Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13020
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Robson Marques de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:39:46Z-
dc.date.available2023-12-22T02:39:46Z-
dc.date.issued2014-03-27
dc.identifier.citationSOUZA, Robson Marques de. Formação inicial de professores à distância no polo CEDERJ/UAB Paracambi: uma análise na licenciatura em Matemática. 2014. 81 F. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13020-
dc.description.abstractSabendo do crescimento da Educação a Distância e dos benefícios trazidos pelos avanços tecnológicos a esta modalidade, o CEDERJ tem investido no desenvolvimento profissional de professores. Nossa investigação tem como objeto de estudo aspectos da formação matemática no Polo Paracambi e tem como um dos focos o uso da Plataforma CEDERJ como ambiente virtual de aprendizagem na Licenciatura. A análise dos dados foi feita em dois momentos e foram usados os seguintes instrumentos de coleta: fichas cadastrais dos sujeitos, análise documental e acompanhamento na Plataforma CEDERJ e no ambiente virtual de três Disciplinas. No primeiro momento, analisamos o perfil dos ingressantes no primeiro semestre de 2012 no curso de Matemática, sujeitos da pesquisa. Observamos que sua maioria é composta por jovens na faixa etária entre 22 e 26 anos, provenientes das escolas públicas e moradores da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Mostramos também o aproveitamento dos graduandos nas disciplinas Introdução à Informática, Matemática Básica e Geometria Plana. No segundo momento, com base nos resultados obtidos na primeira fase, selecionamos sete graduandos e acompanhamos a sua participação no cenário virtual. Particularmente, analisamos os acessos dos Licenciandos às disciplinas Pré-Cálculo, Matemática Discreta e Instrumentação no Ensino de Geometria. Constatamos que a maioria dos acessos é realizada nos períodos de avaliações (presenciais e a distância) e, na disciplina Instrumentação para o Ensino de Geometria, o acesso se mantém um pouco mais constante ao longo do período letivo.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectCEDERJpor
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapor
dc.subjectParacambipor
dc.subjectAnálise de Disciplinaspor
dc.subjectDistance Educationeng
dc.subjectDegree in Mathematicseng
dc.subjectAnalysis Disciplineseng
dc.titleFormação inicial de professores à distância no polo CEDERJ/UAB Paracambi: uma análise na licenciatura em Matemáticapor
dc.title.alternativeInitial teacher education at distance in polo CEDERJ/UAB Paracambi: an analysis in the degree in Mathematicseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherKnowing the growth of distance education and of the benefits brought from technological advances for this type CEDERJ has invested in the professional development of teachers. Our research has as its object of study aspects of mathematic formation at Polo Paracambi and the uses of the virtual platform as a learning environment. Data analysis was done in two stages and the following data collection instruments were used: the subjects registration forms, document analysis and monitoring in CEDERJ platform and the virtual environment of each discipline. At first stage we analyzed the profile of the entrants in the first half of 2012 in the course of Mathematics, research subjects. We observed that most of future teachers consists of young people aged between 22 and 26 years old, from public schools and residents on the metropolitan area from Rio de Janeiro city. We also show the use of the students in the courses Introduction to Computers, Basic Mathematics and Plane Geometry. In the second phase, based on the results obtained in the first stage, we selected seven undergraduates and captured their participation in the virtual environment. Particularly, we analyze the access in the courses Pre-Calculus, Discrete Mathematics and Didactics of Geometry. We found that the majority of the accesses occurred during the periods of assessment (distance or face-to-face) and, for the course Didactics of Geometry the number of access had kept constant for the role semester.eng
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.advisor1ID001.661.987-06por
dc.contributor.referee1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.referee2Corrêa, Marcelo da Silva
dc.contributor.referee3Gouvêa, Fernando César Ferreira
dc.creator.ID041.382.217-60por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0951033718009329por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64375/2014%20-%20Robson%20Marques%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4473
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-03-23T21:07:56Z No. of bitstreams: 1 2014 - Robson Marques de Souza.pdf: 2045924 bytes, checksum: 7538c12e4aed2017a92a33537d4007e3 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-23T21:07:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Robson Marques de Souza.pdf: 2045924 bytes, checksum: 7538c12e4aed2017a92a33537d4007e3 (MD5) Previous issue date: 2014-03-27eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Robson Marques de Souza.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.