Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12901
Tipo do documento: Dissertação
Title: A contextualização do ensino de química no Curso Técnico em Aagropecuária utilizando a adubação do guaranazeiro (Paulínia cupana var. sorbilis) como tema integrador
Other Titles: The contextualization of chemistry teaching in Technical Course in Agriculture using the fertilization of guaranazeiro (Paulínia cupana var. sorbilis) as an integrating theme
Authors: Oliveira, Luiz Antônio Tavares de
Orientador(a): Abboud, Antônio Carlos de Souza
Primeiro membro da banca: Guimarães, Waldez Silva
Segundo membro da banca: Bastos, Ana Mena Barreto
Keywords: Conceptual map;Fertilizers;School research project;Maués;Mapa conceitual;Fertilizantes;Projeto de pesquisa escolar;Maués
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 29-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: OLIVEIRA, Luiz Antônio Tavares de. A contextualização do ensino de química no curso técnico em agropecuária utilizando a adubação do guaranazeiro (Paulínia cupana var. sorbilis) como tema integrador. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.
Abstract: O ensino médio de química, na maioria das escolas tem por tradição a memorização e a transmissão de conteúdos fragmentados e de forma isolada. No ensino Técnico isso é menos válido, pois se faz necessário uma conexão maior entre os conteúdos da Base Nacional com as disciplinas de natureza técnica. Na ausência desse enfoque, o futuro técnico fica com o conhecimento compartimentado, o que não colabora para a sua aprendizagem integral. Assim, o objetivo geral foi o de se desenvolver uma estratégia de ensino de química inovadora, para que a aprendizagem melhore e que o estudante desenvolva de forma mais íntegra as suas habilidades e competências técnicas. Assim, elegeu-se o fruto símbolo da cidade de Maués, o guaraná, como figura integradora do ensino de química no primeiro ano do ensino médio. O objetivo específico foi verificar se o tema ‘adubos e adubação do guaranazeiro’ nas aulas de química, associada a projetos de pesquisa, revela potencialidades para se desenvolver conceitos químicos significativos e verificar se a nova metodologia repercute na evolução das notas finais e aprovações da disciplina. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, campus Maués em 2015, com trinta e três alunos do Curso Técnico em Agropecuária do 1º ano. Organizou-se um ementário de química por meio de um mapa conceitual partindo da cultura do guaraná, destacando-se os fatores que interferem no crescimento das plantas, os tipos de adubos usados na cultura de acordo com os macro e micronutrientes essenciais. Aplicou-se no início um questionário diagnóstico e após ministradas as aulas com esse novo ementário, coletaram-se dados por meio da aplicação de questionário final, para verificar se os conceitos químicos foram incorporados aos conceitos técnicos e se isso refletiu no rendimento escolar. O desempenho da turma experimental foi comparado ao das turmas anteriores. O resultado da avaliação dos dois questionários - diagnóstico e final-, revelou evolução de 300% nas respostas esperadas ou corretas; com relação à aprovação final de Química da turma experimental houve aumento de 84,85%, superando todas as demais. Conclui-se assim que o ensino contextualizado proposto, conectado a uma figura integradora de significado tangível para os estudantes, no caso o ‘Guaraná em Maués’ pode contribuir para melhor articulação do ensino-aprendizagem disciplinar com o desenvolvimento de habilidades e competências dentro de um contexto real.
Abstract: Teaching chemistry in most high schools traditionally emphasizes memorization and transmission of fragmented and isolated contents. In technical education, however, that is less functional, because a connection between the National Base contents with more practical technical themes is necessary. In the absence of such connections, future technicians remain unprepared to make links and not able to apply his full skills. The scope of this research is to develop an innovative teaching model that enhances chemistry learning along with development of other technical and significant skills and competencies. Hence, ‘Guaraná’ was chosen, because it is a product symbol of Maués city, to become an integrating element: it would bring practical significance to chemistry classes for first year technical students. The specific objectives were: to verify whether the theme “fertilizers for guaraná production” enhances significant chemical learning through lectures and projects development; and to verify whether this approach influences student´s approvals in chemistry courses. This research was conducted at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - IFAM, campus Maués in 2015, with thirty-three students of first year in Agricultural Technical Course. A new chenistry course description having ‘guaraná produciton’ as integrating element was designed. Topics such as: factors affecting the growth of guaraná plants, types of fertilizers used for this crop based on the essential macro and micronutrient demands. An initial survey followed by a second one afer claases were performed, at the end of the term, were applied to verify whether the main chemistry concepts were incorporated into the practical technical ones. Also the academic performance was looked into.The performance of the experimental group was compared to previous years´classes. The outcome of the two questionnaires revealed growth of 300 % in correct or expected answers; with respect to the final approval in Chemistry, experimental group increased by 84.85 %, surpassing all others from previous years. It is therefore concluded that the teaching method proposed, that is, connected to an integrating figure of tangible significance for the students, in this case the ' Guarana of Maués ' can contribute to better articulation of chemistry teaching/learning, with the development of skills and competences within a real context.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12901
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Luiz Antonio Tavares de Oliveira.pdfDocumento principal1.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.