg, denominated Evidential Paradigm, were chosen as methodological theoretical reference. From a detailed reading of the books that compose the saga, analyzes were woven and indicated how history is present in the fictional narrative and how this feature encourages in its readers, reflections on its own daily life and forms conceptions of School, History and History Teachingeng
dc.contributor.advisor1Azevedo, Patricia Bastos de
dc.contributor.advisor1ID2172195421648211por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2172195421648211por
dc.contributor.referee1Motta, Flávia Miller Naethe
dc.contributor.referee1ID5208144781873134por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208144781873134por
dc.contributor.referee2Moraes, Luciene Maciel Stumbo
dc.contributor.referee2ID8483200572370722por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8483200572370722por
dc.creator.ID1692371087876690por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1692371087876690por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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