Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13020
Tipo do documento: Dissertação
Title: Formação inicial de professores à distância no polo CEDERJ/UAB Paracambi: uma análise na licenciatura em Matemática
Other Titles: Initial teacher education at distance in polo CEDERJ/UAB Paracambi: an analysis in the degree in Mathematics
Authors: Souza, Robson Marques de
Orientador(a): Bairral, Marcelo Almeida
Primeiro membro da banca: Bairral, Marcelo Almeida
Segundo membro da banca: Corrêa, Marcelo da Silva
Terceiro membro da banca: Gouvêa, Fernando César Ferreira
Keywords: Educação a Distância;CEDERJ;Licenciatura em Matemática;Paracambi;Análise de Disciplinas;Distance Education;Degree in Mathematics;Analysis Disciplines
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 27-Mar-2014
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SOUZA, Robson Marques de. Formação inicial de professores à distância no polo CEDERJ/UAB Paracambi: uma análise na licenciatura em Matemática. 2014. 81 F. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2014.
Abstract: Sabendo do crescimento da Educação a Distância e dos benefícios trazidos pelos avanços tecnológicos a esta modalidade, o CEDERJ tem investido no desenvolvimento profissional de professores. Nossa investigação tem como objeto de estudo aspectos da formação matemática no Polo Paracambi e tem como um dos focos o uso da Plataforma CEDERJ como ambiente virtual de aprendizagem na Licenciatura. A análise dos dados foi feita em dois momentos e foram usados os seguintes instrumentos de coleta: fichas cadastrais dos sujeitos, análise documental e acompanhamento na Plataforma CEDERJ e no ambiente virtual de três Disciplinas. No primeiro momento, analisamos o perfil dos ingressantes no primeiro semestre de 2012 no curso de Matemática, sujeitos da pesquisa. Observamos que sua maioria é composta por jovens na faixa etária entre 22 e 26 anos, provenientes das escolas públicas e moradores da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Mostramos também o aproveitamento dos graduandos nas disciplinas Introdução à Informática, Matemática Básica e Geometria Plana. No segundo momento, com base nos resultados obtidos na primeira fase, selecionamos sete graduandos e acompanhamos a sua participação no cenário virtual. Particularmente, analisamos os acessos dos Licenciandos às disciplinas Pré-Cálculo, Matemática Discreta e Instrumentação no Ensino de Geometria. Constatamos que a maioria dos acessos é realizada nos períodos de avaliações (presenciais e a distância) e, na disciplina Instrumentação para o Ensino de Geometria, o acesso se mantém um pouco mais constante ao longo do período letivo.
Abstract: Knowing the growth of distance education and of the benefits brought from technological advances for this type CEDERJ has invested in the professional development of teachers. Our research has as its object of study aspects of mathematic formation at Polo Paracambi and the uses of the virtual platform as a learning environment. Data analysis was done in two stages and the following data collection instruments were used: the subjects registration forms, document analysis and monitoring in CEDERJ platform and the virtual environment of each discipline. At first stage we analyzed the profile of the entrants in the first half of 2012 in the course of Mathematics, research subjects. We observed that most of future teachers consists of young people aged between 22 and 26 years old, from public schools and residents on the metropolitan area from Rio de Janeiro city. We also show the use of the students in the courses Introduction to Computers, Basic Mathematics and Plane Geometry. In the second phase, based on the results obtained in the first stage, we selected seven undergraduates and captured their participation in the virtual environment. Particularly, we analyze the access in the courses Pre-Calculus, Discrete Mathematics and Didactics of Geometry. We found that the majority of the accesses occurred during the periods of assessment (distance or face-to-face) and, for the course Didactics of Geometry the number of access had kept constant for the role semester.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13020
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Robson Marques de Souza.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.