Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12923
Tipo do documento: Dissertação
Title: O ensino de ciências na educação do campo do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca (CEIER-AB): uma análise da construção deste conhecimento a partir da percepção do estudante
Other Titles: Science teaching in rural education at the Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca (CEIER-AB): an analysis of the construction of this knowledge from the students' perception
Authors: Quiuqui, Francienne Vieira de Freitas
Orientador(a): Porte, Luciana Helena Maia
Primeiro membro da banca: Porte, Luciana Helena Maia
Segundo membro da banca: Gorgônio, Cristiane Mesquita da Silva
Terceiro membro da banca: Barbosa, Claudio Luis de Alvarenga
Keywords: Ensino de ciências;Educação do campo;Livro didático;Science teaching;Field education;Textbook
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 30-May-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: QUIUQUI, Francienne Vieira de Freitas. O ensino de ciências na educação do campo do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca (CEIER-AB): uma análise da construção deste conhecimento a partir da percepção do estudante. 2022. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
Abstract: Com o objetivo de analisar a construção do conhecimento em ciências de estudantes do oitavo ano do ensino fundamental II do CEIER-AB a partir da sua realidade local, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, embasada na Teoria das Representações Sociais. Foram realizadas entrevistas individuais com os estudantes, cujos discursos gerados foram analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Verificou-se que para esses estudantes, ciências compreende o estudo da vida, cuja importância foi relacionada ao conhecimento do meio ambiente e da natureza. Identificou-se que a maioria dos estudantes, tem algum tipo de dificuldade para entender os conteúdos do livro didático, devido a existência de vocabulário desconhecido. Por outro lado, constatou-se que diferentes recursos e atividades, tais como, imagens, roteiros de práticas, esquemas, existentes no livro didático facilitam o entendimento destes conteúdos, sendo o uso de imagens, o recurso mais citado como facilitador do aprendizado. Assim como os experimentos realizados, que na percepção dos estudantes, ajudam a entender melhor os conceitos teóricos de ciências. Os estudantes destacaram ainda, a essencialidade da presença do professor como intermediador do processo de ensino-aprendizado nos espaços físicos escolares, bem como nos espaços de ensino remoto vivenciados durante a pandemia de COVID-19.
Abstract: Aiming to analyze the construction of knowledge in science of eighth grade students of the CEIER-AB from their local reality, we conducted a qualitative research, of exploratory nature, based on the Theory of Social Representations. Individual interviews were conducted with the students, whose speeches were analyzed using the Discourse of the Collective Subject technique. It was verified that for these students, science comprises the study of life, whose importance was related to the knowledge of the environment/nature. It was identified that most students have some kind of difficulty in understanding the contents of the textbook, due to the existence of unfamiliar vocabulary. On the other hand, it was found that different resources/activities in the textbook facilitate the understanding of these contents, with the use of images being the resource most often cited as a facilitator of learning. The use of images was the resource most often cited as a facilitator of learning, as well as experiments, which, in the students' perception, help to better understand the theoretical concepts of science. The students also highlighted the essentiality of the teacher's presence as an intermediator of the teaching-learning process in the physical school spaces, as well as in the remote teaching spaces experienced during the COVID-19 pandemic.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12923
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Francienne Vieira de Freitas Quiuqui.pdf2022 - Francienne Vieira de Freitas Quiuqui2.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.