Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13004
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dc.contributor.authorLima, Marluce de Souza Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:39:40Z-
dc.date.available2023-12-22T02:39:40Z-
dc.date.issued2014-03-19
dc.identifier.citationLIMA, Marluce de Souza Oliveira. Afro-brasileiros egressos do sistema de cotas da UERJ e sucesso profissional: algumas experiências. 2014. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13004-
dc.description.abstractEsta pesquisa surgiu a partir do interesse da pesquisadora em conhecer o maior, ou menor, impacto que as políticas de ação afirmativa, na modalidade de cotas étnico-raciais exercem nos processos de mobilidade social ascendente de alguns Afro-brasileiros egressos do sistema de cotas. Foram analisados aspectos que envolviam a educação oferecida aos negros recém libertos, tal como a urgência em se estabelecer um padrão racial brasileiro através do branqueamento. São abordadas experiências na aplicação de cotas no Brasil e no mundo e suas respectivas motivações, como também o exame de um diploma legal que estabelece a exigência de cotas nas instituições federais de ensino. A pesquisa possui viés qualitativo, porém foram utilizados recursos quantitativos inerentes a participação dos Afro-brasileiros no mercado de trabalho, e que fortemente se destaca a posição subalternizada da mulher negra nas profissões tidas por “menor prestígio social”. Encontramos em Bourdieu (2007) embasamento necessário para a tese da extratificação dos saberes escolares, segundo o qual, o sistema escolar estabelece a hierarquia entre as disciplinas ou matérias de ensino, que vão das disciplinas “mais” valorizadas, até as disciplinas “menos” valorizadas, com semelhante raciocínio empregado a classificação das carreiras. Foi adotada como procedimento metodológico a aplicação de entrevistas, utilizando-se um questionário semi-estruturado aos egressos da UERJ por cotas étnico-raciais, composto por quatro mulheres e dois homens, residentes do Estado do Rio de Janeiro, divididos em dois grupos de três sujeitos, pelos quais foram subdivididos pelo critério das carreiras de “maior e menor prestígio social”, seguindo a modalidade de análise crítica do discurso, fundamentada em Iñiguez (2004). Ressalta-se que a análise do material coletado no campo foi feito com base no referencial teórico essencial para a pesquisa, bem como outros acadêmicos como suporte. Demonstrou-se que as cotas étnicoraciais, como medida de acesso ao ensino superior público, são mais do que um dos exemplos de políticas públicas oferecidas pelo Estado. Tal ação representa uma quebra no contrato do silêncio representado por todos esses anos de ausência de Afro-brasileiros nos espaços de poder.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAção afirmativapor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectAfro-brasileirospor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectAffirmative Actioneng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectAfro-Brazilianseng
dc.subjectRacismeng
dc.subjectWorkeng
dc.titleAfro-brasileiros egressos do sistema de cotas da UERJ e sucesso profissional: algumas experiênciaspor
dc.title.alternativeAfrican-brazilian graduates of the quota system UERJ and professional success: some experienceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research arose from the researcher's interest in knowing larger or smaller, impact policies of affirmative action, in the form of ethnic and racial quotas engaged in the processes of upward social mobility for Afro-Brazilians some graduates of the quota system. Aspects involving the education offered to newly freed blacks, such as the urgent need to establish a Brazilian breed standard through blanching were analyzed. Experiences in the implementation of quotas in Brazil and in the world and their motivations, as well as the examination of a statute that imposes the requirement of quotas in federal institutions of learning are addressed. The research has a qualitative bias, but funds were used quantitative inherent participation of Afro -Brazilians in the labor market, and that strongly emphasizes in the work down position of black women in occupations taken by "lower social standing" position. Found in Bourdieu (2007) reasoning for the thesis of the stratification of school knowledge, according to which, the school system establishes a hierarchy between disciplines or teaching materials, which will the most valued subjects, even devalued disciplines with similar reasoning classification of employee careers. Methodological procedure was adopted as the application of interviews, using a semi-structured graduates UERJ by ethnic and racial quotas questionnaire composed of four women and two men, residents of the State of Rio de Janeiro, divided into two groups of three subjects, which were divided by the criterion of the careers of "higher and lower social prestige", following the method of critical discourse analysis, based on Iñiguez (2004). It is emphasized that the analysis of material collected in the field was based on the essential theoretical framework for the research, as well as other academic support. It has been shown that ethnic-racial quotas as a measure of access to public higher education are more than one example of public policies offered by the state. Such action is a breach in the contract represented by the silence all these years of absence of Afro-Brazilians in positions of power.eng
dc.contributor.advisor1Siss, Ahyas
dc.contributor.advisor1ID345.922.027-91por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745461007466177por
dc.contributor.referee1Siss, Ahyas
dc.contributor.referee2Oliveira, Otair Fernandes de
dc.contributor.referee3Sobreira, Henrique Garcia
dc.creator.ID033.975.867-80por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5448772868881213por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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