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Tipo do documento: Dissertação
Title: Diagnóstico das agroindústrias familiares rurais do município de Pinheiral-RJ: um instrumento para a formação do técnico em agropecuária do Campus Pinheiral do Instituto Federal do Rio de Janeiro
Other Titles: Diagnosis of rural family’s agribusiness in the city of Pinheiral-RJ: a graduation instrument of technical in agriculture in Campus Pinheiral Federal Institute of Rio de Janeiro
Authors: Barros, Julia Oliveira
Orientador(a): Porte, Luciana Helena Maia
Primeiro membro da banca: Porte, Luciana Helena Maia
Segundo membro da banca: Cardoso, Marisa Helena
Terceiro membro da banca: Souza, Nádia Maria Pereira de
Keywords: Technical Education;Family Agribusiness;Rural Extension;Ensino Técnico;Agroindústria Familiar;Extensão Rural
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 27-Aug-2012
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: BARROS, Julia Oliveira . Diagnóstico das agroindústrias familiares rurais do município de Pinheiral-RJ: um instrumento para a formação do técnico em agropecuária do campus Pinheiral do Instituto Federal do Rio de Janeiro. 2012. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.
Abstract: O Ensino Agrícola deve permitir ao estudante desenvolver sua capacidade de construção de conhecimento a partir da prática interativa com a realidade do seu meio, possibilitando, assim, a efetiva aplicação dos conhecimentos teóricos na prática. Dessa forma, esta pesquisa teve como principal objetivo conduzir os estudantes a campo para realizar o diagnóstico das agroindústrias familiares rurais locais e, utilizá-lo como um instrumento para a formação do Técnico em Agropecuária do CANP/IFRJ. A pesquisa foi realizada no Campus Nilo Peçanha - Pinheiral do Instituto Federal do Rio de Janeiro – CANP/IFRJ com 25 estudantes da terceira série do curso Técnico em Agropecuária da turma 311/2011 e, também, na área rural do município de Pinheiral - RJ com 34 produtores rurais. Nesse âmbito, o desenvolvimento do trabalho de campo possibilitou ao corpo discente contato com a realidade dos produtores rurais, o conhecimento da produção agropecuária e dos produtos processados no município, além de despertar nos estudantes o senso crítico do afastamento do CANP/IFRJ com a comunidade rural e das muitas possibilidades de inserção que a instituição pode ter, junto aos produtores rurais, por meio da promoção de atividades de extensão rural e assistência técnica com a efetiva participação dos estudantes, o que na opinião deles promove o diálogo entre teoria e prática, que é de fundamental importância para a sua formação profissional. Os procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento da pesquisa junto aos estudantes foram a aplicação de questionários, elaborados com base em roteiros estruturados com perguntas abertas e fechadas no início e no final do ano letivo de 2011 e, também, a realização da dinâmica do grupo focal, para conhecer as percepções, os sentimentos, as atitudes e as ideias dos estudantes após o trabalho de campo proposto. Em relação à participação dos produtores rurais na pesquisa, eles foram entrevistados pelos estudantes que utilizaram um roteiro estruturado contendo perguntas abertas e fechadas e, na oportunidade da entrevista, também tiveram suas propriedades visitadas. Além disso, os resultados da pesquisa indicaram a necessidade de estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, utilizando as propriedades rurais do município como unidades de experimentação participativa. Comprovou-se, então, que, por meio dessas atividades os estudantes puderam vivenciar e conhecer as reais dificuldades dos produtores rurais do município e como aplicar, de fato, na prática seus conhecimentos teóricos, deixando-os melhor preparados para o mundo do trabalho. Em suma, a realização dessas atividades possibilitou a aproximação do CANP/IFRJ aos produtores rurais do município que, juntos, podem traçar estratégias e buscar alternativas para o desenvolvimento do arranjo produtivo local.
Abstract: The agricultural education should allow students to develop their ability to knowledge from interactive practice according to the reality of environment, thus enabling the effective application of theoretical knowledge in practice. Thus, this research aimed to lead students into the field to diagnose the locals rural family´s agribusiness, and use it as an instrument for the graduation of the Farming Technician CANP / IFRJ. The research was conducted at the Nile Peçanha Campus - Pinheiral Federal Institute of Rio de Janeiro - CANP / IFRJ with 25 students attending third-grade Farming Technician, class 311/2011 and also at a country-side of Pinheiral - RJ with 34 farmers. In this context, the development in the field work made the students have contact with the reality of farmers, the knowledge of agricultural and processed products in the city, also to evidence the absence of CANP/IFRJ with the rural community and the many possibilities the institution might have along the rural producers, through the promotion of rural extension activities and technical assistance with the effective participation of the students, which in their opinion will make theory work with the practice, it is extremely important for your professional graduation. The method adopted to develop the research with the students were the application of questionnaires, prepared based on scripts using open and close questions, within the beginning of 2011 school year, and also, conducting focus group dynamics to recognize the perceptions, feelings, attitudes and students ideas after working at a proposed field. According to participation of rural producers in the research, they were interviewed by the students followed the scripts containing open and close questions, and also they had their properties visited. The research results showed the necessity on stimulating development interdisciplinary activities, using the rural properties participatory trial. it was shown the that, through these activities the students could experience and how to apply, and practice theoretical knowledge, getting ready for the work field. In short, the realization of activities provide the approximation of CANP/IFRJ to locals rural producers, and together they can strategize and seek for alternatives for the development local productive arrangement.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12909
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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