Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12914
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorKapisch, Adriana da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:29:28Z-
dc.date.available2023-12-22T02:29:28Z-
dc.date.issued2022-07-13
dc.identifier.citationKAPISCH, Adriana da Silva. Resistência ou submissão: a questão ambiental e o currículo das escolas municipais de Mambucaba, Angra dos Reis-RJ. 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12914-
dc.description.abstractEssa pesquisa buscou investigar se as questões ambientais estão presentes, ou não, no contexto das discussões curriculares das escolas regulares da região de Mambucaba, Angra dos Reis-RJ. Entende-se que a escola é um espaço de interlocução com o real e que propiciar a reflexão, desde os primeiros anos de escolaridade, sobre o que é o ambiente e como somos responsáveis por ele, é essencial para que exista uma verdadeira mudança de atitudes. Pretendeu-se com esse estudo contribui para potencializar uma mudança de concepção acerca do currículo escolar, a partir da inserção da questão ambiental, buscando ações que envolvam toda a comunidade escolar e seu entorno. A fundamentação teórica que permitirá o diálogo com a realidade pesquisada teve como base autores tais como Enrique Leff, Gimeno Sáncristan, Martha Tristão,Isabel de Carvalho entre outros, que trazem contribuições expressivas aos campos da Educação Ambiental e do Currículo. Foi desenvolvida uma pesquisa de campo virtual, de base implicada e participante, com professores de escolas da rede pública, do município de Angra dos Reis, numa perspectiva qualitativa, buscando através de rodas de conversa trazer à tona a percepção dos sujeitos envolvidos, com seus consensos e conflitos. Pode-se constatar as tensões existentes entre as várias esferas pedagógicas /administrativas no que se refere a fazer currículo em Educação Ambiental em uma perspectiva crítica, fato que acarreta uma interdição da práxis ambiental dos professores, dificultando seu protagonismo docente frente às decisões curriculares e, por consequência, da sua prática docente.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleResistência ou submissão: a questão ambiental e o currículo das escolas municipais de Mambucaba, Angra dos Reis-RJpor
dc.title.alternativeResistance or submission: the environmental issue and the curriculum of municipal schools in Mambucaba, Angra dos Reis-RJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research sought to investigate whether environmental issues are present, or not, in the context of curricular discussions in regular schools in the region of Mambucaba, Angra dos Reis-RJ. It is understood that the school is a space for dialogue with reality and that providing reflection, from the first years of schooling, on what the environment is and how we are responsible for it, is essential for there to be a real change in attitudes. . It was intended with this study to contribute to enhance a change of conception about the school curriculum, from the insertion of the environmental issue, seeking actions that involve the entire school community and its surroundings. The theoretical foundation that will allow the dialogue with the researched reality was based on authors such as Enrique Leff, Gimeno Sáncristan, Martha Tristão, Isabel de Carvalho, among others, who bring significant contributions to the fields of Environmental Education and Curriculum. A virtual field research was carried out, with an involved and participant basis, with teachers from public schools in the municipality of Angra dos Reis, in a qualitative perspective, seeking through conversation circles to bring to light the perception of the subjects involved, with their consensus and conflict. It can be seen the tensions between the various pedagogical/administrative spheres regarding the curriculum in Environmental Education in a critical perspective, a fact that entails a ban on the environmental praxis of teachers, hindering their teaching protagonism in the face of curricular decisions and, consequently, their teaching practice.eng
dc.contributor.advisor1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.advisor1ID120.078.891-53por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2991-7106por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.advisor-co1Campos, Marilia Lopes de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4058430310291204por
dc.contributor.referee1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.referee1ID120.078.891-53por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2991-7106por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.referee2Fonseca, Lana Claudia de Souza
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7282-2271por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5084376565424146por
dc.contributor.referee3Benácchio, Rosilda Nascimento
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2594773732066382por
dc.creator.ID089.190.257-03por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3330985796975246por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALMEIDA, Geraldo Gustavo de. Heróis Indígenas do Brasil: Memórias sinceras de uma raça. Editora Cátedra: Rio de Janeiro, 1988. ANGRA DOS REIS. Prefeitura Municipal, Democratização da gestão: relato de um processo construído e vivenciado por servidores e usuários da escola pública municipal. Angra dos Reis, 1997. (Documento no 02) ANGRA DOS REIS. Secretaria Municipal de Educação. Escola participativa. Angra dos Reis, 2000. ______. A proposta interdisciplinar em Angra dos Reis : metodologia de construção de currículo – interdisciplinaridade e abordagem temática. Angra dos Reis, [199-]. Mimeografado. ______. Tema III: movimento de reorientação curricular e formação permanente. Angra dos Reis, [199-]. Mimeografado. ______. Programa de Educação Ambiental na rede municipal de ensino de Angra dos Reis (PREA-AR). Angra dos Reis, 1997. Folder ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. 5 ed- Petrópolis, RJ: Vozes,2013. BARDIN, L. Análise do conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1997. BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria J Alvarez, Saha Bahia dos Santos e Telmo M. Baptista. Porto, Portugal: Porto editora: 1994 BRANDÃO, C.R. A pergunta a várias mãos: a experiência da partilha através da pesquisa na educação - São Paulo: Cortez, 2003. (Série saber com o outro; v.1) BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional no 9394/96. Brasília: MEC, 1996. _______Supremo Tribunal Federal. Decisão Tribunal Pleno, 17 /12/ 2008c. Acompanhamento Processual da ADI 4167 - Ação Direta de Inconstitucionalidade, 2008b. Disponível em: www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?numero=4167&classe=ADI&orig em=AP&recurso=0&tipoJulgamento=M. Acesso em: 3 mar. 2010. _______. Ministério da Educação. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Brasília: Secretaria de Articulação com Sistemas de Ensino, 2014. Disponível em: http://ww.observatoriodopne.org/uploadsreference/file/439/documentoreferencia.pdf. Acesso em fevereiro de 2020. _______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais; introdução aos parâmetros curriculares nacionais. - Brasília; MEC: SEF, 1997. ________. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. BRASIL.Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Brasília: 31 de ago. de 1981. 60 ________. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Promulgada em 05 de outubro de 1988. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. ________. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: 27 de abr. de 1999. ________. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: Ministério da Educação /Conselho Nacional de Educação, 2012. CAMPOS, M. L. d., PESSANHA, E. G. d. F., Sociais., I. d. F. e. C., & Misse, M. (2005). Cultura democrática e processos participativos em Angra dos Reis, (1989–2000). UFRJ. CAVALCANTI, C. Desenvolvimento sustentável e gestão dos recursos naturais: referências conceptuais e de política, Raízes. Revista de Ciências Sociais e Econômicas, v. 22, n. 2, jul./dez 2003, pp. 248-255. ________. Concepções de economia ecológica: suas relações com a economia dominante e a economia ambiental. Estudos Avançados24, 2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10466/12198 DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000. ECOLINE (2007), «Desenvolvimento sustentável». http://ecoline.ics.ul.pt/. FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. ________. Educação como prática da liberdade. 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. ________.Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 5. Ed.- São Paulo: Paz e Terra, 2019. ________.Pedagogia do Oprimido.17ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1987. _______. Educação e mudança. 40. Ed.–Rio de Janeiro/São Paulo Paz e Terra, 2019. FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Liber Livros, 2005. GAUD, William S. (1968) - The green revolution: accomplishments and apprehensions. Discurso perante a Society for International Development, Washington, DC. GUERRA, F.M. O diálogo como caminho para uma nova organização curricular e para a efetivação da educação ambiental no Município de Angra dos Reis. 2008. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2008. 61 GUERRIERO, I.C.Z; MINAYO,M.C.S. O desafio de revisar aspectos éticos das pesquisas em ciências humanas: a necessidade de diretrizes específicas. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 23 (3) - Set 2013 . Disponível em https://doi.org/10.1590/S0103- 73312013000300006 GUIMARÃES, M. Educação Ambiental Crítica. In: LAYRARGUES, P. P. (Coord.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Brasília, 2004. 16 _____. Intervenção Educacional: do “de grão em grão a galinha enche o papo” ao “tudo junto ao mesmo tempo agora”. In: FERRARO JÚNIOR, L. A. (org.). Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005. GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4.ed.São Paulo: Atlas,1994. _____.Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2007 GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar em ciências sociais. Rio de Janeiro 2001. GUATARRI, F. As três ecologias. Campinas: Papirus,1990. KONDER, L. O Futuro da Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. 2a edição. LEFF, E. Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade e Poder. Vozes: México, 1998. _______. Racionalidade Ambiental: a reapropriação social da natureza/ Enrique Leff; tradução Luis Carlos Cabral: Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2006. _______.Ecologia, capital e cultura:a territorialização da racionalidade ambiental/Enrique Leff; tradução do texto da primeira edição de Jorge E. Silva; revisão teórica desta edição de Carlos Walter Porto-Gonçalves. -Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. - (Coleção Educação Ambiental) ______. Aventuras da epistemologia ambiental: da articulação das ciências ao diálogo de saberes/Enrique Leff; tradução de Silvana Cobucci Leite. - São Paulo: Cortez, 2012. ______.Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder/ Enrique Leff;tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. 11. Ed. - Petrópolis, RJ: Vozes,2015. LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004. __________. Educação ambiental e teorias críticas. In: GUIMARÃES, M. (Org.). Caminhos da educação ambiental: da forma à ação.Campinas, SP: Papirus, 2006. p. 51-86. LOUREIRO, C.F.;TORRES, J.R.(orgs). Educação Ambiental: dialogando com Paulo Freire - 1. Ed.-São Paulo: Cortez, 2014 LUDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPV, 1986. 62 MOREIRA, B. F. Antonio (org.). Currículo: Questões atuais. Campinas, SP: Papirus, 1997. MOREIRA, B. F. Antonio (org.). Currículo: Políticas e práticas. Campinas, SP: Papirus, 1999. MOREIRA, B. F. Antonio; SILVA T. T. (org.). Currículo, cultura e sociedade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999. MARCONI, M.A ;LAKATOS E. M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução. São Paulo: Atlas,1985. _____. Fundamentos da Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. MARX, K. O trabalho alienado. In______Economia Política e Filosofia. Rio de Janeiro: Melson, 1963. P.317-340. MINAYIO, M. C. de S. O desafio do conhecimento. 10.ed. São Paulo: Atlas,2003. MOREIRA, A.F. ; SILVA,T.T. (orgs); Currículo, Cultura e Sociedade; tradução de Maria Aparecida Baptista.- 2 ed.. revista- São Paulo: Cortez, 1995. MORIN, Edgar. Educação e complexidade, os sete saberes e outros ensaios São Paulo: Cortez, 2005. PAPINNI, R.S. Narrativas de Professores (as): criações, tessituras de memórias. 2014. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2012. PORTO-GONÇALVES. C.W. O desafio ambiental, organizador Emir Sader - 3 ed- Rio de Janeiro: Recorde,2012. __________________. A globalização da Natureza e a Natureza a globalização. 8. Ed.- Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. RIBEIRO, J. R. Meio Ambiente, Desenvolvimento e Democracia: SAPE, a difícil trajetória do movimento ambientalista em Angra dos Reis. 2007. Dissertação (em Geografia - Ordenamento Territorial e Ambiental) - Universidade Federal Fluminense, 2007. SACRISTÁN, J.G. Saberes e incertezas sobre o currículo; tradução: Alexandre Salvaterra; revisão técnica: Miguel González Arroyo. - Porto Alegre: Penso, 2013. SANTILI, J. Agrobiodiversidade e direitos dos agricultores. - São Paulo Petrópolis, 2019. SANTOS, A.R. dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 6. ed revisada.-Rio de Janeiro: DP&A,2006. SANTOS, B.S. Descolonizar El saber, reinventar El poder. 63 SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3ed. Campinas: Autores Associados, 2010. SILVA, M. A. Do Projeto político do Banco Mundial ao Projeto Político-pedagógico da escola pública brasileira. Cad. Cedes, Campinas, v.3, n. 61, p.283-301, dezembro, 2003. TIRIBA, L. Criança, natureza e Educação Infantil. ANPED, Rio de janeiro, 2005. ________. Criança da natureza: vivência, saberes e pertencimento. Educação e Realidade, vol 44, no 2. Porto alegre, 2019. TOMÉ, C. MACEDO, E. (orgs); Currículo e diferença: afetações em movimento - vol. 4- Curitiba: CRV,2018. TRISTÃO, Martha. A educação ambiental na formação dos professores: rede de saberes. - São Paulo: Annablume, 2004 VASCONCELOS, M.C.R. Famílias Escravas em Angra dos Reis- 1801-1888. 2006. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Universidade do Estado de São Paulo, São Paulo, 2006. VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, I. P. A. (org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 10 ed. Campinas: Papirus, 1995. WILSON, E.O.Biophilia. Cambridge: Harvard University Press, 1984.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/74109/2022%20-%20Adriana%20da%20Silva%20Kapisch.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6779
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2023-07-28T14:38:19Z No. of bitstreams: 1 2022 - Adriana da Silva Kapisch.pdf: 1940661 bytes, checksum: 8262ac5d3060ae901353a31bdb0a61e8 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-28T14:38:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022 - Adriana da Silva Kapisch.pdf: 1940661 bytes, checksum: 8262ac5d3060ae901353a31bdb0a61e8 (MD5) Previous issue date: 2022-07-13eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Adriana da Silva Kapisch.pdf2022 - Adriana da Silva Kapisch1.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.