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Tipo do documento: Dissertação
Title: A formação do técnico subsequente em meio ambiente do IFAM Campus Tabatinga em relação à educação ambiental
Other Titles: The training of the subsequent technician in the environment of the IFAM Campus Tabatinga in relation to environmental education
Authors: Alves, Antônia Marinês Goes
Orientador(a): Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
Primeiro membro da banca: Pereira, Isabel Brasil
Segundo membro da banca: Gonçalves, Lenício
Keywords: Educação Ambiental;Environmental Education;Technical Training;Interdisciplinary;Formação Técnica;Interdisciplinaridade
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 24-Nov-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Alves, Antônia Marinês Goes. A formação do técnico subsequente em meio ambiente do IFAM Campus Tabatinga em relação à educação ambiental. 2016. [115 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.
Abstract: Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Tabatinga. Sob a metodologia da análise quali-quantitativa está constituída da análise documental do documento norteador do Curso (Plano de Curso) e análise de questionário semiestruturado aplicado aos alunos da turma de Meio Ambiente Subsequente III módulo (turma única de finalistas do curso). A análise do Plano de Curso foi feita observando seus aspectos principais: Justificativa, Objetivos, Perfil do profissional de conclusão e Matriz curricular do curso em relação à uma proposta interdisciplinar e em relação à E.A. No documento foi observada uma desatualização em relação ao disposto em documentos oficiais (PCN: Meio Ambiente e CNCT). O questionário aplicado aos alunos finalistas, composto de perguntas abertas e fechadas, buscou que o aluno deixasse à mostra sua percepção ambiental como técnico ambiental em final de formação. A análise dos resultados obtidos traz à tona a necessidade de uma reflexão mais profunda acerca do curso ofertado, desde a sua concepção no papel até a sua prática em sala de aula, dada a desatualização do mesmo em relação às concepções transdisciplinares e interdisciplinares recomendadas nos documentos oficiais. A análise dos questionários nos apresenta uma formação técnica que se tendencia a uma prática profissional cartesiana e superficial evidenciando-se uma percepção ambiental restrita e voltada ao uso do meio ambiente em benefício do homem.
Abstract: This research was carried out at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Tabatinga. Under the qualitative-quantitative analyse methodology is constituted of documentary analysis of the guiding Course Plan and the analysis of the questionnaire applied to the Subsequent Environment students from the second training module (the last term single class). The analysis of the Course Plan was done observing its main aspects: Background, Objectives, Justification, Objectives, Professional Profile of the students who completed the course and the Course Study Programme in an interdisciplinary proposal and in relation to the Environmental Education. In the document were observed an outdate when compared to official documents (PCN: Environment and CNCT). The questionnaire applied to the graduated students, comprised of open and closed questions, sought to make the students show their environmental perception as an environmental technician. The analysis of the results bringing to the spotlight the necessity of a deeper reflection about the course offered, since its inception until its classroom practice, such its outdating with regard to transdisciplinary and interdisciplinary conceptions recommended in the official documents. The analysis of the questionnaires presents a technical training tended to a Cartesian and superficial professional practice evidencing a restricted environmental perception, focused on the use of the environment for man benefit
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12922
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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