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dc.contributor.authorDibo, Ana Cristina Sales
dc.date.accessioned2023-12-22T02:30:22Z-
dc.date.available2023-12-22T02:30:22Z-
dc.date.issued2016-12-01
dc.identifier.citationDIBO, Ana. C. S. A Educação Ambiental no Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária na Forma Integrada do IFAM/ Campus Maués. 2016. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12928-
dc.description.abstractO trabalho teve como objetivo avaliar a Educação Ambiental no Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/Campus Maués (IFAM/CMA), através da descrição e analise da inserção da Educação Ambiental na matriz curricular e nos planos de ensino, assim como registrar as atividades voltadas para a Educação ambiental realizadas no âmbito do IFAM/CMA e a percepção ambiental dos docentes e discentes do referido curso. A análise do Plano de Curso revelou a inexistência de uma disciplina específica de Educação Ambiental, sendo essa necessidade suprida por atividades inseridas nas atividades institucionais e pela disciplina de Agroecologia. Os planos de ensino dos docentes mostraram-se atrelados ao paradigma dominante (cartesiano), com uma padronização de conteúdos e metodologias, não ocorrendo especificações de atividades interdisciplinares e transdisciplinares. O resultado da aplicação da escala do Novo Paradigma Ecológico (NPE) mostrou que tanto os docentes e os discentes estão inseridos dentro do Novo Paradigma ecológico, demostrando que os sujeitos da pesquisa apresentam uma consciência ecológica.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectenvironmental educationeng
dc.subjectecological consciousnesseng
dc.subjectparadigmeng
dc.subjecttransdisciplinarityeng
dc.subjecteducação ambientalpor
dc.subjectparadigmapor
dc.subjectconsciência ecológicapor
dc.subjecttransdisciplinaridadepor
dc.titleA educação ambiental no curso técnico de nível médio em Agropecuária na forma integrada do IFAM/Campus Mauéspor
dc.title.alternativeThe environmental education in the technical course of medium level in Agriculture in the integrated form of IFAM/Campus Mauéseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aims to evaluate Environmental Education in the Agricultural Medium Level Technical Course a Federal Institute of Education, Science and Technology Amazon/ Maués Campus (IFAM / CMA), by the description and analysis from the Environmental Education insertion in the curriculum and teaching plans, as well as to record the focused activities on Environmental Education carried out at IFAM/CMA scope and the teachers and students environmental perception in the referred course. The Course Plan analysis revealed an Environmental Education specific discipline absence, being this necessity supplied for some inserted activities in the institutional activities and by Agroecology discipline. Teachers' teaching plans were linked to the dominant paradigm(Cartesian), with contents and methodologies standardization, without interdisciplinary and transdisciplinary activities specification. The application result of the New Ecological Paradigm (NPE) scale reflected that both teachers and students are inserted within the New Ecological Paradigm, demonstrating that the research subjects come up with an ecological consciousness.eng
dc.contributor.advisor1Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
dc.contributor.advisor1ID756.340.407-44por
dc.contributor.referee1Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
dc.contributor.referee2Zaú, André Scarambone
dc.contributor.referee3Pereira, Isabel Brasil
dc.creator.ID349.411.932-53por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8209444726419770por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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