Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12974
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dc.contributor.authorSantos, Lívia Maria Monteiro
dc.date.accessioned2023-12-22T02:33:27Z-
dc.date.available2023-12-22T02:33:27Z-
dc.date.issued2016-10-31
dc.identifier.citationSANTOS, Lívia Maria Monteiro. Interfaces entre a educação especial e a educação profissional: concepções e ações político-pedagógicas. 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12974-
dc.description.abstractA presente pesquisa se propôs a estudar a Interface entre a Educação Especial e a Educação Profissional em uma Instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, especificamente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), campus Macapá. A dissertação objetivou caracterizar as concepções e ações político-pedagógicas, desse campus, sobre a inclusão do público-alvo da Educação Especial na Educação Profissional Técnica de Nível Médio; analisar o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFAP na perspectiva de observar diretrizes que se voltem para o atendimento desse público, considerando os objetivos da Educação Especial e Educação Profissional Técnica de Nível Médio; avaliar as implicações político-pedagógicas da legislação nas ações desenvolvidas pelo IFAP em relação ao atendimento do público-alvo da Educação Especial; avaliar os impactos das concepções político-pedagógicas sobre as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFAP. Nossas questões de estudo foram: Qual é a concepção de inclusão afirmada pelo IFAP, campus Macapá, em relação ao aluno público-alvo da Educação Especial no Ensino Profissional Técnico de Nível Médio? Quais ações político-pedagógicas são observadas a fim de garantir o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos público-alvo da Educação Especial no Ensino Profissional Técnico de Nível Médio no IFAP, campus Macapá? Como se revela a interface entre a Educação Especial e Educação Profissional no IFAP, campus Macapá? Alicerçada na Teoria Crítica, como suporte teórico-metodológico, enfatizando os estudos de Theodor Adorno e seus comentadores, em especial Damasceno, a análise do objeto de estudo foi realizada. Estabelecemos como procedimentos e/ou instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental, onde analisamos o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFAP, bem como aplicamos questionários e realizamos entrevistas semiestruturadas com os gestores. Os resultados revelam que esse campus conduz seus trabalhos, no que se refere à relação da Educação Especial e a Educação Profissional, com base em uma concepção de orientação inclusiva, que entende a escola como um lugar para a participação de todos. Entretanto, apresenta dificuldades no que se refere à interlocução dos profissionais que atuam no Instituto, trazendo perdas para o planejamento e execução de ações político-pedagógicas voltadas para a interface entre essas modalidades de Ensino, visto que a maior parte das estratégias de inclusão é realizada pelo NAPNE.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectCritical Theoryeng
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectTeoria Críticapor
dc.titleInterfaces entre a Educação Especial e a Educação Profissional: Concepções e ações político-pedagógicaspor
dc.title.alternativeInterfaces between Special Education and Professional Education: Conceptions and political-pedagogical Actionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present research proposed to study the relation between Special Education and Professional Education in an institution of the Federal Professional Education, Science and Technology Network, specifically the Federal Institute of Education, Science Technology of Amapá (IFAP), campus Macapá. The dissertation aimed to characterize the conceptions and political-pedagogical actions of that campus on the inclusion of the audience of special education on high school professional technical education; analyze the Institutional Development Plan of IFAP from the perspective of observing the guidelines to assist that public, considering the objectives of special education and high school professional technical education; evaluate the political and pedagogical implications of the legislation in the actions developed by IFAP in relation to the care of the audience special education; evaluate the impacts of political and pedagogical conceptions of the actions developed by Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE (Assistance to People with Special Educational Needs Center) of IFAP. To achieve these goals it was necessary to resolve the following questions: What is the concept of inclusion signed and affirmed by IFAP campus Macapá, in relation to the target audience student of special education at the high school professional technical education? What political and pedagogical actions are observed in order to ensure access, participation and learning of the target audience of special education and students in high school technical professional education in IFAP campus Macapá? How it presents the interface between special education and professional education in IFAP campus Macapá? The dates were collected from documentary research, which analyzed the Institutional Development Plan of IFAP and questionnaire and semi-structured interview aimed at managers who work on campus. The analysis of the object of study was carried out based in Critical Theory, as a theoretical and methodological support, emphasizing the studies of Theodor Adorno. It is worth noting that other scholars, such as Damasceno. The results shows that this campus, conducts its work, regarding the relation of special education and professional education, based on an inclusive orientation conception that understands the school as a place for participation. However it presents difficulties with regard to the dialogue of professionals working at the Institute, resulting in losses for the planning and execution of political and pedagogical actions aimed at the interface between these categories of education, since most of the inclusion strategies are performed by NAPNE.eng
dc.contributor.advisor1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee2Gonçalves, Silvia Maria Melo
dc.creator.ID639.483.462-91por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9352420404547292por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesADORNO, T. W. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995a. _____________________. Notas marginais sobre teoria e práxis. In: ADORNO. Palavras e Sinais: modelos críticos 2. Petrópolis: Vozes, 1995b ADORNO, T.W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de janeiro: Zahar, 1985. AINSCOW, Mel. O que significa inclusão? Entrevista concedida a Centro de referência em Educação Mário Covas (Comunicação Oral), São Paulo, Brasil, 2002 Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br> Acesso em: 02 mai de 2016. ALVES, D. O; BARBOSA, K. A. M. Experiências Educacionais Inclusivas: refletindo sobre o cotidiano escolar. In. Experiências educacionais inclusivas: Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. (Orgs). BERENICE W. R. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006. BRASIL. Um passado vestido de futuro: fragmentos da memória da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. 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Brasília: MEC/SEESP/GAB/2011 __________.Nota Técnica nº 06, de 11 de Março de 2011. Avaliação de estudante com deficiência intelectual. Brasília: MEC/SEESP/GAB/2011. __________.Nota Técnica nº 03, de 28 de Fevereiro de 2011. Atendimento de estudantes com deficiência com 18 anos ou mais. Brasília: MEC/SEESP/GAB/2011. ________. Nota Técnica nº 04, de 23 de Janeiro de 2014. Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar. Brasília: MEC / SECADI / DPEE/2014. ________. Nota Técnica nº 20, 18 de março de 2015. Orientações aos sistemas de Ensino visando ao cumprimento do artigo 7° da Lei n° 12764/2012 regulamentada pelo Decreto n° 8368/2014. Brasília: MEC / SECADI / DPEE/2015 ________. Nota Técnica nº 20, 10 de maio de 2013. Orientação à atuação dos Centros de AEE, na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC / SECADI / DPEE/2013 ________. Nota Técnica nº 23, 10 de janeiro de 2014. Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar. Brasília: MEC / SECADI / DPEE/2013. ________. Nota Técnica nº 28, 21 de março de 2013. Uso do Sistema de FM na escolarização de estudantes com Deficiência Auditiva. Brasília: MEC / SECADI / DPEE/2013. ________.Nota Técnica nº 055, 10 de Maio de 2013. Orientação à atuação dos Centros de AEE, na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC / SECADI / DPEE/2013. CARNEIRO, M. A. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva, artigo a artigo. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. CARVALHO, R.E. A Nova LDB e a Educação Especial. 4. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2007. CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs). – São Paulo: Cortez, 2005. COSTA, V. A. 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