Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12939
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBrandão, Eliel Guimarães
dc.date.accessioned2023-12-22T02:31:05Z-
dc.date.available2023-12-22T02:31:05Z-
dc.date.issued2016-12-20
dc.identifier.citationBRANDÃO, Eliel Guimarães. Entre a inovação e a tradição: interculturalidade e técnica de produção/cultivo de alimentos na comunidade indígena de Umariaçu II, Tabatinga-AM. 2016. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12939-
dc.description.abstractA contribuição dos povos indígenas, para o processo histórico do país, se estende desde a chegada dos primeiros colonizadores à essas terras. Embora tenha ocorrido uma troca de saberes entre essas indígenas e não-indígenas, o que prevaleceu foram os conceitos e práticas implementados pelos ‘homens brancos’, que influenciaram diretamente a história da agricultura local. Assim, o presente trabalho objetivou acompanha uma experiência fundamentada na proposta de promover o desenvolvimento dos cultivos plantados pelos indígenas locais. A presente pesquisa foi realizada na comunidade indígena de Umariaçu II, localizada no município Tabatinga-AM. Este trabalho destinou-se a observar e acompanhar agricultores familiares indígenas e/ou coletores indígenas, residentes na comunidade de Umariaçu II, que foram convidados a participar de uma unidade demonstrativa no Sítio Homem Imitador. Com base nas atividades realizadas na unidade demonstrativa, elegeu-se pontos de contato que foram analisados por esse estudo, além de realizar uma seção iconográfica das cenas interculturais vividas ali. O acompanhamento dessa unidade prolongou-se por toda sua implantação, desde a limpeza do terreno, preparo do solo, plantio e visitas de acompanhamento, bem como a colheita, socializações, a devolução da área para os agricultores locais e o estado da unidade após repassada aos colaboradores. Assim, pode-se conhecer os encontros culturais gerados ao longo do processo, bem como o relacionamento construído com a comunidade indígena, onde foram comunicados ali valores e pensamentos científicos, buscando o diálogo entre as culturas.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAgricultureeng
dc.subjectIndigenous Peopleseng
dc.subjectCultural Encounterseng
dc.subjectAgriculturapor
dc.subjectIndígenaspor
dc.subjectEncontros Culturaispor
dc.titleEntre a inovação e a tradição: interculturalidade e técnica de produção/cultivo de alimentos na comunidade indígena de Umariaçu II, Tabatinga-AMpor
dc.title.alternativeBetween innovation and tradition: interculturality and food production / cultivation technique in the indigenous community of Umariaçu II, Tabatinga-AMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe contribution of indigenous peoples to the country’s historical process, extends from the arrival of the first settlers to these lands. Although there was an exchange of knowledge between these indigenous and non-indigenous peoples, what prevailed were the concepts and practices implemented by the 'white men', which directly influenced the history of local agriculture. Thus, the present work aimed at accompanying an experience based on the proposal to promote the development of crops planted by local indigenous people. The present research was carried out in the indigenous community of Umariaçu II, located in Tabatinga-AM municipality. This work was aimed at observing and monitoring indigenous family farmers and / or indigenous collectors residing in the community of Umariaçu II, who were invited to participate in a demonstration unit in Sítio Homem Imitador. Based on the activities carried out in the demonstrative unit, contact points that were analyzed by this study were selected, as well as an iconographic section of the intercultural scenes lived there. The follow-up of this unit has continued throughout its implementation, from clearing the land, preparing the soil, planting and follow-up visits, as well as harvesting, socializing, returning the area to local farmers and the status of the unit after contributors. Thus, one can get to know the cultural encounters generated throughout the process, as well as the relationship built with the indigenous community, where scientific values and thoughts were communicated, seeking dialogue among cultures.eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.advisor1ID627.079.737-34por
dc.contributor.advisor-co1Gonçalves, Bruno Simões
dc.contributor.referee1Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.referee2Souza, Ana Claudia Ribeiro de
dc.contributor.referee3Calegare, Marcelo Gustavo Aguiar
dc.contributor.referee4Gonçalves, Bruno Simões
dc.creator.ID003.351.632-46por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1666096952374457por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALVES, R. N. B. Características da agricultura indígena e sua influência na produção familiar da Amazônia. Belém: EMBRAPA Amazônia Ocidental, 2001. ARAÚJO, A. L. O. Contribuições a uma Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) Indigenista. ARAÚJO, A. L. O.; VERDUM, R. (orgs.). Experiências de Assistência Técnica e Extensão Rural junto aos Povos Indígenas: o desafio da interculturalidade. Brasília: MDA, 2010, p. 334. ARAÚJO, L. Ticuna: cultural indígena. Disponível em: http://indigenagrupo. blogspot.com.br/2010/06/ticuna.html. Acesso: 10/10/2016. ARRUDA, R. S. V. Os dilemas da relação intercultural: limites da autonomia indígena para o estabelecimento de um verdadeiro diálogo. DANTAS, S. D. Diálogos Interculturais: reflexões interdisciplinares e intervenções psicossociais. São Paulo: São Paulo: IEA-USP, 2012. p. 161-168. ASBRAER. A ASBRAER - Institucional. Disponível em: http://www.asbraer.org.br/institucional. Acesso: 20/11/2014. ATAÍDE, L. Tabatinga: crônicas fronteiriças. Bogotá: Gente Nueva, 2015. BENJAMIN, W. Pequena História de Fotografia. Obras Escolhidas, v.1. 7.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. BORBA, E. M. A importância do conhecimento empírico: o caso da influência da lua na produção da cultura da mandioca (Manihot esculeta Crantz) no processo ensinoaprendizagem do CEFET de Urutai-GO. Dissertação de mestrado. Seropédica, RJ: UFRRJ/IA, 2005. BRASIL. Lei n 6.126, de 6 de novembro de 1974. Autoriza o Poder Executivo a instituir a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMBRATER) e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970- 1979/L6126.htm. ______. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Fundamentos teóricos, orientações e procedimentos metodológicos para a construção de uma pedagogia de ATER. Brasília: MDA/SAF, 2011. ______. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural: versão final. Brasília: MDA/SAF, 2004. CARDOSO, T. Manejo da agrobiodiversidade na agricultura indígena de corte e queima do baixo rio Negro, Amazonas, Brasil. Revista Brasileira de Agroecologia. Vol. 4, nº 2, 2009. CONSELHO DA EUROPA. Livro Branco sobre o Diálogo Intercultural. Estraburgo: COE, 2008. CUNHA, M. C. O futuro da questão indígena. Estudos Avançados. 8(20), p. 121-136, 1994. DANTAS, S. D. (Org.) Diálogos interculturais: reflexões interdisciplinares e intervenções psicossociais. São Paulo: IEA-USP, 2012. DEMO, P. Pesquisa Participante: Mito e realidade. Brasília: UnB/INEP, 1982. DIBBITS, I. A Interculturalidade Deve Apontar para a Atitude de Assumir Positivamente a Situação de Diversidade Cultural. Revista RETS, n. 6, 2010. EMATER. Métodos e meios de comunicação em extensão rural: glossário. Rio Grande do Sul: ASCAR, 2009. EMBRAPA. A utilização de unidades demonstrativas para a transferência de tecnologia. 2010. Disponível em: http://www.clicnews.com.br/agropecuaria/view.htm?id=117997. FAUSTO, B. História do Brasil. 14 ed. atual. e ampl. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP), 2012. FERNANDES, C. M. [et al]. Ngiã nüna tadaugü i torü naãne: vamos cuidar da nossa terra. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2006. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 31 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. FORZA, C. Survey research in operations management: a process-based perspective. International Journal of Operations & Production Management. V. 22, Nº. 2, 2002. FURTADO, C. Dialéctica del desarrollo: diagnóstico de la crisis del Brasil. 3ª reimp. Fondo de Cultura Económica: Bogotá, 1977. ______. Formação econômica do Brasil. 32 ed. Companhia Editorial Nacional: São Paulo, 2005. GARCÉS, C. L. L. Tikunas brasileiros, colombianos e peruanos: etnicidade e nacionalidade na região das fronteiras do Alto/Solimões. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2014. GILBERTO, I. J. L. A pesquisa qualitativa com a utilização de imagens. Internacional Studies on Law and Education. Portugal: IJI - Universidade do Porto/CEMOrOc-Feusp, setdez, 2015. GOULARD, J. P. Entre mortales e inmortales: el ser según los ticunas de la Amazonía. Peru: CAAAP/IFEA, 2009. _______. El noroeste amazónico em perspectiva: una lectura desde los siglos V-VI hasta 1767. Mundo Amazónico, vol. 1. Letícia, Amazonas, Colombia: IMANI/UNAL, 2010. HECKENBERGER, M. J.; NEVES, E. G.; PETERSEN, J. B. De onde surgem os modelos? As origens e expansões Tupi na Amazônia Central. Revista de Antropologia, vol. 41, n. 1. São Paulo: 1998. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010: Características gerais dos indígenas: resultado do universo. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. ______. Os indígenas no Censo demográfico 2010: primeiras considerações com base no quesito cor ou raça. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. IDAM. Relatório de atividades 2009. Manaus: DEPLA/IDAM, 2010. JUNQUEIRA, C. Antropologia Indígena: Uma Introdução. São Paulo: Educ, 1991. LEMOS, M. Interculturalidade e o ensino de lê: uma questão em discussão. Estudos hispânicos: língua, literatura, ensino, pesquisa. Rio de Janeiro: APEERJ, 2009. LUCIANO, G. S. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006. LUPI, P. História da extensão rural e extensão rural no Brasil. Viçosa: UREMG/ETA – Projeto 39, 1962. MACÊDO, A. M. [et al.]. Economia indígena: os modos de produzir e viver dos Ticuna na cidade de Tabatinga (AM). XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. São Paulo: ABEP, 2014. MALINOWSKI, B. Prefácio da 1ª edição. ORTIZ, F. Contrapuento cubano del tabaco y el azúcar. Caracas, Venezuela: Biblioteca Ayacucho, 1987. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. V. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003. MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 2, p. 289-300, maio/ago, 2004. MARCOY, P. Viagem pelo rio Amazonas. 2 ed. Manaus: EDUA, 2006. MEGGERS, B. J. Amazônia, a ilusão de um paraíso. Rio de Janeiro: Ed. Civ. Bras., 1977. MIRANDA, E. E. Quando o Amazonas corria para o Pacífico: uma história desconhecida da Amazônia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. MUNIZ, J. N.; REZENDE, J. B.; BRESSAN, V. G. F. A Extensão Rural Pública e seus impactos no desenvolvimento municipal sustentável. Coleção Semear, v. 3. Brasília: ASBRAER/MDA, 2007. NODA, S. N. [et al.]. Paisagens e etnoconhecimentos na agricultura Ticuna e Cocama no alto rio Solimões, Amazonas. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 7, n. 2, 2012. NIMUENDAJU, C. Os índios Tucuna. Boletim do Museu do Índio: Antropologia. Rio de Janeiro: Museu do Indio, 1977. OLIVEIRA, M. M. As circunstâncias da criação da extensão rural no Brasil. Cadernos de Ciência & Tecnologia. V. 16. N. 2. Brasília, p. 97-134, maio/ago. 1999 OLIVEIRA FILHO, J. P. O nosso governo: os Ticuna e o regime tutelar. São Paulo: MCT/CNPQ, 1988. PAGLIARO, H.; AZEVEDO, M. M.; SANTOS, R. V. (Orgs.). Demografia dos Povos Indígenas no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz e Associação Brasileira de Estudos Populacinais/ABEP, 2005. PEIXOTO, M. Extensão Rural no Brasil – uma abordagem histórica da legislação. Textos para discussão, nº 48. Brasília, outubro, 2008. PRADO JÚNIOR, C. História Econômica do Brasil. 43 ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. RIBEIRO, B. G. O índio na cultura brasileira. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora Revan, 2000. RICARDO, B.; CAMPANILI, M. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2008. ROCHA, A. L. C.; ECKERT, C. Etnografia: Saberes e práticas. 2008 apud PINTO, C. R. J.; GUAZZELLI, C. A. B. Ciências Humanas: pesquisa e método. Porto Alegre: editora da Universidade, 2008. RODRIGUES, C. M. Cadernos 114 de Ciência & Tecnologia. Vol. 14, n. 1. P. 113-154. Brasília, 1997. RODRIGUEZ, R. D. Assistência técnica e extensão rural (ATER) apropriada aos povos indígenas: o caso do projeto “Produção Sustentável de Mandioca pelos Terena da Aldeia Argola”. Relatório Final de Estágio. Brasília: UNB/FUP, 2012. SANTOS, A. A. Narración tikuna del origen del território y de los humanos. Mundo Amazónico, vol. 1. Letícia, Amazonas, Colombia: IMANI/UNAL, 2010. SANTOS, L. G. Saber Tradicional x Saber Científico. Povos indígenas no Brasil 2001 a 2005. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2006. SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2001. SPRADLEY, J. P. Participant Observation. 1980 apud VIEIRA, L. J. E. S.; BARROSO, M. G. T. A abordagem etnográfica como caminho na Ampliação do cuidado de enfermagem. Revista RENE Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 7-12, jul./dez./2001. STEIMAN, R. A geografía das cidades de frontera: um estudo de caso de Tabatinga (Brasil) e Letícia (Colômbia). Dissertação de mestrado. UFRJ/CCMN, 2002. SWANSON, B. E. Extension Strategies for Poverty Alleviation – Lessons from China and India. The Journal of Agricultural Education and Extension, Volume 12, Issue 4, Dec. 2006, pages 285 – 299. Disponível em: < http://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/13892240601062488 >. TEIXEIRA, C. C. Servidão Humana na Selva – O aviamento e o barracão nos seringais da Amazônia. Manaus: Editora Valer/Edua, 2009. TOLEDO, V. M.; BARRERA-BASSOLS, N. La memoria biocultural: la importancia ecológica de las sabidurías tradicionales. Barcelona: Icaria Editorial, 2008. UNESCO. Relatório mundial da UNESCO: investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural. Paris: WS/CLT, 2009. VERDUM, R. Etnodesenvolvimento e mecanismos de fomento dos povos indígenas: a contribuição do subprograma Projetos Demonstrativos (PDA). LIMA, A. C. S.; BARROSOHOFFMANN, M. (orgs.). Etnodesenvolvimento e Políticas Públicas: bases para uma nova política indigenista. p. 87-105. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2002. VIEBRANTZ, K. P. M. A extensão rural: ambiente, agricultura e associativismo. Revista grifos. N. 25. P. 127-145. Dezembro, 2008. VIEIRA, L. M. M. Modernidade ou pós-modernidade: qual o período em que vivemos? (A ética tem lugar nesta discussão?). Bioenergia em revista: diálogos. Ano 2, n. 2, p. 66-78, jul./dez. 2012. YAMASHITA, L. M. R. Mecanização Agrícola. Rio Grande do Norte: IFRN/UFRN, 2010.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7478/2016%20-%20Eliel%20Guimar%c3%a3es%20Brand%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20806/2016%20-%20Eliel%20Guimar%c3%a3es%20Brand%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27079/2016%20-%20Eliel%20Guimar%c3%a3es%20Brand%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33506/2016%20-%20Eliel%20Guimar%c3%a3es%20Brand%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39948/2016%20-%20Eliel%20Guimar%c3%a3es%20Brand%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46288/2016%20-%20Eliel%20Guimar%c3%a3es%20Brand%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52644/2016%20-%20Eliel%20Guimar%c3%a3es%20Brand%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59142/2016%20-%20Eliel%20Guimar%c3%a3es%20Brand%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2199
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-02-09T16:19:53Z No. of bitstreams: 1 2016 - Eliel Guimarães Brandão.pdf: 1573488 bytes, checksum: 91595715d575c0989c4ef215a1ffdab1 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-09T16:19:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Eliel Guimarães Brandão.pdf: 1573488 bytes, checksum: 91595715d575c0989c4ef215a1ffdab1 (MD5) Previous issue date: 2016-12-20eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Eliel Guimarães Brandão.pdfDocumento principal1.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.