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Tipo do documento: Dissertação
Title: O agrotóxico como tema problematizador no ensino de Química na formação técnico agrícola
Other Titles: The pesticides as the generating theme in teaching Chemistry at technical agricultural majoring
Authors: Almeida, Marcelito Trindade
Orientador(a): Santos, Ana Cristina Souza dos
Primeiro membro da banca: Santos, Ana Cristina Souza dos
Segundo membro da banca: Campos, Marilia Lopes de
Terceiro membro da banca: Anjos, Maylta Brandão dos
Keywords: Ciência;Tecnologia e Sociedade (CTS);Educação em Ciências;Tema Gerador
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 11-Nov-2009
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ALMEIDA, Marcelito Trindade. O agrotóxico como tema problematizador no ensino de Química na formação técnico agrícola. 2009. 41 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ 2009.
Abstract: O desenvolvimento da indústria química visando produções sintéticas de novas substâncias foi intensificado a partir da II Guerra Mundial. Em conseqüência disto, nos lares, no trabalho industrial e agrícola, nos rios, e mares, e na atmosfera, em todo o planeta jazem substâncias químicas de origem antropogênica, criando muitas vezes riscos à saúde, ao meio ambiente e ao próprio futuro das sociedades humanas. Com o agravamento dos problemas ambientais e diante de discussões sobre a natureza do conhecimento científico e seu papel na sociedade, cresceu no mundo inteiro um movimento que passou a refletir criticamente sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Nesse contexto, analisou-se o processo de aprendizagem em Química a partir da abordagem CTS, utilizando o tema “Agrotóxicos” como eixo norteador para caracterizar o ensino, juntamente com os processos e os resultados das vivências com a população do Assentamento Nathur de Assis e suas implicações na formação do Técnico Agrícola. O contexto definido para o trabalho foi a Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês, localizada na cidade de Santa Inês/Bahia. Neste estudo estiveram envolvidos 38 alunos da terceira série do Curso Técnico Agrícola com Habilitação em Agropecuária e pequenos produtores assentados da região do Vale do Jequiriçá. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se três momentos pedagógicos: Problematização Inicial (PI), que visou problematizar, de forma dialógica, o tema a ser tratado na atividade educativa; Organização do Conhecimento, que teve por objetivo ampliar o diálogo advindo do PI; Aplicação do Conhecimento (AC), que visou trabalhar os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Os resultados obtidos a partir da mediação entre professor e alunos, indicam que muitos assentados já tinham sofrido algum tipo de intoxicação, por desconhecem a Lei Federal n. 9.974 de 06/06/00 e o Decreto n. 3.550 de 27/07/00, e que a utilização dos agrotóxicos no campo é maior que na cidade e verificou-se a necessidade de uma formação para os produtores. Após análise dos resultados podemos considerar que os conhecimentos adquiridos através do diálogo promovido dentro da disciplina puderam ser trabalhados de forma articulada com problemas sociais, promovendo uma aprendizagem mais significativa; A proposta possibilitou o envolvimento dos alunos através de uma participação ativa nas tarefas da sala de aula e no assentamento, contribuindo para uma formação mais comprometida com as questões sociais. Os conteúdos identificados, a partir da problematização apresentada, mostram-se apropriados e adequados para um projeto curricular de ensino de Química na educação básica e profissional, assim como no Curso Técnico em Agropecuária.
Abstract: The development of chemical industry products aimed at new synthetic substances has been reinforced since the Second World War. As a result, chemicals products of anthropogenic origin lie everywhere around the globe: at industrial and agricultural work, in the rivers on the seas, on the atmosphere and even at home; often creating health risks to the environment and the very future of human societies .As the environmental problems has become worse and the World discussing about scientific knowledge and its role in society is everywhere around the Globe, a movement that began to reflect critically on the relationship between science, technology and society (STS) has grown worldwide. In this context, we analyzed the learning process in chemistry from the CTS approach, using the theme "Pesticides guiding line to characterize the school, considering the procedures and results of experiments with the population of the settlement Nathur de Assis and Implications to graduating students in Technical Agriculture, as well. The context set for the study was the Federal School Agrotécnica of Santa Inês ( Escola Agrótecnica Federal de Santa Inês-BA), located in Santa Inês City-BA . Brazil. 38 senior students of the Technical Agriculture course and some peasants settled in the region of Vale do Jequiriçá were the group of the study . Three pedagogical moments were used in this work development: a) Initial Problematizing (IP), which aimed to problematize, in a dialogical, the topic to be addressed in educational activities; b) Knowledge Organization ( KO), which aimed to improve the IP dialogue ; c) Knowledge Application (KA), which aimed to work the conceptual contents, procedures and attitudes. The results from the mediation between teacher and student, indicated that many settlers had already suffered some kind of poisoning, unaware of the Federal Law 9974 of 06/06/00 and Decree 3550 of 27/07/00, and that the use of pesticides in the field is larger than in the city and there was a need for training to use such products avoiding any harm to the human being and Nature. After analyzing the results it was considered that the knowledge acquired through dialogue, promoted by the subject (chemistry), made it possible to work in an articulated way with social problems by promoting learning processes. The proposal enables the involvement of learners through an active role in the classroom and in the settlement, contributing to training more committed people to social issues. It was concluded that the identified matter from the questioning process is suitable and adequate to a project for teaching chemistry in basic education and training, and Technical Course in Agriculture.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12935
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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