Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13043
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Fernanda Olivieri de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:04Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:04Z-
dc.date.issued2016-02-29
dc.identifier.citationLIMA, Fernanda Olivieri de. Educação ambiental agroecológica no resgate do ser natural. 2016. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13043-
dc.description.abstractO presente trabalho acompanha processos formativos de educadores ambientais que seguem princípios educativos de transformação das relações socioambientais com o objetivo de resgatar o “ser natural”. Busca diretrizes teórico-metodológicas para uma práxis pedagógica inovadora e diferente da atual. Para tanto, acompanhou-se experiências educativas de sujeitos das comunidades tradicionais da região Sul do Rio de Janeiro (Costa Verde), que continuamente se capacitam para a agroecologia. A agroecologia tece relações com a educação ambiental, ao tratar de ações ecológicas de cunho produtivo e agrícola e de preparo para a reorganização sociocultural dessas comunidades. É uma pesquisa de tipo qualitativa aos moldes etnográficos que parte de revisões bibliográficas sobre perspectivas antropológicas, processos formativos, agroecologia, educação ambiental, paradigmas educativos e teoria da complexidade. A partir de experiências de imersão em sítios ecológicos e aldeias indígenas e entrevistas em profundidade com sujeitos quilombolas e agricultores familiares sobre educação e a relação com a natureza, apresenta e discute experiências e caminhos que enfrentem o paradigma hegemônico, defendendo que para a construção do conhecimento ecológico é preciso revalorizar e renovar propostas, princípios e formatos de ação que permitam reconstruir o mundo sob novas formas de relação sociedade-natureza.por
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectComunidades tradicionaispor
dc.subjectSocioambientalpor
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectAgroecologyeng
dc.subjectTraditional Communitieseng
dc.subjectSocio-environmentaleng
dc.titleEducação ambiental agroecológica no resgate do ser naturalpor
dc.title.alternativeAgroecology environmental education in the rescue of the naturaleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work tracks the formative processes of environmental educators that work with the perspective of transforming social-environmental relationships with the objective of bringing back the “natural being”. It attempts to find the theoretical-methodological guidelines of an innovative pedagogical praxis. This was done by accompanying the educational experiences of subjects from traditional communities in the Southern region of the state of Rio de Janeiro (Costa Verde), who are continually educated in agroecology. Agroecology establishes relationships with environmental education when it discusses ecological actions from a productive and agricultural perspective, as a way of attaining social-cultural reorganization of these communities. The research is qualitative, along an ethnographic model, with a bibliographical review from an anthropological perspective, of formative processes, agroecology, environmental education, educational paradigms and theory of complexity. Based on experiences of immersion in ecological sites and indigenous villages, and detailed interviews with quilombola subjects and family farmers about education and the relationship with nature, the work presents and discusses experiences and routes that antagonize the hegemonic paradigm, defending the idea that, in order to construct ecological knowledge, one needs to revalue and renew proposals, principles and modes of action to allow the reconstruction of the world under new forms of society-nature relationshipseng
dc.contributor.advisor1Guimarães, Mauro
dc.contributor.advisor1ID899.194.597-04por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5382444630321221por
dc.contributor.referee1Pereira, Celso Sánchez
dc.contributor.referee2Campos, Marília
dc.creator.ID353.110.758-56por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3006813781566406por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesABREU, L. S. de. A construção social da relação com o meio ambiente entre agricultores familiares da Mata Atlântica Brasileira . Campinas: Emopi, ABREU, L. S. de; LAMINE C.; BELLON, S.; BRANDENBURG, A.; OLLIVIER, G. O papel de cientistas e de lideranças do movimento social na construção da agroecologia no Brasil e na França. Cadernos de Agroecologia , Cruz Alta, v. 8, n. 2, VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia, Porto Aleg re, 2013. 5p. AGUIAR, M. V. A. Educação em Agroecologia – que formação para sustentabilidade? Revista Agriculturas. V.7 – n°4. p. 4 – 6. Dez de 2010. ALMEIDA, M.W. B. de. Populações tradicionais: conceitos. Trabalho apresentado no Seminário de Prioridade s de Conservação , Macapá, AP, 1999. ALTIERI, M.A. Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. Rio de Janeiro. PTA/FASE, 1989- 2012 ALTIERI, M. Agroecologia a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 5° ed., 2004. 120p. AQUINO, A. M. de, ASSIS, R. L. Agroecologia princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Embrapa, DF. 2005. 517p. ARROYO, M.A. Educação básica e o movimento social do campo. In: ARROYO,M.; CALDART,R.; MOLINA,M. (orgs). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004. ARRUDA, M.C.C.; OLIVEIRA, L.M.T. Licenciatura em educação do campo: desafios e expectativas. São Paulo, Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal n. 33, p. 173-186, jan./abr. 2014. BOFF, L. A opção Terra, a solução para a terra não cai do céu. Rio de Janeiro: Record, 2009. BOFF, L. HATHAWAY. O Tao da Libertação, explorando a ecologia da transformação. Petrópolis: Vozes, 2012. 523p. BOOKCHIN, M. Sociobiologia ou Ecologia Social? 1ª edição. Rio de Janeiro: Achiamé, 1962, 87p. BRANDÃO, C. R.; BEZERRA, A. (orgs). A questão política da Educação Popular. 7ª ed, SP. Brasiliense, 1987 BRANDÃO, C. R. Identidade e Etnia- Construção da pessoa e resistência cultural. São Paulo, 1986. 173p. BRASIL. Lei n° 9.394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. BRASIL. Lei n° 9795, 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências 195 BRASIL. Constituição Federal, 5 de outubro de1988. BRASIL. Lei n° 23.979 de 8 de março de1933. Extingue no Ministério da Agricultura a Diretoria Geral de Pesquisas Cientificas, criada, pelo decreto nº 22.338, de 11 de janeiro de 1933, aprova os regulamento das diversas dependencias do mesmo Ministério, consolida a legislação referente à reorganização por que acaba de passar e dá outras providências. CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTAJO, P.; FRIGOTTO, G. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. CAPORAL, F. R. COSTABEBER, J. A. Agroecologia. e Desenvolvimento Rural Sustentavel. Porto Alegre, v.3, n.3, Jul/Set 2002. CAPORAL, F. R. Em defesa de um plano nacional de transição agroecológica: compromisso com as atuais e nosso legado para as futuras gerações. Brasília, 2009. Disponível em: http://www.territoriosdacidadania.gov.br/o/2692895. Acessado em: 15/12/2012. CAPRA, F. STEINDL-RAST, D. Pertencendo ao universo- explorações nas fronteiras da ciências e da espiritualidade. Editora Cultrix. 1991-220p. CAPRA, F. Sabedoria Incomum. Editora Cutrix LTDA. 1995. 272p. CAPRA, F. A lógica da mente. In: CAPRA, F. A Teia da Vida- Uma nova compreensão científica dos Sistemas Vivos. 10ª ed. São Paulo, 1996. 249p. CARVALHO, I. C. M. A Invenção do sujeito ecológico: sentidos e trajetórias em educação ambiental. Tese de Doutorado. UFRGS. Porto Alegre, 2001. CARVALHO, I. C. de M. A Invenção ecológica – Narrativas e trajetórias da Educação Ambiental no Brasil. Rio Grande do Sul: EDUFRGS, 2001. CASTELLS, M. O poder da Identidade. Volume II, São Paulo: Paz e Terra. 1999. CASTELLS, M.; CARDOSO, G. A Sociedade em Rede: O Conhecimento à Acção Política.Imprensa Nacional- Belém do Pará- Imprensa Nacional, casa da moeda- edição 1012466. 4 e 5 de março de 2005. Coletivo Nacional do Setor de Educação. Princípios da Educação no MST. Caderno de Educação no 8. São Paulo, janeiro de 1999, COSTABEBER, J. A. Transição Agroecológica: rumo à sustentabilidade. Revista Agriculturas. v. 3, n° 3, p. 04-05. Out. de 2006. CUNHA, M. CUNHA, M. CC.. da. Populações Tradicionais e a convenção da diversidade biológicada. Populações Tradicionais e a convenção da diversidade biológica. Revista . Revista Estudos AvançadosEstudos Avançados, v. 13, nº 36, maio, v. 13, nº 36, maio--agosto, 1999, p.147agosto, 1999, p.147--163163.. DEAN, W. DEAN, W. A ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica brasileiraA ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. São . São Paulo: Companhia das Letras, 1996.Paulo: Companhia das Letras, 1996. EHLERS, E. Agricultura Sustentável- Origens e perspectivas de um novo paradigma. São Paulo: Livro da Terra, 1996. 3 p. 196 EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Marco referencial em agroecologia. Brasília, DF: Embrapa informação tecnológica, 2006, 70p. FERNANDES, B. M., CERIOLI, P. R. e CALDART, R. S. Primeira Conferência Nacional Por FERNANDES, B. M., CERIOLI, P. R. e CALDART, R. S. Primeira Conferência Nacional Por Uma Educação Básica do Campo: texto Uma Educação Básica do Campo: texto preparatório. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S. preparatório. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S. MOLINA, M. C. MOLINA, M. C. Por uma educação do campoPor uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004. p.19. Petrópolis: Vozes, 2004. p.19--63.63. FREIRE, P.; BRANDÃO, C.; CHAUÍ, M. O Educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Edições Graal. 1982 FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 47ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983 FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? 7ª ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra,1983, 93p FREIRE, P. 1921 – A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a pratica educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, P. Educação e mudança. 30ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2007. FROSSARD, A. C. Identidade do Jovem Rural Confrontando com Estereótipo de Jeca Tatu.- Um estudo qualitativo com os jovens da EFA Rei Alberto I. Mestrado Internacional em Ciências da Educação “formação e desenvolvimento sustentável” Nova Friburgo, RJ 2003. GADOTTI, M. Pedagogia da Terra. 1ª ed. São Paulo, 1941. 220p. GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em perspectiva, 2000 GALEANO, E. O Livro dos Abraços. Editora: L&PM Pocket. Ano: 2005. 272 p. GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: Princípios e Técnicas para uma Agricultura Orgânica Sustentável. Seminários regionales sobre agroecosistemas con enfasis en el estudio de tecnología agrícola regional. Cárdenas: CSAT, 1978. GLIESSMAN, S. R. Agroecology: researching the ecological basis for sustainable agriculture. New York: Springer-Verlag, 1989. GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 2 ed. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2001. 653 p. GUANZIROLI, C.; ROMEIRO, A.; BUAINAIN, A. M.; SABBATO, A. D.; BITTENCOURT, G. Agricultura Familiar e Reforma Ágraria no Século XXI. Rio de Janeiro: Grammond. 2001. 288p. GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. 8ª ed. Campina-SP. 2012-2014, 171p. GUIMARÃES, M. Dimensão Ambiental na educação. 12ª edição. Campinas- SP. 2015. 112p. 197 GUZMÁN CASADO, G.; GONZÁLEZ de MOLINA, M.; SEVILLA GUZMÁN, E. Introducción a la agroecología como desarrollo rural sostenible. Madrid: Mundi-Prensa, 2000. 535 p. HALL, S. A identidade cultural na pós- modernidade. 12ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 1992, 64p. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico (2000). In: Coleção Cadernos Pedagógicos do Projovem Campo: Saberes da Terra. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2008. KROPOTKIN. El Apoio Mutuo. Edição Madre Tierra. 3ª ed. Espanha. 1980. LEFF, E. Ecología y capital. Racionalidad ambiental, democracia participativa y desarrollo sustentable. México: Siglo XXI/ UNAM Editores, 1994. p. 320-321. LEFF, E. Saber ambiental. México: Siglo XXI, 1998. LEFF, Enrique. Saber ambiental: Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade, poder. México: Petrópolis: Vozes, 2001. LEFF, E. Agroecologia e saber ambiental. In: Agroecologia Desenvolvimento Rural Sustentável. Porto Alegre, v.3, n. 1, p. 36-51. 2002. LEFF, E. Epistemologia Ambiental. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2006. LEFF, E. Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza. Tradução Luís Carlos Cabral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. LIBÂNEO, J. C. Pedagogia E Pedagogos, Para Quê? 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2005. 200p. LIMA, F. O. de. Agroecologia e Educação: Tecendo relações. Monografia submetida como requisito Parcial para obtenção do grau de Licenciado em Ciências Agrícolas. 2013. UFRRJ- Rio de Janeiro, 2013. LINHARES, J. S. dos S. D LINHARES, J. S. dos S. D. . Os projetos de etnodesenvolvimennto no quilombo Os projetos de etnodesenvolvimennto no quilombo campinho dcampinho da Independênciaa Independência-- Paraty RJ.Paraty RJ. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2014. Disponível em: do Rio de Janeiro. 2014. Disponível em: http://r1.ufrrj.br/cpda/wphttp://r1.ufrrj.br/cpda/wp--content/uploads/2014/10/Oscontent/uploads/2014/10/Os--ProjetosProjetos--dede--EtnodesenvolvimentoEtnodesenvolvimento--nono--QuilomboQuilombo--CampinhoCampinho--dada--Independ%C3%AAnciaIndepend%C3%AAncia--ParatyParaty--RJ.pdfRJ.pdf. Acesso em: 15 de agosto de 2015. . Acesso em: 15 de agosto de 2015. LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental e Movimentos Sociais na Construção da Cidadania Ecológica e Planetária. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P. e CASTRO, R. S. de. Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002. LOUREIRO, C. F. B. Cidadania e Meio Ambiente. Salvador: Centro de recursos Ambientais, 2003. LOUREIRO, C. F. B., AZAZIEL, M. e FRANCA, N. Educação Ambiental e Gestão Participativa em Unidades de Conservação. Rio de Janeiro: Ibama/Ibase, 2003a. LOVELOCK, J. Gaia: alerta final. Intrínseca. Rio de Janeiro. 2010, 264p. LUSTOSA, R. A. Grupo de Agricultura Ecológica (GAE): Uma ferramenta pedagógica transdisciplinar na Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro (Monografia 198 submetida como requisito Parcial para obtenção do grau de Licenciado em Ciências Biológicas) Seropédica julho/2011. LUTZENBERGER, J. Crítica Ecológica do Pensamento Econômico. L&PM Porto Alegre, 2012, 184p MACHADO, MACHADO. F. A Dialética da Agroecologia- contribuição para um mundo com alimentos sem veneno. 1ª edição. SP: Expressão Popular, 2014. 360p. MATTOS, Claudemar. Expressões agroecológicas a partir de percepções socioambientais da agricultura tradicional e camponesa em Paraty-RJ. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) – Universidade Federal Fluminense, 2011. Niterói .2011. MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. A arvore do conhecimento: as bases biologicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001. 283 p. MENDES, S. R. A influência de Élisée Réclus na educação operária no Brasil: das ciências naturais à educação integral. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. MENDONÇA, S. R. de. A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960), Revista Estudos Sociedade e Agricultura, 14 (01), p. 88-113. Rio de Janeiro: UFRRJ, 2006. Disponível em: http://r1.ufrrj.br/esa/index.php?cA=db&aI=259 &vT=da&vA=19. Acessado em 09/01/2013. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/ CEB 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo MORIN, E. Meus Demônios. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. 274p. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3ª. Ed- São Paulo: Corteza. Brasília, DF: UNESCO, 2001 MORIN, E.; KERN, A. B. Terra-Pátria. Porto Alegre: Sulina, 2002. 184p. MORIN, E; BLATTCHEN, E. Edgar Morin: ninguém sabe o dia que nascerá. São Paulo: Ed. UNESP; Belém, PA: Ed. UEPA, 2002 88 p. MORIN, E. 1921- A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 8a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 128p. OLIVEIRA, L. M. T. Licenciatura em Ciências Agrícolas: perfil e contextualizações. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, 1998. OLIVEIRA, L.M.T. Educação do campo e identidades docentes: experiências que se efetivam nos enlaces entre o intitucional e o instituinte. In: Anais do XIV endipe. Cartilha Construção do Conhecimento Agroecológico-ANA. Porto Alegre, RS: PUC, 2008 PADUA, J. A. A insustentabilidade na agricultura brasileira. Disponível em: <http://www.encontroagroecologia.org.br/files/Apres_Padua.rtf>. Acesso em: 31 maio 2015 PETERSEN, P.; WEID, J.M. von der. Encontro nacional sobre pesquisa em Agroecologia; relatório. Seropédica: AS-PTA/Embrapa Agrobiologia/Pesagro/UFRRJ, 1999. PETERSEN, P. Agricultura familiar camponesa na construção do futuro. Rio de Janeiro: AS- PTA, 2009. 168p. PETERSON, P.; DIAS, A. Construção do conhecimento agroecológico-novos países novas identidades. Caderno do segundo encontro nacional de agroecologia. Articulação Nacional de Agroecologia. Junho 2007 PRADO, C.; GUIMARÃES, M. Educação em Direitos Humanos e Educação Ambiental. Ética e História, 2014 QUEIROZ, J. B. P. Construção das escolas famílias agrícolas no Brasil: ensino médio e educação profissional. Doutorado em Sociologia, PPG-SOL/UnB 29 de março de 2004 RIBEIRO, M. Movimento Camponês- trabalho e educação. 2ª ed. São Paulo. Expressão Popular, 2013, 456p. RODRIGUES, A. C. A educação ambiental na escola: construção (inter) disciplinar? Anais Encontro Pesquisa em Educação Ambiental. 2014. SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6ºed. Rio de Janeiro: Record, 2001. SANTOS, M. Encontro com Milton Santos ou o mundo global visto do lado de cá. Documentário. 90 min, 2006. SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo; Editora Cortez. 2010. 637p. SANTOS, M.; SILVEIRA, L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001 SCHMIT, Alessandra; TURATTI, Maria Cecolia Manzoli; CARVALHO , Maria Celina Pereira.- A atualização do conceito de quilombo: Identidade e Território nas definições teóricas- Ambiente & Sociedade - Ano V - No 10 - 1o Semestre de 2002 SHIVA, V. Monoculturas da Mente. 1ª edição. São Paulo, 2003. 240p. SILVA, I. O.; OLIVEIRA, L. M. T.; BENEVENUTO, M. A. D. R. (orgs.), Cadernos de discussão: juventude, educação do campo e agroecologia. Rio de Janeiro: Outras Letras, 1ª ed. Rio de Janeiro. p. 25-41. 2011. SOARES, A. M. D; CAVALCANTE, E. K.; PIMENTEL, S. dos S. Jovens e meio ambiente: relações que se articulam no processo de formação profissional. .Ciências Hum. e Soc. em Revista. Seropédica, RJ, EDUR, v. 30, n. 2, p.01-12. jul-dez 2008 SOBRAL, F. J. M., Retrospectiva histórica do ensino agrícola no Brasil. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica 02(02), 78-95. 2009. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/125057948/Revista-Mec. Acessado em: 17/03/2013. SOUZA, P. D. de. Identidades e trajetórias de educadores na agroecologia. Dissertação (mestrado). Curso de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2014. 200 STEENBOCK; SILVA; RODRIGUES; CASSARINO; FONINI. Agrofloresta, Ecologia e Sociedade. 1ª ed. SP: Kairós, 2013. 422p. TOLEDO, V.M. La producción rural en México: alternativas ecológicas. México: Fundación Universo Veintiuno, 1989. TOLEDO, V. M. Povos/Comunidades Tradicionais e a BiodPovos/Comunidades Tradicionais e a Biodiversidade.iversidade. In: LEVIN, S. (eds.) In: LEVIN, S. (eds.) Encyclopedia of BiodiversityEncyclopedia of Biodiversity. Academic Press. 2001.. Academic Press. 2001. TOLEDO, V. M. Ecologia, Espiritualidad Y Conocimiento de la sociedad del riesgo a la Ecologia, Espiritualidad Y Conocimiento de la sociedad del riesgo a la sociedad sustentablesociedad sustentable. 2003. Disponível em: . 2003. Disponível em: http://www.ambiente.gov.ar/infotecaea/descargas/toledo01.pdfhttp://www.ambiente.gov.ar/infotecaea/descargas/toledo01.pdf. Acesso em: 20 de agosto de . Acesso em: 20 de agosto de 2015.2015. TOLEDO, V. M.; BARRERA--BASSOLS, N.BASSOLS, N. A etnoecologia: uma ciência pósA etnoecologia: uma ciência pós--normal que normal que estuda as sabedorias tradicionais.estuda as sabedorias tradicionais. Desenvolvimento e Meio Ambientento e Meio Ambiente, n. 20, p. 31, n. 20, p. 31--45, 45, jul./dez. 2009. Editora UFPR.jul./dez. 2009. Editora UFPR. TOLEDO, V.; BARRERA-BASSOLS, N. A Memória Biocultural, a importância ecológica das sabedorias tradicionais. 1ª ed. Expressão Popular. São Paulo, 2015. 272p. TRIGUEIRO, A. Mundo Sustentável 2, novos rumos para um planeta em crise. 1ª ed. São Paulo: Editora Globo. 2012, 395p. UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Licenciatura em Educação do Campo- Projeto político pedagógico. Seropédica. maio de 2010. WANDERLEY, M. de N. B. B. . Agricultura familiar e campesinato: rupturas e continuidade.Agricultura familiar e campesinato: rupturas e continuidade. Texto preparado para a Aula Inaugural do primeiro semestre de 2004 a ser ministrada no Texto preparado para a Aula Inaugural do primeiro semestre de 2004 a ser ministrada no CPDA/UFRRJ.CPDA/UFRRJ. WEID, J.M.V.der. Raízes- Articulação Entre Os Diferentes componentes da Sustentabilidade da Sustentabilidade Agrícola-Texto Texto Seminário Internacional “Desenvolvimento Sustentável e Territórios Rurais: Quais desafios para a ação pública”Rurais: Quais desafios para a ação pública”, Campina Grande, v. 28, v. 29, Campina Grande, v. 28, v. 29--2010por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64042/2016%20-%20Fernanda%20Olivieri%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4395
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-02-18T17:10:55Z No. of bitstreams: 1 2016 - Fernanda Olivieri de Lima.pdf: 3939118 bytes, checksum: bd3ed6424abca1a69c331a96e4e293dc (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-18T17:10:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Fernanda Olivieri de Lima.pdf: 3939118 bytes, checksum: bd3ed6424abca1a69c331a96e4e293dc (MD5) Previous issue date: 2016-02-29eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Fernanda Olivieri de Lima.pdf3.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.