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dc.contributor.authorAnderle, Daniel Fernando
dc.date.accessioned2023-12-22T02:34:04Z-
dc.date.available2023-12-22T02:34:04Z-
dc.date.issued2011-11-18
dc.identifier.citationANDERLE, Daniel Fernando. Aspectos políticos e ideológicos do controle de acesso à internet no Campus Sombrio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12983-
dc.description.abstractO acesso à internet no cotidiano de instituições componentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT)é uma necessidade que extrapola a dimensão pedagógica, pois se estende à dimensão técnico-administrativa e comunicativa dos sujeitos da comunidade escolar. Os alunos que estudam em boa parte destas instituições precisam da internet não só como ferramenta pedagógica, mas também como ferramenta de sociabilidade, de lazer ou mesmo de informação. Entretanto, os setores responsáveis pela gestão deste tipo de serviço nas instituições da RFEPT costumam impor determinados limites e/ou regras de acesso à internet que nem sempre expressam igualdade de condições de acessibilidade. Essa desigualdade se expressa tanto na qualidade e potencialidade dos equipamentos como no controle do tempo de acesso e do conteúdo a ser consultado e depende do segmento escolar a que pertencem os sujeitos ou mesmo de sua posição na hierarquia institucional. Diante deste problema, tomamos como objeto de estudo os aspectos políticos e ideológicos do controle de acesso à internet no Campus Sombrio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC/Sombrio).Nosso objetivo é compreender a relação de poder expressa na gestão do acesso à internet desta instituição e suas implicações no trabalho educativo.Partimos da hipótese de que a gestão dos recursos de informática, em especial a definição dos perfis de acesso à internet, seguem a determinada configuração de relação de poder marcada pela falta de democracia, pela ausência de critério de equidade e por seu caráter excludente.O IFC é gerido de acordo com normas administrativas e diretrizes pedagógicas prescritas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), configurando-o como uma unidade similar aos demais 38 institutos federais espalhados pelo território nacional. Para o levantamento de dados, tomamos como instrumentos: a observação não participante; questionários fechados; entrevistas; e fontes bibliográficas primárias. Constatamos que existe confusão acerca das definições de acessibilidade na política de acesso. Não há regras claras de acesso e nem de acessibilidade sendo os alunos os mais prejudicados, pois são eles que possuem piores condições de acesso e sofrem com os bloqueios estabelecidos. Os bloqueios são realizados para garantir aumento da velocidade, a revelia dos gestores, exceto o responsável institucional pelas Tecnologias da Informação. O que podemos perceber é que as políticas são aplicadas para satisfazer a técnicos e docentes, já que apenas os alunos são submetidos a esses bloqueios. A título de conclusão, podemos afirmar que as tecnologias, em especial o acesso à internet, servem como “pano de fundo” para a materialização das relações de poder existente no IFC/Sombrio.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão Educacionalpor
dc.subjectCotidiano Escolarpor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectEnsino Técnicopor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectEducational Managementeng
dc.subjectEveryday Schooleng
dc.subjectInterneteng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectTechnical Educationeng
dc.subjectHigh Schooleng
dc.titleAspectos políticos e ideológicos do controle de acesso à internet no Campus Sombrio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinensepor
dc.title.alternativePolitical and ideological control of internet access in the Campus Sombrio of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinenseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe Internet access in the everyday of institutions of Federal Network of Professional Technological Education (RFEPT) is a necessity that goes beyond the educational dimension, as it extends to the technical-administrative and communicative subjects of the school community. Students that studies in most of these institutions need the Internet not only as a pedagogical tool but also as a tool of social, leisure or even information. However, the sectors responsible for managing this type of service in the institutions of RFEPT usually impose certain limitations and/or rules of Internet access that do not always express equal conditions of access. This inequality is expressed both in quality and capability of equipment to control the access time and content to be consulted and segment depends on the school subjects to which they belong or even their position in the institutional hierarchy. Faced with this problem, we take as the object of study the political and ideological control of internet access in the Sombrio Campus of Federal Institute of Education, Science and Technology Catarinense (IFC/Sombrio). Our goal is to understand the relationship of power expressed in the internet access management to the institution and its implications on educative work. We startet at the hypothesis that the management of IT resources, in particular the definition of profiles of Internet access, follow the specific configuration of power relations marked by the lack of democracy, absence of criteria of fairness and for his exclusive character. The IFC is managed in accordance with administrative regulations and guidelines prescribed by the Secretary of Pedagogical Vocational and Technological Education (SETEC), configuring as a similar unit to the other 38 federal institutes around the country. For data collection, we take as instruments: a non-participant observation, closed questionnaires, interviews, and primary literature sources. We found that there is confusion about the accessibility settings on the access policy. There are no clear rules of access and accessibility are not the most disadvantaged students, it is they who have poorer access conditions and suffer from blockages established. Locks are made to ensure increase in speed, the heads of the managers, except the institutional responsibility for Information Technology. What can we see in that policies are applied to meet the coaches and teachers, since students are only subject to these locks. In conclusion, we can say that the technologies, especially Internet access, serve as "background" for the materialization of power relations existing in the IFC/Sombrio.eng
dc.contributor.advisor1Souza, José dos Santos
dc.contributor.advisor1ID886.568.297-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4662172593965744por
dc.contributor.referee1Arruda, Maria da Conceição Calmon
dc.contributor.referee2Macedo, Jussara Marques
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0337213527269640por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopor
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