Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12928
Tipo do documento: Dissertação
Title: A educação ambiental no curso técnico de nível médio em Agropecuária na forma integrada do IFAM/Campus Maués
Other Titles: The environmental education in the technical course of medium level in Agriculture in the integrated form of IFAM/Campus Maués
Authors: Dibo, Ana Cristina Sales
Orientador(a): Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
Primeiro membro da banca: Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
Segundo membro da banca: Zaú, André Scarambone
Terceiro membro da banca: Pereira, Isabel Brasil
Keywords: environmental education;ecological consciousness;paradigm;transdisciplinarity;educação ambiental;paradigma;consciência ecológica;transdisciplinaridade
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 1-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: DIBO, Ana. C. S. A Educação Ambiental no Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária na Forma Integrada do IFAM/ Campus Maués. 2016. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2016.
Abstract: O trabalho teve como objetivo avaliar a Educação Ambiental no Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/Campus Maués (IFAM/CMA), através da descrição e analise da inserção da Educação Ambiental na matriz curricular e nos planos de ensino, assim como registrar as atividades voltadas para a Educação ambiental realizadas no âmbito do IFAM/CMA e a percepção ambiental dos docentes e discentes do referido curso. A análise do Plano de Curso revelou a inexistência de uma disciplina específica de Educação Ambiental, sendo essa necessidade suprida por atividades inseridas nas atividades institucionais e pela disciplina de Agroecologia. Os planos de ensino dos docentes mostraram-se atrelados ao paradigma dominante (cartesiano), com uma padronização de conteúdos e metodologias, não ocorrendo especificações de atividades interdisciplinares e transdisciplinares. O resultado da aplicação da escala do Novo Paradigma Ecológico (NPE) mostrou que tanto os docentes e os discentes estão inseridos dentro do Novo Paradigma ecológico, demostrando que os sujeitos da pesquisa apresentam uma consciência ecológica.
Abstract: This study aims to evaluate Environmental Education in the Agricultural Medium Level Technical Course a Federal Institute of Education, Science and Technology Amazon/ Maués Campus (IFAM / CMA), by the description and analysis from the Environmental Education insertion in the curriculum and teaching plans, as well as to record the focused activities on Environmental Education carried out at IFAM/CMA scope and the teachers and students environmental perception in the referred course. The Course Plan analysis revealed an Environmental Education specific discipline absence, being this necessity supplied for some inserted activities in the institutional activities and by Agroecology discipline. Teachers' teaching plans were linked to the dominant paradigm(Cartesian), with contents and methodologies standardization, without interdisciplinary and transdisciplinary activities specification. The application result of the New Ecological Paradigm (NPE) scale reflected that both teachers and students are inserted within the New Ecological Paradigm, demonstrating that the research subjects come up with an ecological consciousness.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12928
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Ana Cristina Sales Dibo.pdfDocumento principal1.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.