Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12908
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFarias, Adeline Araújo Carneiro
dc.date.accessioned2023-12-22T02:29:05Z-
dc.date.available2023-12-22T02:29:05Z-
dc.date.issued2010-12-15
dc.identifier.citationFARIAS, Adeline Araújo Carneiro. O IFRR/Campus Novo Paraíso: da educação agrícola para a educação do campo, uma proposta em construção.. 2010. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12908-
dc.description.abstractEste trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada junto aos discentes matriculados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR/Campus Novo Paraíso, no curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. Nesta pesquisa, visamos conhecer o processo de implantação da proposta da educação do campo no referido Instituto Federal, a partir da identificação dos significados que os jovens rurais atribuem ao trabalho e a escola, e suas inter-relações com o significado que conferem ao futuro, bem como, comparamos suas perspectivas de futuro, no que se refere ao trabalho, à proposta de formação profissional que se encontram cursando. Para tanto, apresentamos uma abordagem histórica da trajetória do IFRR enquanto instituição voltada a oferta da educação profissional, paralela a história do próprio estado de Roraima, proporcionando a compreensão do tema abordado. Como pano de fundo, levantamos uma discussão sobre a importância da abordagem pedagógica da escola que atende aos jovens rurais ser direcionada pelas concepções da Educação do Campo, buscando assim, a construção de conhecimentos significativos e que valorizem a vida e os saberes dos povos do campo, evitando a execução da educação para o campo, baseada em visões urbanas, com vistas à ressignificação do ensino agrícola, em conformidade com as atuais discussões nacionais sobre a educação profissional oferecida para os povos do campo. Como resultados, analisamos os dados coletados junto aos discentes pesquisados, e a partir destes, elencamos recomendações à equipe de gestão e docente do Campus em estudo, visando contribuir para a minimização dos entraves que dificultam um melhor aproveitamento da oportunidade de formação profissional, pelos jovens rurais.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectyoung rural areaseng
dc.subjectrural educationeng
dc.subjectagricultural educationeng
dc.subjectjovens ruraispor
dc.subjecteducação do campopor
dc.subjectensino agrícolapor
dc.title. O IFRR/Campus Novo Paraíso: da educação agrícola para a educação do campo, uma proposta em construção.por
dc.title.alternativeThe IFRR/campus New Paradise: agricultural education for rural education, a proposal currently under construction.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work is the result of a study conducted by the students registered at the Federal Institute of Education, Science and Technology Roraima-IFRR/campus New Paradise in the course Farming Technician integrated high school. In this research, we aim to understand the process of implementing the proposal of rural education in that the Federal Institute, from the identification of the meanings they attach to the rural youth work and school, and their interrelationships with the meaning they attach to the future as well as we compare their future prospects, with regard to work, the proposed training who are studying. We present a historical overview of the trajectory of IFRR as an institution dedicated to offering professional education, the parallel story of his own state of Roraima, providing understanding of the subject. As background, we raise a discussion on the importance of the pedagogical approach of the school which serves the rural youth to be targeted by the conceptions of Rural Education, trying to construct meaningful knowledge and enhance the lives of people and knowledge of the field avoiding the implementation of education for rural, urban-based views, regarding the redefinition of agricultural education in accordance with current national discussions on the professional education offered to the peoples of the field. As a result, we analyzed data collected from the students surveyed, and from these listed recommendations to the management team and teaching campus in the study, aiming to minimize the barriers that hinder a better use of professional training opportunities, for rural youth.eng
dc.contributor.advisor1Paula, Lucília Augusta Lino de
dc.contributor.advisor1ID582.372.167-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6864986517265595por
dc.contributor.referee1Arruda, Maria da Conceição Calmon
dc.contributor.referee2Manderlet, Diana da Veiga
dc.creator.ID415.604.853-53por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6451552713363047por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABRAÃO, José Carlos. O educador da roça: notas introdutórias para uma conceituação de educação rural. Mato Grosso do Sul. 1989 ABRAMO, Helena Wendel. Considerações sobre a tematização da juventude no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, n. 5/6, p. 25-36, 1997. Número especial. _____________. Condição juvenil no Brasil contemporâneo. In: ABRAMO, Helena Wendel; BRANCO, Pedro Paulo Martoni (Orgs.). Retratos da Juventude Brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Fundação Perseu Abramo/Instituto Cidadania, 2005. p. 37–72. ACO. AÇÃO CATÓLICA OPERÁRIA. História da classe operária no Brasil: gestação e nascimento – 1500 a 1888. Rio de Janeiro: ACO, 1989. ARAÚJO, Nilton de Almeida. Da cadeira de agricultura ao anel de engenheiro agrônomo: ciência, civilização e estado imperial no coração da produção açucareira baiana. XXIV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - Associação Nacional de História – ANPUH, 2007. ARROYO, Miguel. Por uma educação básica do campo, texto base. In: KOLLING, Edgar J. et al (Orgs.). Por uma educação básica do campo. Brasília, DF: Fundação articulação Nacional por uma Educação do Campo, Universidade de Brasília, 1999. ARRUDA, Maria da Conceição Calmon. A Reforma do ensino médio técnico: democratização ou cerceamento? Tese (doutorado em Educação Brasileira) – Departamento de Educação, Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. 185p. AYRES, J. R. C. M. O jovem que buscamos e o encontro que queremos ser. Em J. R. C. M. Ayres, Vulnerabilidade e avaliação de ações preventivas (pp. 4-9). São Paulo: Casa de Edição, 1996. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979. BOF, Alvana M. (Org) A educação no Brasil rural. Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2009.100 BOURDIEU, Pierre. PASSERON, Jean-Claude A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008. BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero. 1983. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução Fernando Tomaz, 7. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, Brasil, 2004. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. BRASIL. INEP/MEC. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio-PNAD. BrasíliaDF, 2007. BRASIL. INEP/MEC. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio-PNAD. BrasíliaDF, 2008. Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Amostra do Censo Demográfico 1991. IBGE, 1991. Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Amostra do Censo Demográfico 2000. IBGE, 2000. BRASIL. Juventude e políticas sociais no Brasil. Organizadores: Jorge Abrahão de Castro, Luseni Maria C. de Aquino, Carla Coelho de Andrade. – Brasília: IPEA, 2009. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 dez. Brasília, 1996. BRASIL. MDA. Sistema de Informações Territoriais. Disponível em http://sit.mda.gov.br Acesso em: 15.10.2009 BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica do Campo. Resolução CNE/CEB n. 1, de 03 de abril de 2002. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Federal de Educação: concepção e diretrizes. 2008. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Referências para uma política nacional de educação do campo. Brasília, 2004. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. (Re) significação do Ensino Agrícola da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 2009. BRASIL. PNAD 2007 primeiras análises. Volume 4: Educação, Juventude, Raça. Número 12, IPEA, 2008. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 11.892, de 29/12/ 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. BRASIL. Presidência da República. Decreto Nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005.101 CAIADO, Aurílio Sérgio Costa; SANTOS, Sarah Maria Monteiro dos. Fim da dicotomia rural-urbano? Um olhar sobre os processos socioespaciais. São Paulo Perspectiva, São Paulo, v. 17, n. 3-4, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 88392003000300012&lng=en&nrm=iso> CALDART, Rosely Salete. Por uma Educação do Campo: Traços de uma identidade em construção. In: Educação do campo: Identidades e Políticas Públicas. Orgs. Kolling, E. J.; Cerioli P. R.; CALDART, R. S. Coleção Por uma Educação do campo. Nº 4, 2002. CALDART, R.S. A escola do campo em movimento. In: ARROYO, M.G.; CALDART, R.; MOLINA, C.M. (Org). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004. CALMON, M. Conceição Arruda. CARNEIRO, Adeline Araújo. Educação Profissional, políticas e práticas profissionais: alunos, pais e professores dos Institutos Federais. XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – ENDIPE. Belo Horizonte, 2010 CARNEIRO, Adeline Araújo. GOMES, Crisonéia. Caracterização do entorno do IFRR/Campus Novo Paraíso: diversidade e complexidade sociocultural e ambiental de uma escola da região amazônica. V Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação-CONNEPI, Alagoas, 2010. CARNEIRO, Maria José. Juventude rural: projetos e valores. In: ABRAMO, H. W.; BRANCO, P.P.M (Orgs). Retrato da juventude brasileira: análise de uma pesquisa nacional. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2005, p.243-261. CARNEIRO, Maria José. O ideal rurbano: campo e cidade no imaginário de jovens rurais. In: Silva, F.C.T.; Santos, R.; Costa, L.F.C. (Org.). Mundo rural e política: ensaios interdisciplinares. Rio de Janeiro: Campus, 1998. CASTRO, Mary Garcia; ABRAMOVAY, Miriam. Cultura, identidades e cidadania: experiências com adolescentes em situação de risco. In: BRASIL. Ministério do Planejamento e Orçamento. Jovens acontecendo na trilha das políticas públicas. Brasília: CNPD, 1998. p. 571–642. CAVALCANTI, Araújo. Recuperação e desenvolvimento do Vale do Rio Branco. Rio de Janeiro: Jornal do Comércio e Cia, 1949. COSTA, A. de Souza; MARCONDES FILHO, Alexandre. Os novos territórios federais. Rio de Janeiro: Boletim do conselho Técnico, 1994. COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Tempo de servir: o protagonismo juvenil passo a passo; um guia para o educador. Belo Horizonte: Universidade, 2001. Costa, J. F.Perspectivas da juventude na sociedade de mercado. In R. Novaes & P. Vannuchi (Eds.), Juventude e sociedade (pp. 75-87). São Paulo, SP: Editora da Fundação Perseu Abramo, 2004.102 COSTA, Márcio da. KOSLINKI, Mariane Campelo. Entre o mérito e a sorte: escola, presente e futuro na visão de estudantes do ensino fundamental do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação. v. 11 n. 31 jan./abr. 2006. D. JOÃO VIa. “Carta Régia de 25 de junho de 1812 - Cria na cidade da Bahia um curso de Agricultura” em SNA. LEGISLAÇÃO AGRÍCOLA DO BRASIL. Volume III. Fim do primeiro período. Império. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1908, DEMO, Pedro. Pesquisa qualitativa: busca de equilíbrio entre forma e conteúdo. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 6 (2), 89-104. 1998. DUARTE, Rosália. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 139-154, março/2002. Erickson, E. H. Identidade: juventude e crise (2ª ed.). Rio de Janeiro: Zahar, 1976. FERREIRA, Brancolina. ALVES, Fábio. Juventude Rural: alguns impasses e sua importância para a agricultura familiar. Juventude e políticas sociais no Brasil. Organizadores: Jorge Abrahão de Castro, Luseni Maria C. de Aquino, Carla Coelho de Andrade. – Brasília: IPEA, 2009. FIORI, José Luís. O nome dos bois. http://www.lainsignia.org/2002/octubre/ibe_196.htm <arquivo consultado em 05 de Ago de 2007> FORACCHI, M. M. O estudante e a transformação da sociedade brasileira. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1965. FORACCHI, Marialice M. Juventude na Sociedade Moderna. São Paulo: EDUSP, 1972. FREIRE, Paulo. “Extensão ou comunicação?”. Editora Paz e Terra, 7ª edição, FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 5ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1978 FREITAS, Luis Aimberê Soares. Estudos Sociais: Roraima. (Geografia e História). São Paulo: Corprint, 1998. FREITAS, Luis Aimberê Soares. História política e administrativa de Roraima. 1946-1985. Manaus: Umberto Calderaro, 1993. FRIGOTTO, Galdêncio, CIAVATTA, Maria. Educar o trabalhador cidadão produtivo ou o cidadão emancipado? Revista Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, Fiocruz, v. 1, n.1, p. 45-60, março de 2003. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991. Gomes, C. A. O jovem e o desafio do trabalho. São Paulo: EPU, 1990.103 GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA. Instituto de Terras e Colonização de Roraima-ITERAIMA, Mapa de Roraima com destaque para os Projetos de Assentamentos, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-INCRA, 2008. GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA. Terras indígenas demarcadas em Roraima. Disponível em <http://www.ecoamazonia.org.br/Docs/demarcação/imagens/equilibrio_federativo_cli p_imagem006.gif > Acesso em: 26 de Jun de 2009. GRAZIANO DA SILVA, J.F. O novo rural brasileiro. Campinas: Unicamp - Instituto de Economia, 1999. (Coleção Pesquisa, 1) GUEVARA, L. C. P. Empoderamiento de los jovenes rurales. Disponível em: <http:// www.iica.org.uy/redlat/pubhtop.html. Acesso em: 30 de ago de 2002. II Conferencia Nacional de Educação do Campo, 2004. Texto Base. Luziania-GO. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA/IFRR – Plano de Desenvolvimento Institucional/PDI. Roraima, 2009. JORNAL DO COMÉRCIO. Desemprego é maior entre os jovens no Brasil. Disponível em <http://jcrs.uol.com.br/site/index.php> Acesso em: 17 de Out de 2009. KOLLING, Edgar Jorge. (org). Educação do Campo. Brasília: Coordenação por uma Nacional por uma Educação do Campo, Universidade de Brasília, 1999. LAKATOS, Eva Maria, MARCONE, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6ª Ed. 4ª reimp. São Paulo: Atlas, 2007. MACHADO, Lucília R. de Souza. Educação e divisão social do trabalho: contribuição para o estudo do ensino técnico industrial brasileiro. São Paulo: Autores Associados, 1982. MAGALHÃES, Maria das Graças Santos. Amazônia, o extrativismo vegetal no sul de Roraima: 1943-1988. Boa Vista: Editora da UFRR, 2008. MARTINS, Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n.2, p.289-300, maio/ago. 2004. MATTOS, Carlos de Meira. Uma geopolítica Pan-Amazônica. Rio de Janeiro: Olympio, 1980. MEC/SETEC. Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Brasília, dezembro. 2007. MEC/SETEC. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007. MEC/SETEC. Plano Nacional de Educação-PNE. Brasília, INEP, 2001. MEC/SEPS/COAGRI. Educação Agrícola. 2º grau. Linhas Norteadoras. Brasília, 1984.104 MENNUCCI, Sud. A crise da educação. 2ª Edição. São Paulo: Editora Piratininga, 1934. MENNUCCI, Sud. A guerra à zona rural. Revista de Educação, V. 2, p. 15-20, jun.1933. MOLINA, Mônica Castagna. Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. - 8a ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 128p. NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na Primeira República. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda.; Rio de Janeiro: Fundação Nacional do Livro Escolar, 1976. NOVAES, Regina R. Caminhos cruzados: juventude, conflito e solidariedade. Comunicações. RJ: ISER, 1996. NUNES, Clarice. O “velho” e “ bom ” ensino secundário : momentos decisivos . Revista Brasileira de Educação, n.14, maio /ago. 2000, p.35-60 O OBSERVADOR.COM. Foi aprovada PEC da Juventude tão histórica quanto o voto aos 16. Disponível em<HTTP://www.oobservador.com/nacional/foi-aprovada-pec-dajuventude-tao-historica-quanto-o-voto-aos-16,html. Acesso em 12 de Mar de 2010. PAIVA, Vanilda Pereira. Educação Popular e Educação de Adultos. 3ª edição. São Paulo: Ed. Loiola, 1995. PAULA, Lucília Augusta Lino de Paula. Movimento estudantil da UFRuralRJ: memórias e exemplaridade. Rio de Janeiro: PUC, Departamento de Educação, 2004. Volume único, 317 p. PERALVA, Angelina e SPOSITO, Marília. (org.) Juventude e Contemporaneidade – Revista Brasileira de Educação, n.5/6, São Paulo: ANPED, 1997. PERES, F. C. et al. A Experiência do Programa de Formação de Jovens Empresários Rurais - Projovem. Piracicaba: USP/ESALQ, 1998. 138p. RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2002. RAMOS, Marise Nogueira. O projeto unitário de ensino médio sob os princípios do trabalho, da ciência e da cultura. In: FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria. Ensino médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília: MEC, SEMTEC, 2004. 340 p. 35-52. RIBEIRO, M. L. S. História da Educação Brasileira: a organização escolar. 13ª Edição. Campinas: Autores Associados, 1993. RIBEIRO, Marlene. Estado e Educação: questões às políticas de educação do campo. Rio de Janeiro, 1983.105 RIBEIRO, Marlene. Uma escola básica do campo como condição estratégica para o desenvolvimento sustentável. Caderno II: CONFERÊNCIA ESTADUAL POR UMA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO. Porto Alegre: SEC/RS, abr. 2002. p. 50- 58. ROCHA, Moacir. Novos Conceitos de Urbano e Rural. Disponível em: < http://www.webartigos.com/articles/9227/1/Novos-Conceitos-De-Urbano-ERural/pagina1.html#ixzz13kLtdOoS> Publicado em 10/09/2008. SANTOS, Akiko. Didática sob a ótica do pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2003. SAVIANI, Demerval. Educação, cidadania e transição democrática. In: COVRE, M. L. M. A cidadania que não temos. São Paulo: Brasiliense, 1986. SAVIANI, Demerval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro. EPSJV/Fiocruz, 1989. SILVA, Edvaldo Pereira. Pedagogia da Alternância: uma proposta metodológica para a UNED Novo Paraíso. Rio de Janeiro: Universidade federal Rural do Rio de Janeiro. Programa de Pós Graduação em Educação Agrícola, 2008 SILVA, Edvaldo Pereira. Pedagogia da Alternância: uma proposta metodológica para a UNED Novo Paraíso. Rio de Janeiro: Universidade federal Rural do Rio de Janeiro. Programa de Pós Graduação em Educação Agrícola, 2008 SILVA, V.A. "Eles não têm nada na cabeça...": jovens do sertão mineiro entre a tradição a mudança. 2000. 189p. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. SOUZA, Maria Antonia. Educação do campo: propostas e práticas pedagógicas do MST. Petrópolis: Vozes, 2006. SOUZA, Maria Antônia de. Educação do campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica. Educação e Sociedade. Campinas, v. 29, n. 105, Dec. 2008. Available from<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 73302008000400008&lng=en&nrm=iso>. access on 03 Mar. 2011. doi: 10.1590/S0101-73302008000400008. SPÓSITO, Marília Pontes. Estudos sobre juventude em educação. Revista Brasileira de Educação-Revista da Anped, São Paulo, n. 5-6, 1997. SPÓSITO, Marília Pontes. Os jovens no Brasil: desigualdades multiplicadas e novas demandas políticas. São Paulo: Ação Educativa, 2003. TAVARES, Antunes Maurício. Entrelaçamentos entre campo de possibilidades e trajetórias de vida: a questão da escolarização dos jovens no interior de Pernambuco. XII Simpósio Internacional Processo Civilizatório. Recife, 2009. TEIXEIRA, Lia. Educação do Campo: pensando a teoria e a prática pedagógica articulando as regularidades, ambigüidades às rupturas. Disponível em106 <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2008-1/Lia/Educação-docampo.doc. Acesso em: 01 de Fev de 2010. ZABALA. Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998. ZANTEN, Agnès Van. Comprender y hacerce comprender: como reforzar la legitimidad interna y externa de los estúdios cualitativos. Educação e Pesquisa, v. 30, n.2, p. 301-313, maio/agosto, 2004. ZARIFIAN, Philippe. Objetivo competência: por uma lógica. São Paulo: Atlas, 2001.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5660/2010%20-%20Adeline%20Araujo%20Carneiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20406/2010%20-%20Adeline%20Araujo%20Carneiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26723/2010%20-%20Adeline%20Araujo%20Carneiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33172/2010%20-%20Adeline%20Araujo%20Carneiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39524/2010%20-%20Adeline%20Araujo%20Carneiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45948/2010%20-%20Adeline%20Araujo%20Carneiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52284/2010%20-%20Adeline%20Araujo%20Carneiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58796/2010%20-%20Adeline%20Araujo%20Carneiro.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1704
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2017-05-30T14:08:28Z No. of bitstreams: 1 2010 - Adeline Araujo Carneiro.pdf: 2361946 bytes, checksum: 82a038730616f41b1679e169c422ad78 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-30T14:08:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010 - Adeline Araujo Carneiro.pdf: 2361946 bytes, checksum: 82a038730616f41b1679e169c422ad78 (MD5) Previous issue date: 2010-12-15eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Adeline Araujo Carneiro.pdf2010 - Adeline Araujo Carneiro2.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.