Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13052
Tipo do documento: Dissertação
Title: Políticas públicas de inclusão e a escolarização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): perspectivas histórico-políticas do município de Duque de Caxias/RJ
Other Titles: Public policies of inclusion and schooling of people with Autistic Spectrum Disorder (TEA): historical-political perspectives of the municipality of Duque de Caxias/RJ
Authors: Moreira, Joana da Rocha
Orientador(a): Damasceno, Allan Rocha
Primeiro membro da banca: Oliveira, Valéria Marques de
Segundo membro da banca: Rocha, Fátima Niemeyer da
Keywords: Transtorno do Espectro Autista;políticas educacionais;inclusão;Autism Spectrum Disorder;educational policies;inclusion
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 29-Apr-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: MOREIRA, Joana da Rocha. Políticas públicas de inclusão e a escolarização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): perspectivas histórico-políticas do município de Duque de Caxias /RJ. 2019. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares ) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu - RJ, 2019.
Abstract: Essa dissertação de mestrado elegeu como pesquisa os desafios da inclusão e da escolarização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município de Duque de Caxias tendo como referencial teórico metodológico a Teoria Crítica. O estudo teve como objetivos: caracterizar a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), no âmbito da trama histórico-política da modalidade educação especial, no município de Duque de Caxias/RJ; caracterizar as tramas histórico-políticas de educação no âmbito da inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autístico (TEA); analisar os impactos das políticas públicas de educação inclusiva no processo de escolarização dos estudantes com Transtorno do Espectro Autístico (TEA); analisar as perspectivas e estratégias de constituição do ―ser professor‖ de estudantes com Transtorno do Espectro Autístico (TEA); caracterizar os desafios escolares (organizacionais, pedagógicos, entre outros) e docentes (cotidiano escolar, formação, entre outros) no processo de escolarização dos estudantes com Transtorno do Espectro Autístico (TEA). As reflexões acerca desses objetivos foram realizadas principalmente com as ideias de barbárie, desbarbarização, conscientização e emancipação de Theodoro Adorno. Também contribuíram para a análises dessa pesquisa autores como: Damasceno, Bueno, Glat, Mazzotta, Sassaki, Gandin e Panek, Andrade, Mendes, entre outros. Estiveram presentes nesse estudo, dentre outras legislações, as Leis Nº 13.146/2015 e Nº12.764/2012. A pesquisa foi realizada nas escolas da rede municipal com os docentes que atuam com estudantes com TEA em classes especiais e em turmas do ensino regular. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semiestruturadas e questionários de caracterização com professores. Os resultados da investigação revelam que o paradigma norteador não estava relacionado com a forma de escolarização, mas sim com a prática docente e que a inclusão e escolarização da pessoa com TEA enfrenta grandes desafios e carecem de políticas educacionais elaboradas e implementadas de maneira que os estudantes tenham suas especificidades respeitadas e não estejam em uma pseudo inclusão
Abstract: This dissertation chose as a research the challenges of inclusion and schooling of people with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the city of Duque de Caxias, having as methodological theoretical reference to Critical Theory. The aim of the project was to characterize the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (TEA) in the area of the history of the special specialization policy in the municipality of Duque de Caxias / RJ; characterize as historical-political paths of education in the scope of inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (TEA); the supporters of the students of education including the students of Autistic Spectrum Disorder (TEA); the stratégies of constitution and education teaching with the Autism Spectrum Disorder (TEA); The school is made up of teachers, teachers, academics, among others, and teachers of elementary education, training, elementary education, and the teaching of students with Autism Spectrum Disorder (TEA). The reflections on these goals were made mainly with the ideas of barbarism, debarbarisation, conscientization and emancipation of Theodoro Adorno. Also contributed to the analysis of this research authors as: Damasceno, Bueno, Glat, Mazzotta, Sassaki, Gandin and Panek, Andrade, Mendes, among others. Law 13,146 / 2015 and Law No. 1264/2012 were present in this study, among other legislations. The research was carried out in schools of the municipal network with teachers who work with students with ASD in special classes and in regular teaching groups. The research was conducted through semi-structured interviews and characterization questionnaires with teachers. The results of the research reveal that the guiding paradigm was not related to the form of schooling but to the teaching practice and that the inclusion and schooling of the person with ASD faces great challenges and lack of educational policies elaborated and implemented so that the students have their specificities respected and are not in a pseudo inclusion
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13052
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Joana da Rocha Moreira.pdfJoana da Rocha Moreira5.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.