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Tipo do documento: Dissertação
Title: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): ferramentas como interface inclusiva de estudantes com deficiência visual no ensino superior público de Macapá
Other Titles: Information and Communication Technologies (ICT): tools as an inclusive interface of students with visual impairment in public higher education in Macapá
Authors: Lopes, Graça Auxiliadora Nobre
Orientador(a): Damasceno, Allan Rocha
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Silvia Maria Melo
Segundo membro da banca: Correia, Mesaque Silva
Keywords: tecnologia assistiva;deficiência visual;Ensino Superior;assistive technology;visual impairment;Higher Education
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 13-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: LOPES, Graça Auxiliadora Nobre. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): ferramentas como interface inclusiva de estudantes com deficiência visual no ensino superior público de Macapá.. 2017. 60 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.
Abstract: Nesse estudo discutimos os aspectos político-legais que se voltam para o processo de inclusão de estudantes com deficiência visual na Universidade, considerando-a como geradora de conhecimento e promotora da emancipação de seu corpo discente, reafirmando o direito de isonomia e equidade de oportunidades. Assim, investigamos as tecnologias, com ênfase nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), usadas por universitários com deficiência visual em seu processo de aprendizagem no Ensino Superior da cidade de Macapá/AP, tendo como interlocutores dois estudantes cegos da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Estabelecemos como objetivos da pesquisa: Investigar as tecnologias usadas por universitários com deficiência visual no seu processo de aprendizagem; Caracterizar as escolhas das ferramentas pedagógicas destes estudantes no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação; Identificar possíveis barreiras tecnológicas no processo de aprendizagem no Ensino Superior; Caracterizar os impactos das tecnologias utilizadas por estes estudantes no seu processo de aprendizagem. Destaca-se que ao problematizar o processo de inclusão de estudantes com deficiência visual por intermédio do uso das TIC como mais uma dimensão de acessibilidade ao conhecimento, os objetivos foram desdobrados nas seguintes questões de estudo: “Existem outras ferramentas de tecnologia assistiva no cotidiano da sala de aula?”; “Quais os seus impactos no processo de aprendizagem de estudantes com deficiência visual no Ensino Superior?”; “Quais as barreiras ou obstáculos são evidenciados no processo de escolarização de estudantes com deficiência visual no Ensino Superior?”; “Quais as ferramentas de tecnologia assistiva são privilegiadas nas escolhas desses estudantes com deficiência visual no seu processo de aprendizagem?”; “Quais são os impactos didático-pedagógico das tecnologias usadas no processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência visual?”. Assim, este estudo contribui, adotando a concepção metodológica da Teoria Crítica como método, com ênfase no pensamento de Theodor Adorno, para o desvelar das tramas vivenciadas por estudantes com deficiência visual no Ensino Superior público do Amapá. Para tal, utilizamos como procedimento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. No avanço deste estudo, obtivemos como resultado que mesmo com as possibilidades no acesso a acervos bibliográficos em universidades e bases de dados acadêmicos, com todas as ferramentas disponíveis aos estudantes com deficiência visual, seja por meio do sistema braille, texto ampliado ou em meio digital, os sujeitos de nosso estudo ainda enfrentam inúmeras barreiras didático-pedagógicas.
Abstract: In this study, we discuss the political-legal aspects that turn to the process of inclusion of students with visual impairment in the University, considering it as the generator of knowledge and promoter of the emancipation of its student body, reaffirming the right of isonomy and equity of opportunities. Thus, we investigate the technologies, with emphasis on Information and Communication Technologies (ICT), used by university students with visual impairment in their learning process in Higher Education in the city of Macapá / AP, with two blind students from Stadual University of Amapa (UEAP). We established as research objectives: To investigate the technologies used by university students with visual impairment in their learning process; To characterize the choices of pedagogical tools of these students in the scope of Information and Communication Technologies; Identify possible technological barriers in the learning process in Higher Education; Characterize the impacts of the technologies used by these students in their learning process. It is worth noting that in order to problematize the process of inclusion of students with visual impairment through the use of ICT as a dimension of accessibility to knowledge, the objectives were deployed in the following study questions: There are other tools of assistive technology in the daily life of the room of class?; What are its impacts on the learning process of students with visual impairment in Higher Education ?; What barriers or obstacles are evident in the process of schooling of students with visual impairment in Higher Education ?; What assistive technology tools are privileged in the choices of these visually impaired students in their learning process ?; What are the didacticpedagogical impacts of the technologies used in the learning process of students with visual impairment? Thus, this study contributes, adopting the methodological conception of Critical Theory as a method, with emphasis on Theodor Adorno's thought, for the unveiling of the plots experienced by students with visual deficiency in Public Higher Education of Amapá. For this, we use as a data collection procedure the semi-structured interview. In the progress of this study, we obtained as a result that even with the possibilities in the access to bibliographic collections in universities and academic databases, with all the tools available to students with visual impairment, either through braille, extended text or digital media , The subjects of our study still face numerous didactic-pedagogical barriers
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12902
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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