Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12893
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRizzo, Bruno César de Carvalho
dc.date.accessioned2023-12-22T02:28:07Z-
dc.date.available2023-12-22T02:28:07Z-
dc.date.issued2022-08-31
dc.identifier.citationRIZZO, Bruno César de Carvalho. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e suas potencialidades durante os governos Lula (2003-2010). 2022. 51 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12893-
dc.description.abstractO Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) foi criado em 1998 pelo então presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, mesmo sendo uma época onde o neoliberalismo parecia dominar todas as esferas nacionais, o povo através de muita luta conseguiu que o estado contemplasse a população rural brasileira com algo que jamais nenhum outro governo o tinha feito. Entendemos como algo essencial para que acontecesse o primeiro encontro de educadores da reforma agrária (I ENERA) em 1997 no estado de Goiás que contava com o apoio da UNB (Universidade de Brasília). Durante a pesquisa que realizamos, tivemos um forte impacto não só no Brasil, mas em todo o mundo que foi a pandemia de covid-19, assim sendo, resolvemos optar por revisões bibliográficas ao invés de uma pesquisa de campo. O referencial teórico que entendemos ser um dos mais completos para a criação desta obra fica por conta de alguns autores que são grandes conhecedores do assunto destacado: Mônica Molina e Ramofly Bicalho, pois, nos ajudarão a entender a relação das escolas do campo com a aplicação efetiva da lei que criou o PRONERA. Essa pesquisa buscará mostrar os avanços, entraves e retrocessos do programa para com as comunidades que deveriam se beneficiar com o mesmo. Essa pesquisa teve como principais objetivos específicos: 1) Compreender a implementação das políticas públicas de educação do campo no Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003 – 2010). 2) Analisar os desafios históricos do PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, apontando seus possíveis avanços, recuos e entraves. 3) Compreender a organicidade do PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, no estado do Rio de Janeiro, especialmente, na UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e também como objetivo geral: Examinar a instalação das políticas públicas de educação do campo no governo do presidente Lula (2003 - 2010), analisando os possíveis avanços e recuos, especialmente, em relação a organicidade do PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária no estado do Rio de Janeiro e na UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPRONERApor
dc.subjectEducação no Campopor
dc.subjectGovernos Lulapor
dc.subjectPRONERAeng
dc.subjectEducation in the Fieldeng
dc.subjectLula governmentseng
dc.titlePrograma Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e suas potencialidades durante os governos Lula (2003-2010)por
dc.title.alternativeNational Education Program in Agrarian Reform and its potential during the Lula administrations (2003-2010)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe National Program of Education in Agrarian Reform (PRONERA) was created in 1998 by the then Brazilian president Fernando Henrique Cardoso, even though it was a time when neoliberalism seemed to dominate all national spheres, the people through a lot of struggle managed to get the state to contemplate the population Brazilian rural area with something that no other government had ever done. We understand it as essential for the first meeting of agrarian reform educators (I ENERA) to take place in 1997 in the state of Goiás, which had the support of UNB (University of Brasília). During the research we carried out, we had a strong impact not only in Brazil, but throughout the world, which was the covid-19 pandemic, therefore, we decided to opt for bibliographic reviews instead of field research. The theoretical reference that we understand to be one of the most complete for the creation of this work is on account of some authors who are great experts on the highlighted subject: Mônica Molina and Ramofly Bicalho, as they will help us to understand the relationship of rural schools with the application of the law that created PRONERA. This research will seek to show the advances, obstacles and setbacks of the program towards the communities that should benefit from it. This research had as main specific objectives: 1) Understand the implementation of public policies for rural education in the Government of President Luiz Inácio Lula da Silva (2003 – 2010). 2) Analyze the historical challenges of PRONERA – National Program of Education in Agrarian Reform, pointing out its possible advances, setbacks and obstacles. 3) Understand the organic nature of PRONERA - National Program of Education in Agrarian Reform, in the state of Rio de Janeiro, especially at UFRRJ - Federal Rural University of Rio de Janeiro and also as a general objective: To examine the installation of public education policies in the field in the government of President Lula (2003 - 2010), analyzing the possible advances and setbacks, especially in relation to the organicity of PRONERA - National Program of Education in Agrarian Reform in the state of Rio de Janeiro and UFRRJ - Federal Rural University of Rio of January.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.advisor1ID012.549.947-77por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0571-6481por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee1ID012.549.947-77por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0571-6481por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee2Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.referee2ID408.566.407-78por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055por
dc.contributor.referee3Pimenta, Alessandro Rodrigues
dc.contributor.referee3ID872.746.711-20por
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-9882-2034por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9134635312252299por
dc.creator.ID095.115.007-32por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7491091717765143por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALVES, Nelbi da Cruz. UNIR. PRONERA Rondônia 2005-2008: Pelos movimentos sociais na construção de políticas públicas. [s.l.], [s.d.]. 2009. AMADOR, Fabrício; CAMPOS, Marília; MENDES, Robledo. A Construção Curricular da Licenciatura em Educação do Campo-UFRRJ Partindo da Experiência Libertária e Agroecológica com os Sujeitos do Campo em seus Movimentos. In: PERRUSO, Marco Antônio. LOBO, Roberta. Educação do Campo, movimentos sociais e diversidade a experiência da UFRRJ. 1a.ed. Rio de Janeiro: Gráfica e Editora F&F, 2014. AGUIAR, Luana de Carvalho; CARVALHO, Elizangela das Dores; SILVA, Thiago Lucas. O PRONERA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ASSENTAMENTOS E ACAMPAMENTOS RURAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Rev. Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 09, n. 2, pags.96 – 109, jul/dez. 2013 ARAUJO, Fabiana de Carvalho; OLIVEIRA, Lívia Maria Teixeira; SANTOS, Ramofly Bicalho. Interfaces entre o programa da escola da terra e a educação no campo no Rio de Janeiro. EDUR-UFRRJ. Escola da Terra. Rio de Janeiro. 2020. ARRUDA, Eloisa Varela Cardoso, AZEVEDO, Márcio Adriano. PRONERA e PRONACAMPO: Projetos de Educação profissional no campo em disputa (?) no Brasil. UFSCAR. São Carlos. 2015. ANDRADE, Márcia Regina et al. (Org.) A educação na reforma agrária em perspectiva. São Paulo: Ação Educativa; Brasília: PRONERA, 2004b. p. 37-56. APARECIDA, Clarice et al, Memória e História do PRONERA Contribuições do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária para a Educação do Campo no Brasil, [s.l.]: , [s.d.].2011 Baixada Fluminense: a construção de uma história: sociedade, economia, política / Gênesis Torres organizador. - IHGB - Instituto Histórico Geográfico Brasileiro. Ihgb.org.br. Disponível em: <https://ihgb.org.br/pesquisa/biblioteca/item/18256-baixada-fluminense-a- constru%C3%A7%C3%A3o-de-uma-hist%C3%B3ria-sociedade,-economia,- pol%C3%ADtica-g%C3%AAnesis-torres-organizador.html>. Acesso em: 27 abr. 2022. BEZERRA, Maria Cristina dos Santos, NETO, Luiz Bezerra; SANTOS, Flávio Reis. Educação como direito universal: Movimentos sociais e políticas públicas de educação para as populações rurais. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador v. 8, n. 2, p. 89-99, dez. 2016. BRASIL. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Manual de Operações. Brasília-DF, 2011. CALDAS, Ana Carolina, Com fim do Pronera, Bolsonaro ataca educação dos povos do campo. Brasil de Fato, disponível em: <>, acesso em: 17 Jun. 2021. 48 CAMACHO, Rodrigo Simão. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Três Lagoas/MS – no 26 – Ano 14, Novembro 2017 CANUTO, Antonio; LUZ, Cássia Regina da Silva; GONÇALVES, João Batista (Coords.). Conflitos no Campo-Brasil. Goiânia: CPT Nacional-Brasil, 2010. CARNEIRO, Maria Esperança Fernandes. Educação e Política Pública: Caminhos Históricos do PRONERA. Educativa, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 233-258, jan./abr. 2016. CARVALHO, A. V.; CARVALHO, M. A; BRUNO, R. . Democratização e Reforma Agrária; contribuições da sociedade ao I Plano Nacional de Reforma Agrária I PNRA? 1985. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). CARVALHO, M.; SANTOS, A. O Pronera como política pública educacional na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 2, n. 1, p. 33-45, 27 jun. 2020. CARVALHO, Jaílda Evangelista; SANTOS, Marilene. PRONERA: Um Programa de Educação no campo. XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste - Reunião Científica Regional da ANPEd - 28 a 31 de outubro de 2014 (Natal- RN), ANPEd, disponível em: <https://anped.org.br/news/xxii-epenn-encontro-de-pesquisa- educacional-norte-e-nordeste-reuniao-cientifica-regional-da>, acesso em: 22 Fev. 2021. CALDART, Roseli Salete. Sobre Educação do Campo. IN: SANTOS, Clarice A. dos (org.). Por Uma Educação do Campo: campo, políticas Públicas, Educação. Brasília, INCRA/MDA, 2008.p. 67 – 86. COSTA, H. G. P. da; LOMBA, R. M. Educação do campo e desafios amazônicos: o PRONERA no Estado do Amapá. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 224-249, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n3ID355. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/355. Acesso em: 09 jan. 2021. CRUZ, E. T. ; VIEIRA. M. A. L. Educador e Educando: Protagonistas no PRONERA. In: Seminário de Estudos e Pesquisas Sobre Educação do Campo, 2011. São Carlos. Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo, 2011. DINIZ, Daise Ferreira, O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) no contexto do Estado democrático de direito: Movimentos sociais e gestão participativa. 37a Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis. DINIZ, Daise Ferreira; LERRER, Débora Franco. O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA): uma política para a democratização do Estado no Brasil. Inter-Ação, Goiânia. v. 43, n. 1, p. 259-280, jan./abr. 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5216/ia.v43i1.46105>. Acesso em 24/02/2021. ESMERALDO, Gema Galgani Silveira Leite; MOLINA, Mônica Castagna ; ANTUNES- ROCHA, Maria Isabel. O fortalecimento da identidade camponesa: Repercussões do 49 Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária nos Estados do Ceará, Minas Gerais e Paraná (1998-2011), Educação & Sociedade, v. 38, n. 140, p. 569–585, 2017. FAUSTO, Josiane; SOUZA, Érica; VALENTIM, Carlos. Trabalho Integrado: Trajetória do assentamento terra prometida. Licenciatura em educação do campo. UFRRJ. Rio de Janeiro. 2011. FERNANDES, Bernardo; MOLINA, Mônica. O Campo da Educação do Campo. IN: MOLINA, Mônica; JESUS, Sonia M. A. S. de. Contribuições para a Construção de um Projeto de Educação do Campo. Brasília. Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 2004, PP. 13-52. FERNANDES, B. M. Reforma agrária e educação do campo no governo lula/agrarian reform and education for the countryside during the lula administration. Campo- território: revista de geografia agrária, v. 7, n. 14, 20 ago. 2012. FERREIRA, Diniz, D., & FRANCO Lerrer, D. (2018). O programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA): uma política pública para a democratização do estado no Brasil. Revista Inter Ação, 43(1), 259-280. https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.46105 FERREIRA, Taís Gôgo; FFRANCO, Ana Paula Perrota. Assentamento de marapicu: reflexões sobre a relação campo e cidade e as ruralidades. [s.l.: s.n., s.d.]. Disponível em: <http://anpur.org.br/xviiienanpur/anaisadmin/capapdf.php?reqid=259>. Acesso em: 14 abr. 2022. FORGIARINE, Luís Felipe; LONGO, Larisse; MACHADO, Carmem Lúcia Bezerra; MANFROI, Waldomiro Carlos. Educação no campo: Pronera- Uma política em construção. Revista Conhecimento on-line – ano 5 – vol.1 – RS. Abril de 2013. FREITAS, M. da C. da S., DANSA, C. V. de A., & Moreira, J. M. da C. (2016). Pronera no Sertão Mineiro Goiano: Reflexões sobre emancipação social e Educação do Campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 1(2), 204-230. Disponível em: <https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p204. Acesso em 11/01/2021. GARCIA, Mauro; FERREIRA Luciana Rodrigues. Práticas na Educação do campo: A gestão participativa do PRONERA no Estado do Pará. Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade, v. 7, n. 0, p. 352–363, 2016 INCRA, Cidadania e Reforma Agrária. Histórico do Pronera. Disponível em <http://www.incra.gov.br/pronerahistoria>. Acesso em 05 de novembro de 2020. INCRA/PRONERA GOIÁS. BARRETO, Marília Souto e CARNEIRO, Maria Esperança Fernandes. Relatório de trabalho, Goiânia, 2014, (mimeo). JESUS, Sonia M. S. Azevedo. O PRONERA como Construção de Novas Relações entre Estado e Sociedade. IN ANDRADE, Márcia Regina; PIERRO, Maria Clara Di; MOLINA, Mônica Castagna e JESUS, Sonia M. S. Azevedo; orgs. A educação na Reforma Agrária em Perspectiva: uma avaliação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. São Paulo: Ação Educativa; Brasília: PRONERA, 2004. 50 JESUS, S. M. S. A. de. Educação do campo nos governos FHC e Lula da Silva: potencialidades limites de acesso à educação no contexto do projeto neoliberal. Educar em Revista, Editora UFPR Curitiba, Brasil, n. 55, p. 167-186, jan./mar. 2015. JÚNIOR, Claudio dos Santos; TAFFAREL, Celi Zulke. (2009). Balanço político e continuidade da ação pronera 10 anos de resistência. FACED, Ufba.br. Disponível em: <https://faced.ufba.br/educacao-do-campo/pronera/balanco-politico>, acesso em: 12 Jan. 2021. LEI FECHAMENTO DE ESCOLAS RURAIS, Lei fechamento de escolas rurais, Profemarli.com, disponível em: <>, acesso em: 14 Jun. 2021. Licenciatura em Educação do Campo - LEC - PRONERA. Trabalhos Integrados. Rio de Janeiro, Seropédica. 2010. Massacre de eldorado dos carajás completa 25 anos, Massacre de Eldorado dos Carajás completa 25 anos, Agência Brasil, disponível em: <>, acesso em: 10 Jun. 2021. MARA, Dayna; SANTOS, Ronald; Sanches; DIAS, Rayanne; et al. (2012). Educação do campo e políticas públicas. [s.l.: s.n., s.d.]. Disponível em: <http://coral.ufsm.br/sifedocregional/images/Anais/Eixo%2006/Dayna%20Mara%20Sanches %20Santos.pdf>. Acesso em 13 /01/ 2021. MARQUES, Alberto; MATTZA, Antônio Fernandes; Et al. Memória INCRA 35 anos. Nead Especial. mda/ inc r a, b r a s í l i a -DF, 2 0 0 6. Memórias da luta pela terra na Baixada Fluminense / Bráulio Rodrigues da Silva; Leonilde Servolo de Medeiros, organização, apresentação e notas. – Rio de Janeiro: Mauad X; Seropédica, RJ: EDUR, 2008. 101p. MOCHIDA, Jandira Carvalho Moraes. Inserção socioprofissional de egressos dos cursos de magistério no âmbito do PRONERA no Tocantins. III Seminário nacional de Estudos e pesquisa sobre educação no campo, V Jornada de educação especial no campo, XIII Jornada do HISTEDBR. UFSCAR. São Carlos. 2015. MOLINA, Mônica C; ROCHA, Maria Isabel Antunes. Educação no campo: História, práticas e desafios no âmbito de políticas de formação de educadores – Reflexões sobre o PRONERA e PROCAMPO. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.22, n.2, p.220- 253, jul./dez.2014. Pereira, Maria de Lourdes Soares. As contribuições da Licenciatura em Educação do Campo na transformação das relações de gênero: um estudo de caso com as educandas do Assentamento Virgilândia de Formosa/GO. [s.l.: s.n.], 2014. Primeira turma de Técnicos Agroflorestais - Pronera é formada no Acre | Notícias do Acre, Notícias do Acre, disponível em: https://agencia.ac.gov.br/primeira-turma-de-tcnicos- agroflorestais-pronera-formada-no-acre/, acesso em: 16 Apr. 2021. Programa nacional de educação na Reforma Agrária (PRONERA) Manual de operações — Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo. Ufscar.br. Disponível em: 51 <http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/documentos/programa-nacional-de-educacao-na- reforma-agraria.pdf/view>. 2016. Acesso em: 25 Jan. 2021. Busca — Portal IFFluminense, Iff.edu.br, disponível em: <https://portal1.iff.edu.br/@@busca?SearchableText=Colegiado+do+Curso+de+Forma%C3 %A7%C3%A3o+Inicial&Subject%3Alist=Campus+Bom+Jesus>, acesso em: 5 Feb. 2022. SANTOS, Clarice Ap. Por uma educação do Campo v.7. Brasília: INCRA: MDA: NEAD Especial, 2008. SANTOS, Ramofly Bicalho. A educação do campo e o mst. Cadernos da FaEL , v. 2, p. 01- 16, 2009. SANTOS, Ramofly Bicalho. Educação do campo, movimentos sociais e ensino de história. XXVII simpósio nacional de História. Natal- RN. 2013. SANTOS, Ramofly Bicalho, Interfaces da educação do campo e movimentos sociais: possibilidades de formação. Revista Pedagógica, v. 20, n. 43, p. 81, 2018. SANTOS, Ramofly Bicalho, & Silva, M. A. A educação do campo no Estado do Espírito Santo: os movimentos sociais e a materialização das lutas. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 10, n. 1, jan.-jun. 2019. SANTOS, Ramofly Bicalho, A dimensão educativa e o fazer pedagógico no movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, Revista Pedagógica, v. 23, p. 1–21, 2021. SANTOS, Sérgio Augusto dos. O Incra na implantação de políticas públicas no contexto do desenvolvimento territorial rural brasileiro. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) – Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Curitiba, 2016. Disponível em: <https://repositorio.utfpr.edu.br/>. Acesso em 27 / 01/ 2021. SILVA, M. V.; SILVA JÚNIOR, A. F. Políticas educacionais para a educação do campo: dimensões históricas e perspectivas curriculares. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 47, p. 314–332, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i47.8640054. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640054. Acesso em: 14 jun. 2021. RODRIGUES, Sônia da Silva. A gestão do PRONERA no Estado de São Paulo a partir do curso da Pedagogia da terra. III Seminário de estudos e pesquisas de educação no campo, V Jornada de Educação especial no campo, XIII Jornada Histerdbr. UFSCAR. São Carlos. 2015. RODRIGUES, Sonia da Silva (org). PRONERA: gestão participativa e diversidade de sujeitos da Educação do Campo, Lutas Anticapital. 2020. disponível em: https://lutasanticapital.com.br/products/pronera-gestao-participativa-e-diversidade-de- sujeitos-da-educacao-do-campo, acesso em: 31 Mar. 2021. OLIVEIRA, Tiago Bernadon. O golpe de 2016: breve ensaio de história imediata sobre democracia e autoritarismo. Historiæ, Rio Grande, 7 (2): 191-231, 2016por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/73885/2022%20-%20Bruno%20Cesar%20de%20Carvalho%20Rizzo.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6738
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2023-07-17T16:03:21Z No. of bitstreams: 1 2022 - Bruno Cesar de Carvalho Rizzo.pdf: 971370 bytes, checksum: f0932e69d460037aaa824c79ef1efab3 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-17T16:03:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022 - Bruno Cesar de Carvalho Rizzo.pdf: 971370 bytes, checksum: f0932e69d460037aaa824c79ef1efab3 (MD5) Previous issue date: 2022-08-31eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Bruno Cesar de Carvalho Rizzo.pdf2022 - Bruno Cesar de Carvalho Rizzo948.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.