Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12903
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBernardino, Fernanda Amaral
dc.date.accessioned2023-12-22T02:28:46Z-
dc.date.available2023-12-22T02:28:46Z-
dc.date.issued2012-05-25
dc.identifier.citationBERNARDINO, Fernanda Amaral. As representações sociais dos docentes e discentes do IF Sudeste MG - câmpus Rio Pomba sobre as tecnologias da informação e comunicação na educação. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12903-
dc.description.abstractA educação encontra-se inserida no contexto da sociedade da informação, no qual a construção do conhecimento, frente às Tecnologias da Informação e Comunicação, extrapola os muros da escola. Esta pesquisa teve por objetivo analisar, através da técnica de evocação livre, as representações sociais dos docentes e discentes do IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na educação. A pesquisa foi realizada com um universo de 60 (sessenta) docentes e 200 (duzentos) discentes do Câmpus Rio Pomba. A base teórica desta pesquisa se refere à Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici. Os dados da pesquisa foram analisados por meio da técnica de construção do quadro de quatro casas e as respostas foram analisadas com o auxílio do programa de computador denominado EVOC 2003®, que combina a frequência de evocação de cada palavra com sua ordem de evocação, buscando estabelecer o grau de saliência dos elementos da representação em cada grupo. Os resultados mostraram que as representações sociais das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação influenciam o comportamento tanto dos docentes quanto dos discentes no cenário educacional inserido na sociedade da informação. Os dados revelaram que entre a prática pedagógica dos docentes e a consciência que os mesmos possuem da postura que devem assumir na construção do conhecimento mediada pelas tecnologias existe um grande abismo, que é sustentado pelas representações sociais ligadas ao medo de serem superados no plano cognitivo, de perderem o monopólio do saber e de dividirem com os discentes a construção do conhecimento. No que diz respeito às representações sociais dos discentes, os resultados demonstraram que os mesmos partilham expectativas positivas em relação aos professores e à escola. O elemento conhecimento se apresentou como núcleo central das representações sociais tanto para os docentes quanto para os discentes. Além das representações sociais dos docentes e discentes do Câmpus Rio Pomba sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, esta pesquisa buscou refletir sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na educação e resgatar um pouco da construção social da sociedade riopombense sobre a criação da Escola Agrícola de Rio Pomba, hoje IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSocial Representationseng
dc.subjectCommunication Information Technologyeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectRepresentações Sociaispor
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleAs representações sociais dos docentes e discentes do IF Sudeste MG - câmpus Rio Pomba sobre as tecnologias da informação e comunicação na educaçãopor
dc.title.alternativeSocial representations of faculty and students of IF Sudeste MG - câmpus Rio Pomba on information and communication technologies in educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe education is placed in the context of the information society, in which the construction of knowledge, in front of the Information and Communication Technologies, goes beyond the school walls. This research aimed to analyze, through the technique of free recall, the social representations of teachers and students of IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba on Information and Communication Technologies in education. The research was conducted with a population of sixty (60) teachers and 200 (two hundred) students of the Câmpus Rio Pomba. The theoretical basis of this research refers to the Theory of Representations, Serge Moscovici. The survey data were analyzed using the technique of frame construction of four houses and the responses were analyzed with the aid of a computer program called EVOC 2003 ®, which combines the frequency of recall of each word to their order of invocation, seeking establish the degree of projection of the elements represented in each group. The results showed that social representations of Information and Communication Technologies in education influence the behavior of both teachers and students of the educational scene inserted in the information society. The data revealed that between teachers' pedagogical practice and the awareness that they have the attitude they should take in knowledge construction mediated by technology there is a great gulf, which is supported by social representations related to the fear of being overcome at the cognitive level of lose the monopoly of knowledge and sharing with the students construction of knowledge. With regard to social representations of students, the results showed that they share high expectations for teachers and school. The element of knowledge is presented as the core of social representations both for teachers and for students. In addition to the social representations of teachers and students of the IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba about the Information Technologies and Communication in education, this study sought to reflect on the Information and Communication Technologies in education and rescue some of the social construction of society riopombense on the creation of the Escola Agrícola de Rio Pomba, today IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba .eng
dc.contributor.advisor1Naiff, Denis Giovani Monteiro
dc.contributor.advisor1ID395.476.632-91por
dc.contributor.referee1Naiff, Denis Giovani Monteiro
dc.contributor.referee2Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.referee4Martins, Maurílio Lopes
dc.creator.ID057.582.656-83por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7106848804326269por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7550/2012%20-%20Fernanda%20Amaral%20Bernardino.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20338/2012%20-%20Fernanda%20Amaral%20Bernardino.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26665/2012%20-%20Fernanda%20Amaral%20Bernardino.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33060/2012%20-%20Fernanda%20Amaral%20Bernardino.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39430/2012%20-%20Fernanda%20Amaral%20Bernardino.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45838/2012%20-%20Fernanda%20Amaral%20Bernardino.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52196/2012%20-%20Fernanda%20Amaral%20Bernardino.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58696/2012%20-%20Fernanda%20Amaral%20Bernardino.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1716
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-05-31T18:24:00Z No. of bitstreams: 1 2012 - Fernanda Amaral Bernardino.pdf: 2450849 bytes, checksum: 19a10e7bd47f950521d31c8fde4679df (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-31T18:24:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012 - Fernanda Amaral Bernardino.pdf: 2450849 bytes, checksum: 19a10e7bd47f950521d31c8fde4679df (MD5) Previous issue date: 2012-05-25eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Fernanda Amaral Bernardino.pdfDocumento principal2.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.