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dc.contributor.authorQuiuqui, Francienne Vieira de Freitas
dc.date.accessioned2023-12-22T02:30:03Z-
dc.date.available2023-12-22T02:30:03Z-
dc.date.issued2022-05-30
dc.identifier.citationQUIUQUI, Francienne Vieira de Freitas. O ensino de ciências na educação do campo do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca (CEIER-AB): uma análise da construção deste conhecimento a partir da percepção do estudante. 2022. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12923-
dc.description.abstractCom o objetivo de analisar a construção do conhecimento em ciências de estudantes do oitavo ano do ensino fundamental II do CEIER-AB a partir da sua realidade local, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, embasada na Teoria das Representações Sociais. Foram realizadas entrevistas individuais com os estudantes, cujos discursos gerados foram analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Verificou-se que para esses estudantes, ciências compreende o estudo da vida, cuja importância foi relacionada ao conhecimento do meio ambiente e da natureza. Identificou-se que a maioria dos estudantes, tem algum tipo de dificuldade para entender os conteúdos do livro didático, devido a existência de vocabulário desconhecido. Por outro lado, constatou-se que diferentes recursos e atividades, tais como, imagens, roteiros de práticas, esquemas, existentes no livro didático facilitam o entendimento destes conteúdos, sendo o uso de imagens, o recurso mais citado como facilitador do aprendizado. Assim como os experimentos realizados, que na percepção dos estudantes, ajudam a entender melhor os conceitos teóricos de ciências. Os estudantes destacaram ainda, a essencialidade da presença do professor como intermediador do processo de ensino-aprendizado nos espaços físicos escolares, bem como nos espaços de ensino remoto vivenciados durante a pandemia de COVID-19.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectField educationeng
dc.subjectTextbookeng
dc.titleO ensino de ciências na educação do campo do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca (CEIER-AB): uma análise da construção deste conhecimento a partir da percepção do estudantepor
dc.title.alternativeScience teaching in rural education at the Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca (CEIER-AB): an analysis of the construction of this knowledge from the students' perceptioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherAiming to analyze the construction of knowledge in science of eighth grade students of the CEIER-AB from their local reality, we conducted a qualitative research, of exploratory nature, based on the Theory of Social Representations. Individual interviews were conducted with the students, whose speeches were analyzed using the Discourse of the Collective Subject technique. It was verified that for these students, science comprises the study of life, whose importance was related to the knowledge of the environment/nature. It was identified that most students have some kind of difficulty in understanding the contents of the textbook, due to the existence of unfamiliar vocabulary. On the other hand, it was found that different resources/activities in the textbook facilitate the understanding of these contents, with the use of images being the resource most often cited as a facilitator of learning. The use of images was the resource most often cited as a facilitator of learning, as well as experiments, which, in the students' perception, help to better understand the theoretical concepts of science. The students also highlighted the essentiality of the teacher's presence as an intermediator of the teaching-learning process in the physical school spaces, as well as in the remote teaching spaces experienced during the COVID-19 pandemic.eng
dc.contributor.advisor1Porte, Luciana Helena Maia
dc.contributor.advisor1ID035.575.447-96por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0668-1866por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8693383089089266por
dc.contributor.referee1Porte, Luciana Helena Maia
dc.contributor.referee1ID035.575.447-96por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0668-1866por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8693383089089266por
dc.contributor.referee2Gorgônio, Cristiane Mesquita da Silva
dc.contributor.referee2ID075.332.317-67por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7690583089048553por
dc.contributor.referee3Barbosa, Claudio Luis de Alvarenga
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0135319486932855por
dc.creator.ID101.093.127-08por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9646637135662699por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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Parâmetros curriculares nacionais: tema transversal ética. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF. 1998. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: tema transversal ética. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF. 1998. CACHAPUZ, A. et al. (Orgs.). A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CALDART, R. S. (2012). Educação do campo. In R. S. CALDART, I. B. PEREIRA, P. ALENTEJANO, & G. FRIGOTTO (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo p. 259- 267). Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. CAMBRAIA, Adão Caron; ZANON, Lenir Basso. Desenvolvimento profissional docente numa licenciatura: interlocuções sobre o projeto integrador. Revista Brasileira de Educação. v. 23 e230043. 2018. CANTO, Eduardo Leite do; CANTO, Laura Celloto. Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano. Manual do professor. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2018. CARARO, L. E. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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