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Tipo do documento: Dissertação
Title: A formação dos controladores de tráfego aéreo na aeronáutica: uma análise das políticas educacionais e suas práticas
Authors: Silva, Eduardo Araújo da
Orientador(a): Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
Primeiro membro da banca: Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
Segundo membro da banca: Gondra, José Gonçalves
Terceiro membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Quarto membro da banca: Motta, Flávia Miller Naethe
Keywords: Controle de Tráfego Aéreo,,;Ensino Militar;Ensino Profissionalizante;Air Traffic Control;Educational Policies;Military Education
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 3-Jan-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: Silva, Eduardo Araújo da. A formação dos controladores de tráfego aéreo na aeronáutica: uma análise das políticas educacionais e suas práticas. 2018. [127 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .
Abstract: Este estudo tem por objetivo analisar as políticas educacionais relativas ao ensino profissionalizante e suas práticas, mais especificamente na área de formação de Controladores de Tráfego Aéreo no Brasil, no âmbito da Força Aérea Brasileira. O período analisado vai da criação do primeiro curso de formação, na Escola Técnica de Aviação - ETAv, em 1944, até a última atualização da grade curricular, ocorrida no ano de 2017. A pesquisa parte da descrição das circunstâncias da criação do curso, das primeiras grades curriculares, do perfil do aluno à época, do egresso do curso de formação, da criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica - EEAR, das transformações na capacitação e na formação continuada, da migração da especialização para essa nova escola e das principais modificações sofridas até os dias atuais. Para o referencial teórico de análise dessa instituição, utilizaram-se estudos inspirados na história das instituições educacionais, os quais permitem compreender os caminhos que seguem as instituições desde a sua criação, incluindo os documentos orientadores da formulação inicial e moldagem de suas políticas, sua produção em texto na forma de leis, decretos e portarias, até a sua colocação em prática nas diferentes unidades que compõem a instituição analisada. Quanto às escolhas metodológicas, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que se vale de diferentes instrumentos, visando a compreensão das principais mudanças ocorridas na instituição e no curso em análise, e seus desdobramentos na prática dos egressos desta formação técnica. São apresentados resultados obtidos por meio de entrevistas com os formandos da turma que ingressou no primeiro semestre de 2016, docentes do curso de formação e gestores da escola. Conclui-se que alguns conteúdos teóricos e práticos deveriam ser incorporados ao currículo, por sugestão dos alunos. Além disso, os achados convergem para a conveniência da criação de um grupo de estudos para analisar a possibilidade de transformação do atual curso técnico de nível médio num curso de graduação tecnológica, tendo em vista sua carga horária e organização curricular.
Abstract: This study aims to analyze the educational policies related to vocational education and its practices, specifically in the area of training of Air Traffic Controllers in Brazil, within the scope of the Brazilian Air Force, since the creation of the first training course at the Technical School Aviation - ETAv, in 1944, until the last update of the curriculum, which took place in 2017. The research begins with a description of the circumstances of the creation of the course, the first curriculum, the profile of the student at the time, the egress Training course, creation of the School of Aeronautics Specialists - EEAR, transformations in training, migration of specialization to this new school and the main modifications suffered to the present day. For the theoretical framework of analysis, we used studies based on the history of educational institutions. This was achieved through the study of the original documents which oriented the first policies and institutional framework, translated into laws, decrees and regulations, up to the most recent curricular structure of the courses presently offered by the institution. As for methodological choices, this is a qualitative research using several strategies, aiming at understanding the main changes occurred in the course formulation and its unfolding in the practice of the graduates of the technical course. Results are presented through interviews with the trainees of the class that entered the first semester of 2016, teachers of the training course and managers of the school. We reached the conclusion that some theoretical and practical contents should be incorporated into the curriculum, at the suggestion of the students. In addition, the findings converge to the convenience of creating a study group to analyze the possibility of transforming the current technical college level course into a technological undergraduate course, considering its workload and curricular organization.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13036
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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