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dc.contributor.authorRamos, Marcele Camargo
dc.date.accessioned2023-12-22T02:28:04Z-
dc.date.available2023-12-22T02:28:04Z-
dc.date.issued2021-03-26
dc.identifier.citationRAMOS, Marcele Camargo. Democratizar para resistir: o impacto do plano de apoio a planos de reestruturação e expansão das universidades federais (REUNI) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), na perspectiva de expansão das licenciaturas. 2021. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12892-
dc.description.abstractA educação ao mesmo tempo em que é considerada um meio de se promover o desenvolvimento social de uma nação, sempre foi palco de grandes discussões, principalmente, porque na história essa foi direcionada inicialmente para uma pequena parcela da população, considerada elites econômicas. Contudo, toma-se necessário ampliar o acesso à educação básica, mas também ao ensino superior visando incluir o cidadão no projeto de desenvolvimento social, econômico e da ciência. O presente estudo tem como objetivo analisar o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) destinado a expansão do acesso e permanência da educação superior e verificar a singularidade da expansão na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e sua proposta de democratização do acesso ao ensino superior e a redução das desigualdades, ampliando os cursos de Licenciatura. Para isso, foi adotada a abordagem qualitativa da pesquisa em educação, tratando a fundamentação do percurso metodológico por meio do estudo de caso. Os dados foram sendo construídos a partir de fontes primárias e secundárias segundo a técnica de documentação, que foi possível devido ao levantamento das fontes nas Pró-Reitorias da UFRRJ, além de entrevistas semiestruturadas e da revisão de literatura necessária a interpretação dos dados.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectDemocratizaçãopor
dc.subjectREUNIpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectUniversity educationeng
dc.subjectDemocratizationeng
dc.subjectREUNIeng
dc.titleDemocratizar para resistir: o impacto do plano de apoio a planos de reestruturação e expansão das universidades federais (REUNI) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), na perspectiva de expansão das licenciaturaspor
dc.title.alternativeDemocratizing to resist: the impact of the support plan for restructuring and expansion plans of federal universities (REUNI) at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), from the perspective of expansion of degree courseseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherEducation, at the same time that it is considered a means of promoting the social development of a nation, has always been the scene of great discussions, mainly because in history this was initially directed towards a small portion of the population, considered to be economic elites. However, it is necessary to expand access to basic education, but also to higher education, aiming to include the citizen in the project of social, economic and science development. The present study aims to analyze the Restructuring and Expansion Program of Federal Universities (REUNI) aimed at expanding access and permanence of higher education and verifying the singularity of the expansion at the Federal Rural University of Rio de Janeiro and its proposal to democratize access to higher education and the reduction of inequalities, expanding the degree courses. For this, the qualitative approach of research in education was adopted, addressing the foundations of the methodological path through the case study. The data were being constructed from primary and secondary sources according to the documentation technique, which was possible due to the survey of the sources in the Pro-Rectories of UFRRJ, in addition to semi-structured interviews and the literature review necessary to interpret the data.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.advisor1ID408.566.407-78por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055por
dc.contributor.referee1Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.referee1ID408.566.407-78por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055por
dc.contributor.referee2Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6001-8275por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727por
dc.contributor.referee3Arruda, Maria da Conceição Calmon
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5156007272296080por
dc.creator.ID088.383.257-74por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-5666-336Xpor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4463857364595092por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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