Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13029
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dc.contributor.authorJesus, Marize Conceição de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:39:56Z-
dc.date.available2023-12-22T02:39:56Z-
dc.date.issued2015-06-25
dc.identifier.citationJESUS, Marize Conceição de. O legado da militância negra pós 64 para a democratização das relações étnico raciais. 2015. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13029-
dc.description.abstractOs documentos que analisam o período do governo militar no Brasil (1964-1988), não costumam analisar o movimento negro e sua militância, que atuaram neste período lutando contra o racismo e engajando se, enquanto movimento social, na luta pela redemocratização do país. Esses militantes, alguns oriundos de uma pequena classe média negra, em boa parte eram jovens universitários, ligados aos movimentos estudantis, aos movimentos culturais e a os partidos de esquerda. O objeto desta pesquisa é a análise da presença e das ações da militância negra durante este período e sua contribuição para os estudos das relações raciais e para a democratização da educação. A pesquisa com o auxílio dos documentos encontrados no Arquivo Nacional faz uma análise da atuação dessa intelectualidade na construção do movimento negro e na instituição de uma sociedade democrática. A análise se dá a partir de seus relatos sobre as estratégias de atuação do movimento negro dentro deste período de repressão política, a pontando e analisando o legado da atuação política desses intelectuais para o movimento negro contemporâneo e para a educação brasileira.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMovimento negropor
dc.subjectDitadura militarpor
dc.subjectRelações raciaispor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectBla ck movementeng
dc.subjectMilitary dictatorshipeng
dc.subjectRace relationseng
dc.subjectEducationeng
dc.titleO legado da militância negra pós 64 para a democratização das relações étnico raciaispor
dc.title.alternativeThe legacy of the black militancy in the post 64 period for the democratization of ethnic racial relationseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe documents that examine the period of military government in Brazil (1964-1988) do not usually examine the black movements and their militancy, which acted in this period fighting against racism and engaging in the fight for redemocratization process in the country. These militants, some of them from a small black middle class, were mostly young university students connected to student movements, cultural movements and leftist parties. The object of this research is the analysis of the presence and actions of black militancy during this period and its contribution to the studies of race relations and the democratization of education. This research, with the aid of the documents found in the National Archives, conducts an analysis of the performance of this intellectuality in the construction of black movements and the institution of a democratic society. The analysis starts from its report about the strategies of the performance of black movements in this period of political repression, pointing out and analyzing the legacy of the political performance of these intellectuals for the contemporary black movements and the Brazilian education.eng
dc.contributor.advisor1Siss, Ahyas
dc.contributor.advisor1ID34592202791por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745461007466177por
dc.contributor.referee1Siss, Ahyas
dc.contributor.referee2Pereira, Amauri Mendes
dc.contributor.referee3Monteiro, Rosana Batista
dc.contributor.referee4Oliveira, Otair Fernandes de
dc.creator.ID84614188753por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4531779695152747por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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