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dc.contributor.authorCosta, Igor Andrade da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:09Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:09Z-
dc.date.issued2019-02-21
dc.identifier.citationCOSTA, Igor Andrade da. Reforma gerencial e seus impactos no currículo mínimo da educação básica: uma análise da gestão curricular na Rede Pública de Ensino do Estado do Rio de Janeiro. 2019. f. Dissertação (Mestrado em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação, Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13053-
dc.description.abstractDiante da crise orgânica do capital desde o final dos anos 1960 em decorrência do esgotamento do modelo de desenvolvimento taylorista-fordista, vivemos verdadeira ofensiva burguesa em busca de recomposição de suas bases de acumulação de capital. No bojo deste processo, acionam-se princípios do toyotismo, para garantir a flexibilização do trabalho e da produção, e o receituário neoliberal com a mediação da Terceira Via, para redefinir a relação entre o Estado e a sociedade. Assim, a burguesia busca renovar as bases estruturais e superestruturais da produção e reprodução social da vida material, dando concretude ao modelo de desenvolvimento flexível do capital. Emergem deste processo de mudanças a necessidade de redefinir não só a formação para o trabalho, como também redefinir os mecanismos de mediação do conflito de classes. Neste contexto se processam reformas gerenciais dos sistemas públicos de ensino e nos conteúdos curriculares da Educação Básica, de modo a ajustar o trabalho educativo de acordo com as demandas atuais de produtividade e competitividade das empresas e de conformação ética e moral dos indivíduos de acordo com a lógica mercantil. A partir desta conjuntura, elegemos como objeto de estudo os impactos da reforma administrativa na gestão curricular da Rede Pública de Ensino do Estado do Rio de janeiro. Partimos do pressuposto de que a perspectiva de formação/qualificação profissional e de conformação ética e moral dos trabalhadores contida nesse processo de recomposição burguesa se materializa na gestão educacional, nas práticas educativas e nas diretrizes curriculares da Educação Básica. A análise toma como referência empírica a reforma curricular empreendida pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro a partir de 2011, no decurso de uma série de reformas curriculares realizadas por diferentes governos estaduais e o governo federal. Nosso objetivo é averiguar em que medida a proposta curricular deflagrada pelo Decreto Estadual nº 42.793/2011 materializa os esforços burgueses para ajustar o sistema educacional às demandas de produtividade e competitividade das empresas. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que combina técnicas de coleta de dados de pesquisas de tipo análise documental e de tipo levantamento. Nesse sentido, nos utilizamos de análise de fontes bibliográficas primárias e secundárias (documentos governamentais, projetos pedagógicos institucionais, dispositivos legais etc.) e de depoimentos de sujeitos envolvidos na gestão curricular da Rede Pública de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, bem como de diretores do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE-RJ) e de Promotores de Justiça do Ministério Público. Os resultados apontam para a subalternidade das políticas educacionais brasileiras aos ditames das organizações multilaterais, no sentido de reformular as bases administrativas e pedagógicas da educação de acordo com os princípios do neoliberalismo mediatizado pela Terceira Via. As ações governamentais empreendidas no planejamento da educação do estado do Rio de Janeiro se alinham com essa tendência nacional. Essas políticas, a pretexto de ampliar o acesso à Educação e melhorar a qualidade do ensino em uma sociedade globalizada, na realidade tem reduzido a oferta de oportunidades educacionais no setor público, racionalizado a aplicação de recursos para a educação pública e reforçado a perspectiva pragmática e imediatista de formação humana pautada pelas demandas mercantis. Os efeitos dessa opção só contribuem para a intensificação da precariedade da vida dos trabalhadores.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstado – Reforma Administrativapor
dc.subjectPolítica Educacional – Brasilpor
dc.subjectAdministração da Educação Escolar – Rio de Janeiropor
dc.subjectPolítica do Currículo – Rio de Janeiropor
dc.subjectRede Pública de Ensino – Rio de Janeiropor
dc.subjectState – Administrative Reformeng
dc.subjectEducational Policy – Brazileng
dc.subjectSchool Education Administration – Rio de Janeiroeng
dc.subjectCurriculum Policy – Rio de Janeiroeng
dc.subjectPublic Education Network – Rio de Janeiroeng
dc.titleReforma gerencial e seus impactos no currículo mínimo da educação básica: uma análise da gestão curricular na rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeManagerial reform and its impacts on the minimum basic education curriculum: an analysis of curricular management in the public education network of the Rio de Janeiro State.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherFaced with the organic crisis of capital since the end of the 1960s as a result of the exhaustion of the fordist development model, we live true bourgeois offensive in search of recompositing its bases of capital accumulation. At the heart of this process are the principles of Toyotism, to guarantee the flexibility of work and production, and the neoliberal prescription with the mediation of the Third Way, to redefine the relationship between the State and society. Thus, the bourgeoisie seeks to renew the structural and superstructural bases of production and social reproduction of material life, giving concreteness to the model of flexible capital development. The need to redefine not only training for work, but also redefine the mechanisms of mediation of class conflict emerge from this process of change. In this context, managerial reforms of the public education systems and the curricular contents of Basic Education are processed, in order to adjust the educational work according to the current demands of productivity and competitiveness of the companies and of the ethical and moral conformation of the individuals according to the commercial logic. From this conjuncture, we chose as object of study the impacts of the administrative reform in the curricular management of the Public Education Network of the Rio de Janeiro State. We start from the assumption that the perspective of professional formation / qualification and ethical and moral conformation of the workers contained in this bourgeois recomposition process is materialized in the educational management, in the educational practices and in the curricular directives of Basic Education. The analysis takes as an empirical reference the curricular reform undertaken by the Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro as of 2011, during a series of curricular reforms carried out by different state governments and the federal government. Our objective is to investigate the extent to which the curricular proposal set forth in State Decree No. 42.793/2011 materializes the bourgeois efforts to adjust the educational system to the demands of productivity and competitiveness of companies. It is about a basic research, of qualitative analysis, of explanatory character, that combines different data collection techniques: research of documentary analysis type and of survey type. In this sense, we use the analysis of primary and secondary bibliographic sources (government documents, institutional pedagogical projects, legal devices etc.) and testimonies of public agents involved in the curricular management of the Public Education Network of the Rio de Janeiro State, as well of directors of Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE-RJ) and Prosecutors of Justice of the Public Ministry. The results point to the subalternity of Brazilian educational policies to the dictates of multilateral organizations, in order to reformulate the administrative and pedagogical bases of education in accordance with the principles of neoliberalism mediated by the Third Way. Government actions undertaken in planning education in the Rio de Janeiro state align with this national trend. These policies, on the pretext of expanding access to education and improving the quality of education in a globalized society, in reality, reduced the supply of educational opportunities in the public sector, rationalized the application of resources for public education and reinforced the pragmatic and immediatist conception of human formation guided by the mercantile demands. The effects of this option only contribute to the intensification of the precariousness of workers' lives.eng
dc.contributor.advisor1Souza, José dos Santos
dc.contributor.advisor1ID4662172593965744por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4662172593965744por
dc.contributor.referee1Pronko, Marcela Alejandra
dc.contributor.referee1ID8643905602454259por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8643905602454259por
dc.creator.ID1140715718817539por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1140715718817539por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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