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dc.contributor.authorAmaral, Bernardete Paula Carvalho Lima
dc.date.accessioned2023-12-22T02:39:55Z-
dc.date.available2023-12-22T02:39:55Z-
dc.date.issued2019-06-28
dc.identifier.citationAMARAL, Bernardete Paula Carvalho Lima. As práticas pedagógicas como componentes de articulação teoria-prática e mobilização de saberes na formação de professores de Educação Física. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13027-
dc.description.abstractAs últimas reformas curriculares têm conferido substantivo espaço curricular às práticas no ambiente real de exercício da profissão, no intuito de valorizar a articulação entre teoria e prática e mobilização de saberes durante a formação inicial. As diretrizes curriculares para as licenciaturas presentes na Resolução 02/2015 contemplam as Práticas como Componente Curricular (PCC) ao longo da formação, valorizando-a como componente de articulação teóricoprática. Assim, as diretrizes curriculares nas licenciaturas introduzem fundamentos substancialmente identificados com modelos curriculares inspirados na racionalidade prática. As pesquisas sobre os saberes docentes na formação de professores, conectam-se aos postulados da Epistemologia da Prática na formação inicial, entendendo que tais saberes sejam vivenciados e experienciados por licenciandos em meio a sua formação para a mobilização de saberes da docência. O Objetivo desta pesquisa foi analisar o projeto pedagógico do curso de educação física de uma instituição de ensino superior e o desenvolvimento curricular no que diz respeito à concepção e implementação das disciplinas Práticas Pedagógicas na condição, de Práticas como Componente Curricular e as consequências para a articulação teoria-prática e mobilização de saberes docentes por licenciandos de educação física. O modelo de estudo adotado na pesquisa foi qualitativo de natureza participante, diante da parceria e cumplicidade estabelecida entre a pesquisadora e os sujeitos, contribuindo para construção do conhecimento no contexto investigado. Trata-se de um Estudo Transversal ou Cross Sectional, por ter sido realizada em três distintos períodos da licenciatura em educação física, nas disciplinas de Práticas Pedagógicas (PP) II, III e V, com a observação das aulas no segundo semestre de 2018, para análise do currículo escrito e em desenvolvimento e posterior registro em diário de campo. A amostra foi composta por quatro licenciandos por disciplina, totalizando 12 indivíduos, os quais foram submetidos a entrevista semiestruturada. O critério de inclusão foi a matrícula e frequência regular nas disciplinas de PP, além das realizações das atividades de campo nas escolas. A análise de conteúdos revelou que os Currículos Escrito e em Ação nas Disciplinas de PP- II, III e V apesar de oportunizarem espaços de Articulação Teoria e Prática (T-P) e mobilização de saberes, não dialogam na perspectiva do currículo em desenvolvimento, que prevalece com características da racionalidade técnica. Verificou-se na classificação dos saberes que os licenciandos mobilizaram diferentes tipos de saberes durante o desenvolvimento da disciplina Práticas Pedagógicas, no entanto os saberes do tipo disciplinares foram mais frequentemente mobilizados. A mobilização dos Saberes docentes evoluiu à medida que os licenciandos avançavam na formação em curso, pois ampliavam seus conhecimentos em proporção ao que eram submetidos ao currículo, com os mais adiantados em PP-V apresentando maior frequência de evocações a saberes, de forma densa e amadurecidas. Os resultados evidenciam que quanto mais profícua a organização curricular sistematizada em um arcabouço teórico-científico significativo à articulação teoria e prática, melhor será a mobilização dos saberes docentes no espaço escolar, na formação inicial.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação profissional docentepor
dc.subjectPráticas como componente curricularpor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectTeaching professional trainingeng
dc.subjectPractices such as curriculum componentseng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.titleAs práticas pedagógicas como componentes de articulação teoria-prática e mobilização de saberes na formação de professores de educação físicapor
dc.title.alternativeThe pedagogical practices as componentes of theory-practice articulation and mobilization of knowledge in the formation of physical education teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe last curriculum reforms have given substantive curriculum space to practices in the real environment of exercise of the profession, in order to value the articulation between theory and practice and mobilization of knowledge during initial training. The curriculum guidelines for the bachelor's degrees present in Resolution 02/2015 include the Practices as a Curriculum Component (PCC) throughout the training, valuing it as a component of theoretical-practical articulation. Thus, the curriculum guidelines in the bachelor's degree introduce substantially identified foundations with curriculum models inspired by practical rationality. Research on teaching knowledge in professor training connects to the postulates of the Epistemology in initial education, understanding that such knowledge is experienced and experienced by licensors through their training for the mobilization of teaching knowledge. The objective of this research was to analyze the pedagogical project of the physical education course of a higher education institution and curriculum development with regard to the conception and implementation of pedagogical practices disciplines in the condition, of Practices as a Curriculum Component and the consequences for the articulation theory-practice and mobilization of teaching knowledge by graduates of physical education. The study model adopted in the research was qualitative of a participant nature, given the partnership and complicity established between the researcher and the subjects, contributing to the construction of knowledge in the context investigated. This is a Cross-Sectional or Cross Sectional Study, because it was performed in three different periods of the degree in physical education, in the disciplines of Pedagogical Practices (PP) II, III and V, with the observation of classes in the second semester of 2018, for analysis of the written curriculum and in development and subsequent registration in field diary. The sample was composed of four graduates per discipline, totaling 12 individuals, who were submitted to semi-structured interviews. The inclusion criterion was enrollment and frequency regulate the disciplines of PP, in addition to the achievements of field activities in schools. The content analysis revealed that the Written and Action Curricula in the Disciplines of PP- II, III and V despite providing spaces of Articulation Theory and Practice (T-P) and mobilization of knowledge, do not dialogue from the perspective of the developing curriculum, which prevails with characteristics of technical rationality. It was verified in the classification of knowledge that licensors mobilized different types of knowledge during the development of the discipline Pedagogical Practices, however disciplinary knowledge was more often mobilized. The mobilization of teaching Knowledge evolved as the licensors advanced in ongoing training, because they expanded their knowledge in proportion to what were submitted to the curriculum, with the earliest in PP-V presenting higher frequency of evocations to know, in a dense and mature way. The results show that the more fruitful the curriculum organization systematized in a theoretical-scientific framework significant to the articulation theory and practice, the better the mobilization of teaching knowledge in the school space, in the initial formation.eng
dc.contributor.advisor1Santos, José Henrique dos
dc.contributor.advisor1ID769.753.207-72por
dc.contributor.referee1Santos, José Henrique dos
dc.contributor.referee1ID769.753.207-72por
dc.contributor.referee2Sales, Sandra Regina
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917por
dc.contributor.referee3Silva, Ana Patrícia da
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9029-2515por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3189161420493944por
dc.creator.ID007.006.757-01por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7461-4166por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8623336549312252por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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