Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12895
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMarins, Carolina Nunes Collantes
dc.date.accessioned2023-12-22T02:28:15Z-
dc.date.available2023-12-22T02:28:15Z-
dc.date.issued2022-04-12
dc.identifier.citationMARINS, Carolina Nunes Collantes. Narrativas históricas como projeto educativo em uma escola rural de Seropédica. 2022. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12895-
dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido a partir da experiência de um projeto pedagógico com narrativas históricas realizada com estudantes da Nova Educação de Jovens e Adultos (NEJA) do colégio Estadual Alice de Souza Bruno, do município de Seropédica, a fim de resgatar as origens do bairro de São Miguel e compreender a realidade local, mediante as transformações do meio rural em que a unidade escolar está inserida. Este trabalho torna-se relevante por elencar as narrativas históricas como um possível método de estudo, a partir das reflexões de Walter Benjamin, que fundamentaram nossas análises, assim como outros autores, tais como: Jeanne-Marie Gagnebin, Hans-Georg Gadamer, Marc Bloch, Peter Burke, Michel de Certeau , Jacques Le Goff, Edward Thompson e Hannah Arendt. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo a referida turma de estudantes em seu processo de elaboração. Após a realização dessa pesquisa, concluímos que as narrativas orais podem em muito colaborar para o resgate e a compreensão da história de uma localidade, assim como para o fortalecimento da identidade cultural de grupos sociais, aqui, em especial, de alunos da NEJA, historicamente negligenciados e excluídos. Ressaltamos que essa pesquisa foi desenvolvida através da análise de entrevistas realizadas por vídeo conferência, devido ao período pandêmico da COVID 19 e preservando o anonimato dos sujeitos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectNarrativeseng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectLearningeng
dc.titleNarrativas históricas como projeto educativo em uma escola rural de Seropédicapor
dc.title.alternativeHistorical narratives as an educational project in a rural school in Seropédicaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work was developed from the experience of a pedagogical project with historical narratives carried out with students of the New Education for Youth and Adults (NEJA) of the Alice de Souza Bruno State College, in the municipality of Seropédica, in order to rescue the origins of the neighborhood. of São Miguel and understand the local reality, through the transformations of the rural environment in which the school unit is inserted. This work becomes relevant because it lists historical narratives as a possible method of study, based on the reflections of Walter Benjamin, who based our analysis, as well as other authors, such as: Jeanne-Marie Gagnebin, Hans-Georg Gadamer, Marc Bloch, Peter Burke, Michel de Certeau, Jacques Le Goff, Edward Thompson and Hannah Arendt. It is a qualitative research, involving the referred group of students in its elaboration process. After carrying out this research, we concluded that oral narratives can greatly contribute to the rescue and understanding of the history of a locality, as well as to the strengthening of the cultural identity of social groups, here, in particular, of NEJA students, historically neglected and excluded. We emphasize that this research was developed through the analysis of interviews carried out by video conference, due to the pandemic period of COVID 19 and preserving the anonymity of the subjects.eng
dc.contributor.advisor1Sanchez, Liliane Barreira
dc.contributor.advisor1ID989.914.697-87por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3250-2940por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7875754985048131por
dc.contributor.referee1Sanchez, Liliane Barreira
dc.contributor.referee1ID118.150.987-40por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3250-2940por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7875754985048131por
dc.contributor.referee2Silva, Wanderley da
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0849-4928por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1894566485754183por
dc.contributor.referee3Gouvêa, Fernando César Ferreira
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3537-7559por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186337020612168por
dc.contributor.referee4Machado, João Carlos Bernardo
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4872652859424550por
dc.creator.ID118.150.987-40por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5589677211626410por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna. 1996. ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. [Trad: Mauro W. Barbosa]. 5a. Ed. São Paulo: Perspectiva. 2016 ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. Revisão e apresentação de Adriano Correia. 11. ed. revista. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. ARRIADA, Eduardo. Uma história dos sem nomes: a visão de história em Walter Benjamin. In: História da Educação. ASPHE/Fae/UFPel. Pelotas, n. 14, p.195-209, set 2003. BARÃO, Gilcilene de Oliveira Damasceno. O direito à Educação de Jovens e Adultos trabalhadores em municípios da Baixada Fluminense. In: RUMMERT, Sonia Maria (Org.) Educação de jovens e adultos trabalhadores: história, lutas e direito em risco. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019. P. 123-142. BRASIL. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Brasília: IBGE, PNAD Contínua, 2019. Disponível em: PNAD_Educacao_2019.indd (ibge.gov.br) . Acesso em: 26 nov. 2020. BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ANÍSIO TEIXEIRA. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo Escolar da Educação Básica. Brasília: INEP, MEC, 2019. (Resumo Técnico). Disponível em: Lista de Publicações - INEP . Acesso em: 24 nov. 2020. BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ANÍSIO TEIXEIRA. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo Escolar da Educação Básica. Brasília: INEP, MEC, 2020. (Resumo Técnico). Disponível em: Lista de Publicações - INEP . Acesso em: 24 nov. 2020. BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ANÍSIO TEIXEIRA. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo Escolar da Educação Básica. Brasília: INEP, MEC, 2018. (Resumo Técnico). Disponível em: Lista de Publicações - INEP . Acesso em: 24 nov. 2020. BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ANÍSIO TEIXEIRA. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo Escolar da Educação Básica. Brasília: INEP, MEC, 2017. (Resumo Técnico). Disponível em: Lista de Publicações - INEP . Acesso em: 24 nov. 2020. BRASIL. MINISTÈRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Parâmetros nacionais de qualidade para o Ensino médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Brasília (DF), 2006 v.l; il. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos. Brasília, DF, 2000. 54 BRASIL. Decreto-Lei no 477, de 26 de fevereiro de 1969 revogado pela Lei no 6.680 de 1979. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/>. Acesso em: 22 jan. 2022. BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/atividadelegislativa/legislacao/Constituicoes_Brasileiras/constitu icao1988.html >. Acesso em: 20 nov. 2020. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 20 nov. 2020. BRASIL. Parecer CNE/CEB 11/2000. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/PCB11_2000.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002. BRASIL. Lei no 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13979.htm. Acesso em 30 de mar. de 2021. BEZERRA, Aída; BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org). A questão política da educação popular. 7a. ed, SP: Brasiliense,1987 BENJAMIN, W. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem humana. In: Sobre arte, técnica, linguagem e política. Trad. Maria Luiz Moita. Lisboa: Ed. RelógioD’água,1992. . Experiência e Pobreza. In: Obras escolhidas. Vol. 1. Magia etécnica,arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 114-119. BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In.: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994a. p. 114-119 .Walter.Teses sobre o conceito de história.In:BENJAMIN,Walter. Magia e técnica, arte e política. Trad. de Jeanne Marie Gagnebin e SérgioPaulo,1987. .Walter.Passagens.Trad. de Irene Aron.Belo Horizonte: Editorada UFMG, 2006.Rouanet, 10. ed., São Paulo: Ed. Brasiliense, 1996, 254p. [ObrasEscolhidas, v. I] . O narrador. In: Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte epolítica. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 213- 240. _____________________.Escritos Autobiográficos. Madrid: Alianza Editorial, 1996. 55 BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas Volume – I. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Walter Benjamin tradução Sérgio Paulo Rouanet. 7o edição. São Paulo: Brasiliense. 2012. pp. 219 __________________. Rua de mão única. OBRAS ESCOLHIDAS. Volume 2. Tradução. Rubens Rodrigues Torres Filho e. José Carlos Martins Barbosa. . São Paulo: Brasiliense.1987 BENJAMIN. W. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. IN: BENJAMIN,W. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 3.ed., 1987. BENJAMIN, Walter. Origem do Drama Barroco Alemão. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1968. BENJAMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem (1915-1921). São Paulo, Duas Cidades / Editora 34, 2011, 176 pp. BENJAMIN, Walter, Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação/ Walter Benjamin; tradução e apresentação de notas de notas Marcus Vinicius Mazzari; posfácio de Flávio Di Giorgi, São Paulo: Duas cidades; Ed.34. 2002. p.176. (Coleção Espírito Crítico) BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Ed. Cortez, 2005 BOLLE, Willi. Fisiognomia da metrópole moderna. 2° ed. São Paulo: Ed. USP, 2000. __________. Um painel com milhares de lâmpadas’ Metrópoles & Megacidades. In: BENJAMIN, Walter. Passagens, edição alemã de Rolf Tiedemann, organização e edição brasileira de Willi Bolle; colaboração na edição brasileira de Olgária C. F. Matos; tradução do alemão de Irene Aron; tradução do francês de Cleonice P. B. Mourão, Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial de São Paulo, 2006CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e sociais. 7a edição. São Paulo. Cortez, 2005. Biblioteca da educação. Série 1. Escola; v. 16.P.41. BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaina & FERREIRA, Marieta M. (orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro : Fundação Getúlio Vargas.2006 BLOCH, Marc. Apologia da História ou O Ofício de Historiador. Rio de Janeiro: ed. Zahar, 2001. BURKE, Peter. (Org). A escrita da História. Novas Perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992. BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas . São Paulo: Unesp, 2011. BURKE, Peter. A história dos acontecimentos e o renascimento da narrativa. In: BURKE, Peter (org.) A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Unesp,2011. CERTEAU, Michel de. História e Psicanálise: entre ciência e ficção. Belo Horizonte: Autêntica, 2012b. ______. A Invenção do Cotidiano – 1. Artes de Fazer. Petrópolis: Vozes, 1994 ______. CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense- Universitária, 1982. COLI, Anna Luiza. A Origem (Ursprung) como alvo e o método interpretativo de Walter Benjamin. Cadernos Benjaminianos, [S.l.], n. 1, p. 44-54, dez. 2019. ISSN 2179-8478. Disponível:<7>. Acesso em: 24 fev. 2020. doi:http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.0.1.44- 54. 56 COUTINHO, M. A. G. C. . O sistema municipal de Seropédica/RJ: origem e história. RETTA - Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas , v. VII, p. 69-88, 2014. COUTINHO, Maria Angélica da Gama Cabral Coutinho. Da universidade surge a cidade, da cidade as escolas: a UFRRJ e a educação pública municipal de Seropédica. 2014. 265f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. DE ANDRADE PEREIRA, Marcelo Saber do tempo: tradição, experiência e narração em Walter Benjamin. Educação & Realidade [en linea]. 2006, 31(2), 61-78 Disponivel: < https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=317227044005> Acesso em: 24 fev. 2020.ISSN: 0100-3143. _______. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 5a Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. GAGNEBIN, J. M. História e Narrativa em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva: 1998. GERMANO, José Willington. Estado Militar e educação no Brasil. 2a Ed. São Paulo: Cortez, 1994. Gusmão, D. S. & Jobim e Souza, S. História, memória e narrativa: a revelação do “quem” nas histórias orais dos habitantes do Córrego dos Januários. Psicologia & Sociedad. 2010, 22(2), 288-298 HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006. LEE, Peter. Colocando princípios em prática: entendendo a história. Dentro: Donovan, M. Susanne; Bransford, John (Eds.), Como os alunos aprendem: história, Matemática e Ciências na Sala de Aula. Imprensa das Academias Nacionais. Washington, DC: The National Academies Press, 2005, p. 31-77. LESLIE, Esther. Walter Benjamin.; Tradução de Rui Mesquita. Londres – (originalmente Reino Unido. Reaktion Books 2007); Fio da Palavra Editores, Lda, Portugal, 2009. LEGOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP Editora da UNICAMP, 1990 LIBÂNEO, José Carlos – Democratização da escola pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos, 2006, 21o edição OTRANTO, Celia Regina. A autonomia universitária no Brasil: dádiva legal ou construção coletiva? O caso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica: EDUR, 2009. SANTIAGO; Ricardo; MAGALHÃES, Valéria de Barbosa de. História oral na sala de 57 aula.Belo Horizonte:Ed.Autêntica,2015. SERRANO,Jorge Sáiz; FACA, Ramón López. Competencias y narrativas históricas: elpensamiento histórico de estudiantes y futurosprofesoresespañoles de educación secundaria. Revista de EstudiosSociales No. 52 • rev.estud.soc. • Pp. 256.ISSN 0123-885X • Bogotá, abril - junio de 2015 • Pp. 87-101. SEROPÉDICA. Secretaria Municipal de Educação. Plano Municipal de Educação de Seropédica. 2015. Disponível em: Seropedica_Lei_566_15_Plano_Municipal_de_Educacao.pdf (mprj.mp.br). Acessado em 10 jan. 2021. THOMPSON, Paul. A voz do passado. SP: Paz e Terra, 1992. TORRES, CarlosAlberto; link: http://www.uesc.br/nucleos/nbewb/biografia.html (acesso em 06/01/2020) HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. In: Educação como exercício de diversidade.[S.l: s.n.], 2007.Disponível em: http://forumeja.org.br/files/Vol%2007_ed%202_Ed%20Diversidade.pdf. MAFRA, Andressa. A educação em direitos humanos: um olhar para a modalidade educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil. In: Spigolon, Nima Imaculada; Leite, Sandra Fernandes; Donadon, Daniela Gobbo; Santos, Edson Fabiano dos. (Orgs.) Cadernos do grupo de estudos e pesquisas em educação de jovens e adultos – GEPEJA III. Veranópolis, RS. Diálogo Freiriano. 2020. P. 381-405. THOMPSON, E. P. 1.A Formação da Classe Operária Inglesa. 1987. (3 vols.) Trad. Denise Bottmann (vols. I e III); Renato Busatto Neto e Cláudia Rocha de Almeida (vol. II). São Paulo, Paz e Terrapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/73867/2022%20-%20Carolina%20Nunes%20Collantes%20Marins.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6735
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2023-07-14T16:26:44Z No. of bitstreams: 1 2022 - Carolina Nunes Collantes Marins.pdf: 2433554 bytes, checksum: cf048f38cc53c0c099a6c15c44218298 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-14T16:26:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022 - Carolina Nunes Collantes Marins.pdf: 2433554 bytes, checksum: cf048f38cc53c0c099a6c15c44218298 (MD5) Previous issue date: 2022-04-12eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Carolina Nunes Collantes Marins.pdf2022 - Carolina Nunes Collantes Marins2.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.