Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12970
Tipo do documento: Dissertação
Title: Sateré-Mawé, a identidade indígena no espaço escolar
Other Titles: Sateré-Mawé, the Indigenous Identity in School Space
Authors: Machado, Rômulo Ribeiro
Orientador(a): Santos, Miriam de Oliveira
Primeiro membro da banca: Pereira, Edmundo Marcelo Mendes
Segundo membro da banca: Loureiro, Thiago de Niemeyer Matheus
Keywords: Indigenous education;Maués;Educação Indígena, ,;Sateré-Mawé;Maués
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 2-Oct-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Machado, Rômulo Ribeiro. Sateré-Mawé, a identidade indígena no espaço escolar. 2017. [74 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Abstract: O objetivo geral dessa dissertação é descrever o tratamento dado pelos alunos da turma de 1º Ano do Curso Técnico de Nível Médio na Forma Integrada em Agropecuária (1° AGRO) do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM), Campus Maués (CMA) às representações da identidade do cidadão pertencente ao povo Sateré-Mawé que se faz presente na zona urbana e rural da cidade de Maués, Amazonas. As questões norteadoras foram: A partir de quais fontes de informação e de saberes o povo Sateré-Mawé é descrito na sociedade local? Qual o perfil socioeconômico da turma 1º AGRO e a sua percepção da identidade etnicorracial do cidadão pertencentes ao povo Sateré-Mawé? Como eles tratam essa questão etnicorracial? Para responder às estas questões, esta pesquisa seguiu uma metodologia de investigação qualitativa na perspectiva dos estudos culturais. Para atender ao objetivo geral, foi realizada uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Este estudo está divido em dois capítulos. O primeiro, intitulado Sateré-Mawé, traz a história e a cultura deste povo, apresentando esta etnia e como sua identidade está entrelaçada com o guaraná, buscando mostrar como ela é apresentada por pesquisadores e memorialistas, com o intuito de situar o leitor no contexto regional. Além disso, há também a visão da sociedade e da economia da cidade de Maués, bem como a história do IFAM e do CMA no contexto sócio-histórico, citando aspectos relevantes do Curso Técnico em Agropecuária. No segundo capítulo, A identidade indígena no espaço escolar, está a descrição do perfil da turma 1° AGRO e como ela percebe o povo Sateré-Mawé. A partir de questionários e entrevistas semiestruturadas, apresentou-se essas representações de identidade, ou seja, como os discentes veem e tratam o cidadão pertencente a este povo. As percepções foram escolhidas e analisadas a partir de assuntos relacionados a estereótipos e preconceitos. Por fim, nas Considerações Finais, estão apontamentos sobre os caminhos que foram e poderão vir a serem seguidos pelo IFAM CMA no tocante a questões relevantes para o cenário local, além das dúvidas e novas ideias que surgiram ao longo da pesquisa, além de encaminhamentos para outros estudos dentro da esfera pesquisada
Abstract: The general objective of this dissertation is to describe the treatment given by the students of the 1st year class of the Technical Course of Middle Level in the Integrated Form in Agropecuária (1st AGRO) of the Federal Institute of Education of Amazonas (IFAM), Campus Maués (CMA) at Representations of the identity of the citizen belonging to the Sateré-Mawé people that is present in the urban and rural zone of the city of Maués, Amazonas. The guiding questions were: From what sources of information and knowledge are the Sateré-Mawé people described in local society? What is the socioeconomic profile of the 1st AGRO class and their perception of the ethnic-racial identity of the citizen belonging to the Sateré-Mawé people? How do they address this ethnic-racial issue? To answer these questions, this research followed a methodology of qualitative research from the perspective of cultural studies. To meet the general objective, an exploratory, bibliographical and documentary research was carried out. This study is divided into two chapters. The first, entitled Sateré-Mawé, brings the history and culture of this people, presenting this ethnicity and how their identity is intertwined with guaraná, trying to show how it is presented by researchers and memorialists, with the intention of situating the reader in the context regional. In addition, there is also the vision of the society and economy of the city of Maués, as well as the history of the IFAM and the CMA in the socio-historical context, citing relevant aspects of the Technical Course in Agriculture. In the second chapter, The indigenous identity in the school space, is the description of the profile of the 1st AGRO class and how it perceives the Sateré-Mawé people. From questionnaires and semi-structured interviews, these representations of identity were presented, that is, how the students see and treat the citizen belonging to this people. The perceptions were chosen and analyzed from subjects related to stereotypes and prejudices. Finally, in the Final Considerations, there are notes on the paths that have been and may be followed by the IFAM CMA on issues relevant to the local scenario, in addition to the doubts and new ideas that emerged throughout the research, as well as referrals to Other studies within the researched sphere
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12970
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Romulo Ribeiro Machado.pdfRomulo Ribeiro Mahado1.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.