Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13059
Tipo do documento: Dissertação
Title: A escolarização do negro no Brasil: possíveis trajetórias
Other Titles: Escuela negra en Brasil: posibles trayectorias
Black schooling in Brazil: possible trajectories
Authors: Francisco, Maiza da Silva
Orientador(a): Siss, Ahyas
Primeiro membro da banca: Siss, Ahyas
Segundo membro da banca: Oliveira, Otair Fernandes de
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Ana Paula Pereira da Gama Alves
Keywords: Escolarização;Historiografia da Educação;População Negra;Formação de Professores;Educação das Relações Étnico-Raciais;Escolarización;Historiografía de la Educación;Población Negra;Formación de profesores;Educación de las Relaciones Étnico-Raciales;Schooling;Historiography of Education;Black population;Teacher training;Education of Ethnic-Racial Rela
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 18-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: FRANCISCO, Maiza da Silva. A escolarização do negro no Brasil: possíeis trajetórias. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/ Nova Iguaçu, RJ, 2019.
Abstract: A presente dissertação visa trazer contribuições / provocações do papel da escolarização da população negra no contexto escolar, ao analisar como a educação das relações étnico-raciais podem contribuir para possíveis mudanças de paradigmas e conceitos. O problema que esta pesquisa procura responder é: Como a Secretaria de Estado da Educação (SEEDUC) da Baixada Fluminense tem atuado em relação à educação das relações étnico-raciais? Para tanto, elegermos as seguintes questões de estudo: Que mudanças a Lei 10.639 / 2003 faz em nosso LDBEN atual? Quais são as contribuições das diretrizes raciais? O currículo para educação das relações étnico-raciais (ERE) oferece no curso de formação de professores para ensinar sobre esse assunto? Quais são as ações / iniciativas realizadas pelo SEEDUC / Baixada Fluminense no município de Queimados que buscam qualificar professores no serviço de conformidade do LDBEN? Para isso, é importante refletir sobre o passado, pois há muito tempo a historiografia brasileira não conhecia a população negra como sujeito de sua própria história. Para viabilizar essa articulação, busquei examinar o pensamento social brasileiro e entender o racismo institucionalizado no contexto educacional. Busco, por meio subsídio metodológico, apresentar a relevância da história da escolarização da população negra na historiografia da educação brasileira. Portanto, esta dissertação discute o processo de escolarização da população negra articulado com as principais leis educacionais que foram implementadas nos séculos XX e XXI. Assim, esse estudo tem a intencionalidade de compreender a partir da educação das relações etnico-raciais, como a escola está preparando os alunos do curso de Formação de Professores para ensinar as múltiplas vozes existentes no contexto escolar, para que o resultado alcançado aqui. Encontra-se nas considerações finais.
Abstract: This dissertation aims to bring contributions / provocations of the role of schooling of the black population in the school context, analyzing how the education of ethnic-racial relations can contribute to possible changes of paradigms and concepts. The problem this research seeks to answer is: How has the State Department of Education (SEEDUC) of Baixada Fluminense been acting in relation to the education of ethnic-racial relations? To this end, we elect the following study questions: What changes does Law 10,639 / 2003 make in our current LDBEN? What are the contributions of racial guidelines? Does the Ethnic-Racial Relations (ERE) education curriculum offer in the teacher training course to teach about this subject? What are the actions / initiatives undertaken by SEEDUC / Baixada Fluminense in the municipality of Queimados that seek to qualify teachers in the LDBEN compliance service? For this, it is important to reflect on the past, since Brazilian historiography had not known the black population as a subject of its own history. To make this articulation possible, I sought to examine Brazilian social thinking and understand institutionalized racism in the educational context. I seek, through methodological support, to present the relevance of the history of schooling of the black population in the historiography of Brazilian education. Therefore, this dissertation discusses the schooling process of the black population articulated with the main educational laws that were implemented in the twentieth and twenty-first centuries. Thus, this study intends to understand from the education of ethno-racial relations, how the school is preparing the students of the Teacher Training course to teach the multiple voices existing in the school context, so that the result achieved here. It is in the final considerations.
Esta disertación tiene como objetivo aportar contribuciones / provocaciones del papel de la escolarización de la población negra en el contexto escolar, analizando cómo la educación de las relaciones étnico-raciales puede contribuir a posibles cambios de paradigmas y conceptos. El problema que esta investigación busca responder es: ¿Cómo ha estado actuando el Departamento de Educación del Estado (SEEDUC) de Baixada Fluminense en relación con la educación de las relaciones étnico-raciales? Con este fin, elegimos las siguientes preguntas de estudio: ¿Qué cambios hace la Ley 10.639 / 2003 en nuestra actual LDBEN? ¿Cuáles son las contribuciones de las pautas raciales? ¿Ofrece el plan de estudios de educación de relaciones étnicas y raciales (ERE) en el curso de capacitación docente para enseñar sobre este tema? ¿Cuáles son las acciones / iniciativas emprendidas por SEEDUC / Baixada Fluminense en el municipio de Queimados que buscan calificar a los maestros en el servicio de cumplimiento LDBEN? Para esto, es importante reflexionar sobre el pasado, ya que durante mucho tiempo la historiografía brasileña no conocía a la población negra como el tema de su propia historia. Para hacer posible esta articulación, traté de examinar el pensamiento social brasileño y comprender el racismo institucionalizado en el contexto educativo. Busco, a través del apoyo metodológico, presentar la relevancia de la historia de la escolarización de la población negra en la historiografía de la educación brasileña. Por lo tanto, esta disertación discute el proceso de escolarización de la población negra articulado con las principales leyes educativas que se implementaron en los siglos XX y XXI. Por lo tanto, este estudio tiene la intención de comprender desde la educación de las relaciones etno-raciales, cómo la escuela está preparando a los estudiantes del curso de Formación Docente para enseñar las múltiples voces existentes en el contexto escolar, de modo que el resultado logrado aquí. Está en las consideraciones finales.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13059
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Maiza da Silva Francisco.pdf1.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.