Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12970
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMachado, Rômulo Ribeiro
dc.date.accessioned2023-12-22T02:33:10Z-
dc.date.available2023-12-22T02:33:10Z-
dc.date.issued2017-10-02
dc.identifier.citationMachado, Rômulo Ribeiro. Sateré-Mawé, a identidade indígena no espaço escolar. 2017. [74 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12970-
dc.description.abstractO objetivo geral dessa dissertação é descrever o tratamento dado pelos alunos da turma de 1º Ano do Curso Técnico de Nível Médio na Forma Integrada em Agropecuária (1° AGRO) do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM), Campus Maués (CMA) às representações da identidade do cidadão pertencente ao povo Sateré-Mawé que se faz presente na zona urbana e rural da cidade de Maués, Amazonas. As questões norteadoras foram: A partir de quais fontes de informação e de saberes o povo Sateré-Mawé é descrito na sociedade local? Qual o perfil socioeconômico da turma 1º AGRO e a sua percepção da identidade etnicorracial do cidadão pertencentes ao povo Sateré-Mawé? Como eles tratam essa questão etnicorracial? Para responder às estas questões, esta pesquisa seguiu uma metodologia de investigação qualitativa na perspectiva dos estudos culturais. Para atender ao objetivo geral, foi realizada uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Este estudo está divido em dois capítulos. O primeiro, intitulado Sateré-Mawé, traz a história e a cultura deste povo, apresentando esta etnia e como sua identidade está entrelaçada com o guaraná, buscando mostrar como ela é apresentada por pesquisadores e memorialistas, com o intuito de situar o leitor no contexto regional. Além disso, há também a visão da sociedade e da economia da cidade de Maués, bem como a história do IFAM e do CMA no contexto sócio-histórico, citando aspectos relevantes do Curso Técnico em Agropecuária. No segundo capítulo, A identidade indígena no espaço escolar, está a descrição do perfil da turma 1° AGRO e como ela percebe o povo Sateré-Mawé. A partir de questionários e entrevistas semiestruturadas, apresentou-se essas representações de identidade, ou seja, como os discentes veem e tratam o cidadão pertencente a este povo. As percepções foram escolhidas e analisadas a partir de assuntos relacionados a estereótipos e preconceitos. Por fim, nas Considerações Finais, estão apontamentos sobre os caminhos que foram e poderão vir a serem seguidos pelo IFAM CMA no tocante a questões relevantes para o cenário local, além das dúvidas e novas ideias que surgiram ao longo da pesquisa, além de encaminhamentos para outros estudos dentro da esfera pesquisadapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIndigenous educationeng
dc.subjectMauéseng
dc.subjectEducação Indígena, ,por
dc.subjectSateré-Mawépor
dc.subjectMauéspor
dc.titleSateré-Mawé, a identidade indígena no espaço escolarpor
dc.title.alternativeSateré-Mawé, the Indigenous Identity in School Spaceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe general objective of this dissertation is to describe the treatment given by the students of the 1st year class of the Technical Course of Middle Level in the Integrated Form in Agropecuária (1st AGRO) of the Federal Institute of Education of Amazonas (IFAM), Campus Maués (CMA) at Representations of the identity of the citizen belonging to the Sateré-Mawé people that is present in the urban and rural zone of the city of Maués, Amazonas. The guiding questions were: From what sources of information and knowledge are the Sateré-Mawé people described in local society? What is the socioeconomic profile of the 1st AGRO class and their perception of the ethnic-racial identity of the citizen belonging to the Sateré-Mawé people? How do they address this ethnic-racial issue? To answer these questions, this research followed a methodology of qualitative research from the perspective of cultural studies. To meet the general objective, an exploratory, bibliographical and documentary research was carried out. This study is divided into two chapters. The first, entitled Sateré-Mawé, brings the history and culture of this people, presenting this ethnicity and how their identity is intertwined with guaraná, trying to show how it is presented by researchers and memorialists, with the intention of situating the reader in the context regional. In addition, there is also the vision of the society and economy of the city of Maués, as well as the history of the IFAM and the CMA in the socio-historical context, citing relevant aspects of the Technical Course in Agriculture. In the second chapter, The indigenous identity in the school space, is the description of the profile of the 1st AGRO class and how it perceives the Sateré-Mawé people. From questionnaires and semi-structured interviews, these representations of identity were presented, that is, how the students see and treat the citizen belonging to this people. The perceptions were chosen and analyzed from subjects related to stereotypes and prejudices. Finally, in the Final Considerations, there are notes on the paths that have been and may be followed by the IFAM CMA on issues relevant to the local scenario, in addition to the doubts and new ideas that emerged throughout the research, as well as referrals to Other studies within the researched sphereeng
dc.contributor.advisor1Santos, Miriam de Oliveira
dc.contributor.advisor1ID77318692704por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6150444010498123por
dc.contributor.referee1Pereira, Edmundo Marcelo Mendes
dc.contributor.referee2Loureiro, Thiago de Niemeyer Matheus
dc.creator.ID5185252706por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2066380980374521por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesAGUIAR, Márcio Mucedula. A construção das hierarquias sociais: classe, raça, gênero e etnicidade. Cadernos de Pesquisa do CDHIS. N. 36/37. Ano 20. p. 83-88. 2007. ANDRÉ, Marli E.D. A. A pesquisa no cotidiano escolar. In: FAZENDA, IVANI (Org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. 12° Ed. São Paulo: Cortez, 2010. Cap. 3, p. 39-50. ANUÁRIO ESTATÍSTICO DO IFAM 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, ano 1, nº 1, jan./dez./2011 – Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2013. BARROS, Marcus Luiz Barroso 1999, Quo vadis? para onde vão os Sateré-Mawé? 1999 Versão original em português (Arquivo LAW) BARROS, Marcus Luiz Barroso 1999. Quo vadis? Dove vanno gli indios Sateré-Mawé? 1999 in: Julio Samper. (Org.). Il Guaraná dei Sateré-Mawé - Contributo alla conoscenza e valorizzazione delle risorse vegetali e animali dell'America Latina. Roma: Quaderni IILA, 1999, Istituto Italo-Latinoamericano, Vice Segretaria Tecnico-Scientifica. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1991. BONIN, Iara Tatiana. E por falar em povos indígenas...: quais narrativas contam em práticas pedagógicas? Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Porto Alegre: 2007. __________________. E por falar em povos indígenas...: uma conversa sobre práticas pedagógicas que ensinam identidade e diferenças. Anais da 30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Caxambu, 2007. BOTELHO, Denise. Aya nini (coragem): educadores e educadoras no enfrentamento de práticas racistas em espaços escolares. Dissertação (Mestrado em Integração da América Latina) – Universidade de São Paulo, 2000. BOURDIEU, Pierre. O Poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989. BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Documentos. N° 16. 2001. _______. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Parecer Nº 7/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. _______. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Resolução N0º 4/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. _______. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Parecer Nº 5/2011 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. _______. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Resolução Nº 2/2012 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. 62 _______. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Parecer Nº 11/2012 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. _______. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Resolução Nº 06/2012 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. _______. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Resolução CNE/CEB Nº 1/2004. Estabelece Diretrizes Nacionais para a organização e realização de Estágio de alunos da Educação Profissional e do Ensino Médio, inclusive nas Modalidades de Educação Especial e de Educação de Jovens e Adultos. _______. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em 17 mar. 2014. _______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília. CNE/CP/DF, 2013. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em 17 mar. 2014. _______. Educação Profissional e Tecnológica: legislação básica – Rede Federal. 7. ed. Brasília: MEC/SETEC, 2008. _______. Lei 11.741/2008, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Disponível em <http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/93433/lei-11741-08>. _______. Lei 11.788/2008, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm>. _______. Lei nº 11.465, de 10 de março de 2008. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em 17 mar. 2014. _______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – Edição 2012. Disponível em <http://catalogonct.mec.gov.br/ _______. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Portaria Ministerial N0 397, de 9 de outubro de 2002. _______. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em 17 mar. 2014. _______. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília: MEC/Secretaria de Ensino Fundamental, 1997. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em 17 mar. 2014. 63 _______. Plano Nacional de Educação. Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Redação Final. Projeto De Lei Nº 8.035-B de 2010. www.planalto.gov.br. Acesso em 17 mar. 2014. _______. Religiosidade afrobrasileira e o meio ambiente: vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília/UNESCO, 2007. CANEN, A. Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares. Cadernos de Pesquisa, nº 111, dez/2000. CANDAU, Vera (org.). Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2008. ________ . Sociedade, educação e cultura (s). Petrópolis: Vozes, 2002. CARNEIRO, Alcinei Pimentel. Memórias do município de Maués/Alcinei Carneiro Pimentel. – Manaus: Governo do Estado do Amazonas – Secretaria de Estado de Cultura, 2012. CARVALHO, Isabel Cristina de M. Educação ambiental crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: Layrargues, Philippe Pomier (coord.) Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. CASTRO, Claudio de Moura. A prática da pesquisa. 2ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. CONSUP/IFAM. Resolução N0 28, de 22 de agosto de 2012. Regulamento da Organização Didático-Acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. DEMO, Pedro, 1941. Pesquisa: princípio científico e educativo. 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2009. (Biblioteca da educação. Série 1. Escola: v. 14) _________________. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livro Editora, 2ª edição 2008. 140p. DIEHL, Astor Antônio. Cultura historiográfica: memória, identidade e representação. Bauru, SP: EDUSC, 2002. FARACO, Raphael. Maués – Terra, gente e memórias. Manaus: Editora Valer, 2006. FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia em pesquisa educacional. 12ª Ed. São Paulo: Cortez, 2010. FONSECA, Luiz Almir Menezes. Metodologia ao alcance de todos. 3. Edição. Manaus: Editora Valer, 2008. 64 FRABONI, Maurício. Waraná: O Legítimo Guaraná dos Sateré-Mawé. Povos indígenas do Brasil 1996/2000 – Instituto Sócio a Ambiental. GABRIEL, Carmen Teresa. Conhecimento escolar, cultura e poder: desafios para o campo do currículo em “tempos pós”. In: MOREIRA, A.F. e CANDAU, Vera (orgs.) Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2008. GIROUX, Henry. O pós-modernismo e o discurso da crítica educacional. In: SILVA, Tomás Tadeu da (org.). Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. ______________. Praticando estudos culturais nas faculdades de Educação. In: SILVA, Tomás Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. GRUBER, Ademar Xico. A história de Maués: Um caminho através do tempo: Da sua fundação aos nossos dias. Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Maués, 2010. HALL, H. Da diáspora: identidade e mediações culturais. 1ª reimpresão. Belo Horizonte: UFMG, 2006. HÜTTNER, Edison. Educação indígena brasileira. Revista Anec. Edição 03 – Ano II, março 2009. IFAM. Disponível em: <http://www.ifam.edu.br/portal/ifam/a-instituicao>. Acesso em 13 de março de 2015. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2010. LORENZ, Sônia da Silva. Sateré-Mawé: os filhos do guaraná. São Paulo: Centro de Trabalho Indigenista, 1992. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MARTINS, Joel. A pesquisa qualitativa. In: FAZENDA, IVANI (Org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. 12° Ed. São Paulo: Cortez, 2010. Cap. 3, p. 51-63. MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus. 1997. NASCIMENTO, Aguinaldo Figueiredo. História do Amazonas. Manaus: Editora Valer, 2011. NETO, João Batista; BRANCO, Antônio Venâncio Castelo. O IFAM na percepção discente. Manaus: Gráfica Moderna, 2013. NOVELLI, Pedro Geraldo. A sala de aula como espaço de comunicação: reflexões em torno do tema. Interface — Comunicação, Saúde, Educação, v.1, n.1, 1997. 65 OLIVEIRA, Martha Khol de. Vygotsky e o processo de formação de conceitos. In: LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Martha K. ; DANTAS, Heloísa. Piaget, Vygotsky e Wallon. São Paulo: Summus, 1992. OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Os (Des)Caminhos da identidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais - VOL. 15 N° 42, 2000, p. 7-21. PACHECO, Eliezer Moreira. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. – Natal: IFRN, 2010. PEREIRA, Nunes. Os índios Maués. 2ª ed. Ver. Manaus: Editora Valer e Governo do Estado do Amazonas, 2003. PEREIRA, Nunes. Os índios Maués. Edição da “Organização Simões” Rio, 1954. PROJETO WARANA. Disponível em: <http://www.projetowarana.com.br/>. Acesso em 24 de junho de 2015. PORTAL DA AMAZÔNIA. Disponível em: <http://www.portalamazonia.com.br/secao/amazoniadeaz/interna.php?id=76>. Acesso em 24 de junho de 2015. PORTAL DOS FILHOS DO GUARANÁ. Disponível em: <http:// www.nosuken.com>. Acesso em 16 de julho de 2015. POVOS INDÍGENAS NO BRASIL. Disponível em: <http://www. http://pib.socioambiental.org/pt/povo/satere-mawe>. Acesso em 25 de junho de 2015. REGO, Walfredo. Guerra Verde na Idade Mídia. Manaus, 2009. RIBEIRO, Berta G. O índio na cultura. Rio de Janeiro;1987. 3ª edição, 2000. ________________. Os índios das águas pretas: modo de produção e equipamento produtivo. São Paulo: Companhia das Letras: Editora da Universidade de São Paulo, 1995. RIBEIRO, Darcy. Os índios e a civilização: a integração das populações indígenas no Brasil Moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 11ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. SANTOS, Miriam de Oliveira; ZANINI, Maria Catarina Chitolina. Comemorações e celebrações das memórias das migrações. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, julho 2011. SEVERINO, Antônio Joaquim,1941 – Metodologia do trabalho científico. 23ª Ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007. SILVA, Caetano Juracy Resende (Org.). Institutos Federais lei 11.892, de 29/11/2008: comentários e reflexões. – Natal: IFRN, 2009. 66 SILVA, Marilene Corrêa da. O Paiz do Amazonas. Manaus: Editora Valer. Governo do Estado do Amazonas. Uninorte, 2004. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade. São Paulo: Cortez, 1999. ___________________. Identidade e diferença. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. SOUZA, Cristiane Gonçalves de. Projeto Sagrada Natureza: currículo em ação – uma experiência multicultural na aplicação da Lei 11.645/2008. Cristiane Gonçalves de Souza. Rio de Janeiro. UFRJ. 2012. SITE BAETURISMO. Disponível em: http://www.baeturismo.net/paginas%20mestras/area%20indigena.htm>. Acesso em 25 de junho de 2015. TEIXEIRA, Pery (organização e coordenação geral). Sateré-Mawé: retrato de um povo indígena, UNICEF. 2005. UFAM. Revista Amazonense de História da Universidade Federal do Amazonas, v. 1, n. 1, (2002- ). Manaus: EDUA, 2002. Anual.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6082/2016%20-%20Romulo%20Ribeiro%20Mahado.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21016/2016%20-%20Romulo%20Ribeiro%20Mahado.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27335/2016%20-%20Romulo%20Ribeiro%20Mahado.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33788/2016%20-%20Romulo%20Ribeiro%20Mahado.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40148/2016%20-%20Romulo%20Ribeiro%20Mahado.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46512/2016%20-%20Romulo%20Ribeiro%20Mahado.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52936/2016%20-%20Romulo%20Ribeiro%20Mahado.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59342/2016%20-%20Romulo%20Ribeiro%20Mahado.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2129
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-10-25T12:18:27Z No. of bitstreams: 1 2016 - Romulo Ribeiro Mahado.pdf: 1385525 bytes, checksum: e1ff65e882b87ac3d19f9c4654c3ea3d (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-25T12:18:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Romulo Ribeiro Mahado.pdf: 1385525 bytes, checksum: e1ff65e882b87ac3d19f9c4654c3ea3d (MD5) Previous issue date: 2017-10-02eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Romulo Ribeiro Machado.pdfRomulo Ribeiro Mahado1.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.