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dc.contributor.authorCosta, Vinicius de Luna Chagas
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:11Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:11Z-
dc.date.issued2019-11-01
dc.identifier.citationCOSTA, Vinicius de Luna Chagas. Geografia e relações raciais nos livros didáticos de anos iniciais. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2019por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13056-
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga os livros didáticos de Geografia dos Anos Iniciais como um artefato complexo. Principal recurso pedagógico utilizado por professores e alunos em sala de aula, o livro didático carrega além de um currículo oficial, concepções de ensino e subjetividades. Para essa abordagem, tomo como perspectiva teórica a colonialidade do poder, uma alternativa epistemológica às narrativas da modernidade europeia, que está presente na Geografia ao produzir referenciais universais a partir do conceito de raça, de sua importância na formação das sociedades contemporâneas, e de como foi introduzida no Brasil e serve de lastro a políticas públicas. Também vejo a necessidade de tencionar o currículo de Geografia, principalmente após a implementação da Base Nacional Comum Curricular, que teve sua terceira versão homologada no ano de dois mil e dezessete. Neste contexto, utilizo como metodologia o levantamento bibliográfico e documental das políticas públicas do livro didático sob a luz da Lei 10.639, que disputa por outras lógicas de conhecimento, impactando o material didático para além da inserção de conteúdos. Por outro lado, este trabalho objetiva compreender as propostas apresentadas pelos teóricos da geografia que discutem a questão racial. E pretendo concluir analisando estrutura e conteúdo das duas coleções didáticas com o maior número de indicações feitas pelos professores que atuam no quarto ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Mesquita/RJ, visando identificar problemas conceituais, mudanças e continuidadespor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectGeographyeng
dc.subjectRacismeng
dc.titleGeografia e relações raciais nos livros didáticos de anos iniciaispor
dc.title.alternativeGeography and racial relations in elementary level bookseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research investigates Geography textbooks regarding Elementary Level as a complex artifact. As a main pedagogical resource used by teachers and students in classrooms, the textbook has not only an official school standards, but also teaching conceptions and subjectivities. Considering this approach, the colonialiality of power is considered as a theoretical perspective, an epistemological alternative to the european modernity narratives, which are present in Geography by bringing universal benchmarks as of the concept of race, of its importance to the formation of contemporaneous societies, as well as how it was introduced in Brazil, as has worked as a coverage to public policies. It is also important to analyze the Geography standards, principally after the implementation of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), the "Common Core" Curriculum, which had its third version certified in 2017. In this context, the applied methodology is the bibliographic and documental survey of public policies of textbooks under the law 10.639, which debates other learning methodologies, causing impact in textbooks beyond subjects input. On the other hand, this paper aims to understand the proposals presented by Geography theorists who debate the racial issue. The final objective of this paper is the analysis of structure and content of the two textbook collections with the highest number of nominations made by teachers who lecture the fourth grade of Elementary Level of the municipal school system of Mesquita/RJ, aiming for the identification of conceptual issues, changes and continuitieseng
dc.contributor.advisor1Pereira, Amauri Mendes
dc.contributor.advisor1ID244.315.087-91por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2005836026921987por
dc.contributor.referee1Pereira, Amauri Mendes
dc.contributor.referee1ID244.315.087-91por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2005836026921987por
dc.contributor.referee2Silva, Adriana Carvalho
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6312922290409292por
dc.contributor.referee3Lins, Mônica Regina Ferreira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6823740197871001por
dc.contributor.referee4Santos, Renato Emerson Nascimento dos
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-4600-3613por
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7260305303021981por
dc.creator.ID092.380.787-00por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8573-231Xpor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2339205697023254por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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