Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12932
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dc.contributor.authorBarros, Danielle Christian Ribeiro
dc.date.accessioned2023-12-22T02:30:38Z-
dc.date.available2023-12-22T02:30:38Z-
dc.date.issued2022-08-05
dc.identifier.citationBARROS, Danielle Christian Ribeiro. No tabuleiro: educação do campo x políticas públicas. 2022. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12932-
dc.description.abstractEsta pesquisa é uma análise de como a educação do campo se relaciona com as políticas nacionais voltadas para o agricultor familiar no ambiente da Creche - Escola Bairro Tabuleiro, na Baixada Fluminense, situado em uma área rural da cidade de Duque de Caxias no distrito de Xerém. No âmbito das políticas públicas, menciona-se a DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF) e o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), como também se investiga as políticas instituídas de compras institucionais do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PRONATER (Programa Nacional de Assistência Técnica). Na unidade escolar, todo cotidiano é observado, entretanto o Projeto Político Pedagógico e a diretora da unidade escolar são os elementos norteadores do trabalho, que foi adaptado para atender a necessidade temporal de um momento de enfrentamento à crise sanitária da covid-19. A pesquisa se ancora na concepção de educação do campo ampliada – defendida por Roseli Salete Caldart, em textos oficiais do governo federal e em vasta bibliografia que apresenta a trajetória do movimento de transição da educação rural para educação do campo.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscola do Campopor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectBaixada Fluminensepor
dc.subjectAgricultura Familiarpor
dc.subjectField Educationeng
dc.subjectPublic Policieseng
dc.subjectBaixada Fluminenseeng
dc.subjectFamily Agricultureeng
dc.titleNo tabuleiro: educação do campo x políticas públicaspor
dc.title.alternativeOn the board: rural education x public policieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research is an analysis of how the field education relates to national policies aimed at the family farmer in the environment of the Creche - Escola do Bairro Tabuleiro, in Baixada Fluminense, located in a rural area of the city of Duque de Caxias in the district of Xerem. Within the scope of public policies, mention is made of the DAP (Declaration of Aptitude for PRONAF) and PRONAF (National Program for Strengthening Family Agriculture), as well as investigating the institutional purchasing policies of the PAA (Food Acquisition Program), PNAE (National School Feeding Program) and PRONATER (National Technical Assistance Program). At the school unit, every day is observed, however the Political Pedagogical Project and the director of the school unit are the guiding elements of this work, which was adapted to meet the temporal need of a moment of facing the health crisis of covid-19. The research is anchored in the concept of expanded field education – defended by Roseli Salete Caldart, in official texts from the federal government and in a vast bibliography that presents the trajectory of the transition movement from rural education to field education.eng
dc.contributor.advisor1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.advisor1ID120.078.891-53por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2991-7106por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.advisor-co1ID408.566.407-78por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055por
dc.contributor.referee1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.referee1ID120.078.891-53por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2991-7106por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.referee2Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0571-6481por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee3Jesus, Vanessa Pereira de
dc.contributor.referee3ID090.742.687-57por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6135019505603958por
dc.creator.ID044.807.877-55por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4171244064611603por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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