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dc.contributor.authorBronze, Adrielma Nunes Ferreira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:29:17Z-
dc.date.available2023-12-22T02:29:17Z-
dc.date.issued2022-09-06
dc.identifier.citationBRONZE, Adrielma Nunes Ferreira. Educação do campo, empreendedorismo social e desenvolvimento local: o caso da escola estadual quilombola José Bonifácio do Curiaú/AP. 2022. 63 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12911-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada na Escola Estadual Quilombola José Bonifácio, localizada na Cidade de Macapá, Quilombo do Curiaú, juntamente com gestores e professores da escola. Utilizou -se uma abordagem qualitativa e recorreu-se ao estudo de caso como tipo de pesquisa. Buscou-se identificar, entre as ações dessa escola do campo, aquelas que dialoguem com o Empreendedorismo Social, analisando sua contribuição para o fortalecimento do desenvolvimento local. Os resultados revelaram que, os projetos implementados pela escola, contribuem para o fortalecimento da comunidade do Curiaú, através do desenvolvimento do capital humano e social. A escola reconhece a importância de promover iniciativas que agreguem valor social e gerem impacto na melhoria de vida das pessoas, contribuindo para um desenvolvimento local sustentável, auxiliando a comunidade Quilombola a manter suas tradições culturais de origem africana, desempenhando atividades de ensino e extensão, bem como promovendo a continuidade dos costumes e conhecimentos quilombolas.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento Localpor
dc.subjectEducação Quilombolapor
dc.subjectProjeto Pedagógicopor
dc.subjectLocal Developmenteng
dc.subjectQuilombola Educationeng
dc.subjectPedagogical Projecteng
dc.titleEducação do campo, empreendedorismo social e desenvolvimento local: o caso da escola estadual quilombola José Bonifácio do Curiaú/APpor
dc.title.alternativeRural education, social enterpreneurship and local development: the case of José Bonifácio quilombola state school of Curiaú/APpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research was carried out at José Bonifácio Quilombola State School, located in the city of Macapá in the “Quilombo” of Curiaú, along with managers and teachers of this school. A qualitative approach was used and a study case was chosen as the type of research. The intention was to identify, among the actions of this rural school, the ones which are engaged with the Social Enterpreneurship, analyzing its contribution for the enhancement of the local development. The results revealed that, the projects implemented by this school, contribute for the strengthening of the Community of Curiaú, through the develoment of the human and social capital. The school recognizes the importance of promoting initiatives which add social value and generate impact on the improvement of people’s lives, contributing for a local sustainable development, helping the “Quilombola” Community to maintain its culturais traditions of African origin, developing teaching and extension activities, as well as promoting the continuity of the customs and “quilombola” knowlwdge.eng
dc.contributor.advisor1Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
dc.contributor.advisor1ID912.101.787-53por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2424-4897por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8157644491604380por
dc.contributor.referee1Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
dc.contributor.referee1ID912.101-787-53por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2424-4897por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8157644491604380por
dc.contributor.referee2Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055por
dc.contributor.referee3Cantuária, Patrick de Castro
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3676-7866por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0936816000933677por
dc.contributor.referee4Toscano, Mábia Nunes
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-4534-964Xpor
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8238636520223260por
dc.creator.ID782.599.832-49por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0062100725291889por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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