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Tipo do documento: Dissertação
Title: Diferenças e indiferenças: reflexões sobre as questões raciais na escola por uma educação antirracista
Authors: Costa, Catia de Lima
Orientador(a): Carvalho, Carlos Roberto de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Segundo membro da banca: Motta, Flávia Miller Naethe
Terceiro membro da banca: Queiroz, Cláudia Alexandre
Keywords: educação;relações étnico-raciais;silêncio;education;ethnic-racial relations;silence
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 28-Feb-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: COSTA, Catia de Lima. Diferenças e indiferenças: reflexões sobre as questões raciais na escola por uma educação antirracista. 2018. [63 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .
Abstract: Como educadora e através de minhas experiências cotidianas me motivam a pesquisar sobre a temática educação e relações étnico-raciais. O tema, o assunto e o objeto desta pesquisa são o racismo e o preconceito racial no cotidiano escolar. Refletir sobre a criação da lei 10. 639/03, ao desafio de sua real implementação, implementação esta que levará ao conhecimento histórico sobre o negro, sobre a sua contribuição na construção de nosso país, de uma verdade que está escondida sobre sua real origem e que, consequentemente, leva ao silêncio do racismo na escola. Entender como os educadores percebem as questões raciais, destacando a importância de sua atuação no processo formativo, na desconstrução do racismo e na promoção de uma educação antirracista. Nossa pesquisa se desenvolve no campo da linguagem e buscará compreender os enunciados verbais e não verbais. Modus operandi do racismo como o racismo e o preconceito são humanos a partir das relações raciais entre as pessoas de um determinado lugar. A pesquisa foi realizada em uma unidade de ensino na Baixada Fluminense. Do ponto de vista teórico-metodológico a abordagem foi sociocultural apoiado nos estudos de Bakhtin , numa perspectiva dialógica do cotidiano escolar. Um dos instrumentos utilizados para levantamento de dados e informações foi um questionário aplicado aos docentes da unidade escolar. Como interlocutores autores como: Eliane Cavalleiro (2003), Kabengele Munanga (2002) e Fanon (2008). Busca-se através desta pesquisa indicar novos caminhos nas discussões sobre educação e diversidade étnico-raciais, como também construir reflexões que auxiliem e colaborem no desenvolvimento da qualidade da educação.
Abstract: As an educator and through my daily experiences, I am motivated to research on the issue of education and ethnic-racial relations. The theme, subject and object of this research are racism and racial prejudice in everyday school life. Reflecting on the creation of Law 10. 639/03, the challenge of its real implementation, which will lead to historical knowledge about the Negro, his contribution to the construction of our country, a truth that is hidden about its real origin and that consequently leads to the silence of racism in school. Understand how educators perceive racial issues, highlighting the importance of their role in the formative process, the deconstruction of racism and the promotion of antiracist education. Our research develops in the field of language and will seek to understand verbal and nonverbal utterances. Modus operandi of racism as racism and prejudice are human from the racial relations between people of a certain place. The research was carried out in a teaching unit in Baixada Fluminense. From the theoretical-methodological point of view, the approach was sociocultural supported in the studies of Bakhtin, in a dialogical perspective of the school everyday. One of the instruments used to collect data and information was a questionnaire applied to the teachers of the school unit. As interlocutors authors such as: Eliane Cavalleiro (2003), Kabengele Munanga (2002) and Fanon (2008). It is sought through this research to indicate new paths in the discussions on ethnic-racial education and diversity, as well as to construct reflections that help and collaborate in the development of the quality of education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13016
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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