Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13007
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dc.contributor.authorPlácido, Patrícia de Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:39:41Z-
dc.date.available2023-12-22T02:39:41Z-
dc.date.issued2012-12-18
dc.identifier.citationPlácido, Patrícia de Oliveira. Os programas de educação ambiental na relação empresa-escola : uma análise do programa de educação ambiental da Thyssenkrupp CSA (PROCEA) no município de Itaguaí/RJ. 2012. [161 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13007-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi identificar os limites e potencialidades das relações estabelecidas a partir da parceria público-privada no desenvolvimento de programas de educação ambiental e empresarial no contexto escolar. Tomou-se como objeto de estudo o Programa de Comunicação e Educação Ambiental da Thyssenkruup CSA (PROCEA), que é desenvolvido em escolas públicas do bairro de Santa Cruz, no município do Rio de Janeiro, e da cidade de Itaguaí, como parte das ações de responsabilidade socioambiental da empresa Thyssenkrupp CSA. As ações do programa são elaboradas e executadas por uma empresa terceirizada, atuando nas escolas desde o ano de 2010. Para desenvolvimento deste estudo, os recortes - espacial e temporal - escolhidos foram, respectivamente, as escolas de Itaguaí e as ações realizadas nos anos de 2011 e 2012. Por meio da realização de entrevistas com pessoas envolvidas diretamente no PROCEA, foram investigados os impactos e contribuições trazidas pelos programas de educação ambiental na relação empresa-escola e suas consequências na formação de educadores ambientais. Analisando o contexto social de consolidação da relação entre empresa e escola, identificou-se que as reformas do Estado Contemporâneo e as novas posturas do setor privado, com relação ao tratamento das questões ambientais, ampliaram a atuação dos espaços privados frente aos espaços públicos. Foram incluídas, também, análises da realidade socioambiental de Itaguaí relativas ao contexto industrial da localidade, em uma tentativa de aproximar a perspectiva crítica da Educação Ambiental com o movimento de justiça ambiental. Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) e da Análise Crítica do Discurso (ACD). Por fim, foi possível perceber que o PROCEA teve boa aceitação pela população local e trouxe muitas contribuições para o trabalho desenvolvido em EA na rede municipal, contudo, constitui-se como um movimento de hegemonização da sociedade, pois as concepções de Educação Ambiental mostraram-se afinadas com a vertente conservadora do campo.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectRelação público-privadapor
dc.subjectPROCEApor
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectPublic-private relationshipeng
dc.subjectLimits and Potentialitieseng
dc.titleOs programas de educação ambiental na relação empresa-escola : uma análise do programa de educação ambiental da Thyssenkrupp CSA (PROCEA) no município de Itaguaí/RJpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe aim of this study was to identify the limits and potentialities of the relationship from the public-private partnership in the development of environmental and business education programs in the school context. Was taken as object of study the Communication and Environmental Education Program of the CSA Thyssenkruup (PROCEA), which is developed in the public schools of Santa Cruz , in the municipality of Rio de Janeiro, and the city of Itaguaí, as part of the social and environmental responsibility actions of Thyssenkrupp CSA company. The actions of the programme are designed and executed by an outsourced company, working in schools since the year of 2010. For the development of this study, the spatial and temporal cuts chosen were, respectively, the schools of Itaguaí and the actions carried out in the years 2011 and 2012. Through interviews with people directly involved in the PROCEA, were investigated the impacts and contributions brought by environmental education programs in the company-school relationship and their consequences in the formation of environmental educators. Analyzing the social context of consolidation of the relationship between the company and school, it was identified that the reforms of the Contemporary State and the new private sector positions, in relation to the treatment of environmental issues, expanded the role of private spaces towards public spaces. Were also included analyses of the social reality of Itaguaí concerning industrial context, in an attempt to bring the critical perspective of environmental education with environmental justice movement. Finally, it was possible to notice that the PROCEA had good acceptance by the local population and brought many contributions to the work developed on Environmental Education in the municipal network, however, constitutes itself as a society hegemony progress movement, since the concepts of Environmental Education were attuned with the conservative side of the field.eng
dc.contributor.advisor1Guimarães, Mauro
dc.contributor.advisor1ID899194597-04por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5382444630321221por
dc.contributor.referee1Silva, Roberta Maria Lobo da
dc.contributor.referee2Pinto, Vicente Paulo dos Santos
dc.creator.ID058004617-67por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2055703369836306por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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