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Tipo do documento: Dissertação
Title: O menino e o sabiá: proseando entre saberes e experiências camponesas na Comunidade Rural do Vale do Bonfim, em Petrópolis–RJ
Other Titles: The boy and the thrush: chatting between knowledge and experiences in the Rural Community of Vale do Bonfim – Petrópolis-RJ
Authors: Azevedo, Fabiano Francisco de
Orientador(a): Carvalho, Igor Simoni Homem de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Igor Simoni Homem de
Segundo membro da banca: Monteiro, Rosa Cristina
Terceiro membro da banca: Mello, Maristela Barenco Corrêa de
Keywords: Comunidade Rural do Vale do Bonfim;Petrópolis–RJ;Transição Agroecológica;Saberes e experiências camponesas;Escrevivência;Rural Community of Vale do Bonfim;Petrópolis - RJ;Agroecological Transition;Peasant knowledge and experiences;writing
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 24-Nov-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: AZEVEDO, Fabiano Francisco de. O menino e o sabiá: proseando entre saberes e experiências camponesas na Comunidade Rural do Vale do Bonfim, em Petrópolis–RJ. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo a construção de um diálogo entre os saberes e as experiências camponesas da Comunidade Rural do Vale do Bonfim, em Petrópolis–RJ. Em consonância com a natureza que a envolve, essa localidade expressa a agricultura como um modo de vida que essas/es camponeses/as construíram ao longo de mais de setenta anos residindo na comunidade. Com o olhar aguçado e o ouvir sensível, essa caminhada pelo Vale do Bonfim possibilita encontros entre as memórias do passado com o presente numa prosa prazerosa. Eu, como pesquisador-camponês-agricultor, me disponho nessa escrita a ser ouvinte, narrador e aprendiz dos mais diversos conhecimentos que essas pessoas, caminhos e paisagens perpassam-me nesses quarenta anos. Por isso, minha defesa-proposta é por uma escrita afetiva, não sobre mim, mas a partir do envolvimento coletivo que me constitui como pessoa do campo e rompe com uma escrita acadêmica que direciona o sujeito pesquisador com o objeto pesquisa nas coletas de dados, investigações, interpretações e resultados. Dessa forma, a escrevivência de Conceição Evaristo é a base metodológica para que essas narrativas possam fazer seu percurso e propor reflexões a partir do cotidiano presente, com o desejo de construir espaços de diálogos circulares para que esses saberes e experiências possam se expressar na sua forma e no tempo que os interlocutores dessa roda de conversação se sintam mais confortáveis de se expressar. Somos resistência no campo ainda nos dias atuais, pulverizados por todas as manifestações de pré-conceito e desvalorização dos nossos saberes. Nesta discussão, temas importantes e atuais são abordados, como o retorno da fome, os efeitos negativos da agricultura industrial, os desafios da transição agroecológica, resistência da agricultura camponesa e propostas de reconexão com a natureza com fazeres criativos e inventivos coletivos. Assim, nesta escrevivência, o diálogo construído por narrativas entre o “menino e o sabiá” reúne a realidade e a ficção que percorrem as paisagens da comunidade. O encontro com sete agricultores/as possibilitou transcrever suas falas como poemas, que trazem seus saberes, seus pensamentos e emoções diversas. Esses/as são os construtores desse lugar comunidade que ultrapassa ser apenas um lugar de morada, mas sim de muitas formas de resistência e transmissão dessas experiências de viver no campo para as gerações presentes. Sua contribuição parte da realidade de um fragmento de conhecimentos que estão vivos na sua função de resistir no tempo e no que faz sentido como modo de viver.
Abstract: This dissertation aims to build a dialogue between the knowledge and peasant experiences of the Rural Community of Vale do Bonfim, Petrópolis−RJ. In line with the nature that surrounds it, this location expresses agriculture as a way of life that these peasants have built over more than seventy years residing in the community. With a keen eye and sensitive hearing, this walk through the Bonfim Valley makes possible encounters between memories of the past and the present in a pleasant prose. I, as a researcher-peasant-farmer, am willing in this writing to be a listener, narrator and apprentice of the most diverse knowledge that these people, paths and landscapes have permeated me in these my forty years. Therefore, my defense-proposal is for an affective writing, not about me, but based on the collective involvement that constitutes me as a person in the field and breaks with an academic writing that directs the research subject with the research object in data collection, investigations, interpretations and results. In this way, Conceição Evaristo's writing is the methodological basis for these narratives to follow their path and propose reflections based on the present day-to-day, with the desire to build spaces for circular dialogues so that these knowledge and experiences can be expressed in their own way. and in the time that the interlocutors of this conversation wheel feel more comfortable to express themselves. We are resistance in the field even today, pulverized by all manifestations of prejudice and devaluation of our knowledge. In this discussion, important and current themes are addressed, such as the return of hunger, the negative effects of industrial agriculture, the challenges of the agroecological transition, resistance of peasant agriculture and proposals for reconnection with nature with creative and inventive collective actions. Thus, in this writing, the dialogue built by narratives between the “boy and the thrush” brings together reality and fiction that travel through the landscapes of the community. The meeting with seven farmers made it possible to transcribe their speeches as poems, which bring their knowledge, their thoughts and different emotions. These are the builders of this community place that goes beyond being just a place of residence, but of many forms of resistance and transmission of these experiences of living in the countryside for the present generations. His contribution starts from the reality of a fragment of knowledge that is alive in its function of resisting in time and in what makes sense as a way of life.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12934
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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