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Tipo do documento: Dissertação
Title: Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e suas potencialidades durante os governos Lula (2003-2010)
Other Titles: National Education Program in Agrarian Reform and its potential during the Lula administrations (2003-2010)
Authors: Rizzo, Bruno César de Carvalho
Orientador(a): Santos, Ramofly Bicalho dos
Primeiro membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Segundo membro da banca: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Terceiro membro da banca: Pimenta, Alessandro Rodrigues
Keywords: PRONERA;Educação no Campo;Governos Lula;PRONERA;Education in the Field;Lula governments
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 31-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: RIZZO, Bruno César de Carvalho. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e suas potencialidades durante os governos Lula (2003-2010). 2022. 51 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
Abstract: O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) foi criado em 1998 pelo então presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, mesmo sendo uma época onde o neoliberalismo parecia dominar todas as esferas nacionais, o povo através de muita luta conseguiu que o estado contemplasse a população rural brasileira com algo que jamais nenhum outro governo o tinha feito. Entendemos como algo essencial para que acontecesse o primeiro encontro de educadores da reforma agrária (I ENERA) em 1997 no estado de Goiás que contava com o apoio da UNB (Universidade de Brasília). Durante a pesquisa que realizamos, tivemos um forte impacto não só no Brasil, mas em todo o mundo que foi a pandemia de covid-19, assim sendo, resolvemos optar por revisões bibliográficas ao invés de uma pesquisa de campo. O referencial teórico que entendemos ser um dos mais completos para a criação desta obra fica por conta de alguns autores que são grandes conhecedores do assunto destacado: Mônica Molina e Ramofly Bicalho, pois, nos ajudarão a entender a relação das escolas do campo com a aplicação efetiva da lei que criou o PRONERA. Essa pesquisa buscará mostrar os avanços, entraves e retrocessos do programa para com as comunidades que deveriam se beneficiar com o mesmo. Essa pesquisa teve como principais objetivos específicos: 1) Compreender a implementação das políticas públicas de educação do campo no Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003 – 2010). 2) Analisar os desafios históricos do PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, apontando seus possíveis avanços, recuos e entraves. 3) Compreender a organicidade do PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, no estado do Rio de Janeiro, especialmente, na UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e também como objetivo geral: Examinar a instalação das políticas públicas de educação do campo no governo do presidente Lula (2003 - 2010), analisando os possíveis avanços e recuos, especialmente, em relação a organicidade do PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária no estado do Rio de Janeiro e na UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Abstract: The National Program of Education in Agrarian Reform (PRONERA) was created in 1998 by the then Brazilian president Fernando Henrique Cardoso, even though it was a time when neoliberalism seemed to dominate all national spheres, the people through a lot of struggle managed to get the state to contemplate the population Brazilian rural area with something that no other government had ever done. We understand it as essential for the first meeting of agrarian reform educators (I ENERA) to take place in 1997 in the state of Goiás, which had the support of UNB (University of Brasília). During the research we carried out, we had a strong impact not only in Brazil, but throughout the world, which was the covid-19 pandemic, therefore, we decided to opt for bibliographic reviews instead of field research. The theoretical reference that we understand to be one of the most complete for the creation of this work is on account of some authors who are great experts on the highlighted subject: Mônica Molina and Ramofly Bicalho, as they will help us to understand the relationship of rural schools with the application of the law that created PRONERA. This research will seek to show the advances, obstacles and setbacks of the program towards the communities that should benefit from it. This research had as main specific objectives: 1) Understand the implementation of public policies for rural education in the Government of President Luiz Inácio Lula da Silva (2003 – 2010). 2) Analyze the historical challenges of PRONERA – National Program of Education in Agrarian Reform, pointing out its possible advances, setbacks and obstacles. 3) Understand the organic nature of PRONERA - National Program of Education in Agrarian Reform, in the state of Rio de Janeiro, especially at UFRRJ - Federal Rural University of Rio de Janeiro and also as a general objective: To examine the installation of public education policies in the field in the government of President Lula (2003 - 2010), analyzing the possible advances and setbacks, especially in relation to the organicity of PRONERA - National Program of Education in Agrarian Reform in the state of Rio de Janeiro and UFRRJ - Federal Rural University of Rio of January.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12893
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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