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dc.contributor.authorMattos, Tatiane Pacheco de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:10Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:10Z-
dc.date.issued2018-12-19
dc.identifier.citationMATTOS, Tatiane Pacheco de. Violência e escola: leitura de jovens de uma escola pública de Belford Roxo. 2018. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação, Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13055-
dc.description.abstractEsta pesquisa busca analisar a violência que ocorre em uma das comunidades do município de Belford Roxo, a partir das impressões e percepções dos jovens concluintes do Ensino Médio de 2017, do Colégio Estadual Paulo Freire. No caminho do processo de investigação ocorrem desdobramentos desta violência, necessitando assim, que sejam criadas categorias de análise: violência externa (ocorrida no entorno da escola) e violência interna (manifestada dentro da escola), esta última com as subcategorias de violência na escola, contra a escola e da escola. Para isso, abordaremos o conceito de juventude e juventudes entrelaçando com alguns rótulos recebidos pelo coletivo, ora como perigosa relacionando a violência, ora com uma potência para a sociedade. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental. Sua abordagem possui características não somente qualitativa, justamente pela quantidade de questionários mistos utilizados, sendo necessário recorrer ao programa estatístico R-project, versão 3.4.3 por meio do Microsoft Excel que permitiu a análise das respostas. Conclui-se que, a violência externa e violência interna são termos indissociáveis, ou seja, são fenômenos imbricados entre si. Ao modo que a primeira ocorre em termos rotineiros ou circunstanciais, a segunda também se manifesta de igual forma por meio de práticas pedagógicas engessadas, sendo o negro reconhecido como a maior vítima da violência independente do lado que estiver, dentro ou fora, da instituição escolar.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectJuventudespor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectViolenceeng
dc.subjectYoutheng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.titleViolência e escola: leituras de jovens de uma escola pública de Belford Roxo.por
dc.title.alternativeViolence and school: young people reading at Belford Roxo public school.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research seeks to analyze the violence that occurs in one of the communities of the municipality of Belford Roxo, based on the impressions and perceptions of the young graduates of the High School of 2017, Paulo Freire State College. In the process of investigation, there are unfoldings of this violence, thus necessitating the creation of categories of analysis: external violence (occurring around school) and internal violence (manifested within the school), the latter with subcategories of violence in the school, against school and school. For this, we will approach the concept of youth and youths intertwining with some labels received by the collective, sometimes as dangerous relating violence, or with a power for society. The methodology used was the bibliographical and documentary research. Its approach has not only qualitative characteristics, precisely due to the number of mixed questionnaires used, it is necessary to use the R-project statistical software, version 3.4.3 through Microsoft Excel, which allowed the analysis of the answers. We conclude that external violence and internal violence are inseparable terms, that is, they are interwoven phenomena. As the former occurs in routine or circumstantial terms, the latter also manifests itself in the same way through embedded pedagogical practices, the Negro being recognized as the greatest victim of violence regardless of the side that is inside or outside the school institution.eng
dc.contributor.advisor1Sales, Sandra Regina
dc.contributor.advisor1ID183.268.462-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917por
dc.contributor.referee1Sales, Sandra Regina
dc.contributor.referee1ID183.268.462-87por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917por
dc.contributor.referee2Andrade, Eliane Ribeiro
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0071320780387060por
dc.contributor.referee3Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596por
dc.creator.ID105.000.137-05por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4957083170030234por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqCiências Sociaispor
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