Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12885
Tipo do documento: Dissertação
Title: A contribuição da matemática para agregar valores à cultura e às atividades cotidianas familiares de educandos de uma região rural através de eixos temáticos
Other Titles: Mathematics contribution to include values to the culture and family daily activities of countryside students through the thematic axes
Authors: Santos, Thamy Pereira dos
Orientador(a): Mattos, José Roberto Linhares de
Primeiro membro da banca: Campos, Marília Lopes de
Segundo membro da banca: Oliveira, Cristiane Coppe de
Keywords: Etnomathematics;Alternation Pedagogy;Formation Plan;Generating Themes;Mathematics Education;Etnomatemática;Pedagogia da Alternância;Plano de Formação;Temas Geradores;Educação Matemática
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 10-Sep-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Santos, Thamy Pereira dos. A contribuição da matemática para agregar valores à cultura e às atividades cotidianas familiares de educandos de uma região rural através de eixos temáticos. 2015. [85 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Abstract: jovens e de seus familiares inseridos no Campo, no contexto do Ensino da Matemática, no cenário da Pedagogia da Alternância, no Colégio Municipal CEFFA Rei Alberto I, localizado em Nova Friburgo, RJ. Para alcançar esta finalidade, estas práticas pedagógicas foram desenvolvidas com os sujeitos de duas turmas, sendo uma delas do 6º ano e outra do 8º ano do Ensino Fundamental desta mesma unidade de ensino. A pesquisadora e professora/monitora do CEFFA em questão acredita ser relevante a interlocução entre os conteúdos curriculares da Matemática, os Temas Geradores predispostos no Plano de Formação, com a cultura e os conhecimentos prévios dos educandos. Utiliza-se uma abordagem qualitativa com pesquisa e observação participante na realidade desses jovens, a fim de compor outros olhares para planejar as aulas, contextualizar temas, valorizar a identidade local e aprofundar conceitos matemáticos através da interação de todos esses elementos. Pretende-se trazer ao diálogo a motivação produzida durante as aulas das turmas citadas, a partir de problemáticas da realidade ou de um determinado Tema previamente estabelecido, vislumbrando, com isso, poder avaliar a dinâmica do processo de aprendizagem. A pesquisa mostrou que é necessário conhecer as dinâmicas da realidade local, para que o contexto matemático presente nele possa ser vislumbrado e dialogado em sala de aula, e suas costuras temáticas e aprofundamentos teóricos possam ser construídos junto à comunidade escolar
Abstract: This work defines practical activities from daily life of young farmers and their families in the context of Mathematical teaching within the Alternation Pedagogy. The study was realized at the public school CEFFA Rei Alberto I in the Nova Friburgo city (RJ/Brazil). Those practical activities were developed with individuals of years six and eight of Brazilian Basic Education. The teacher and researcher believes to be crucial the connection among the Mathematics curricular contents, described into the Formation Plan, with culture and prior knowledge of students. It was applied a qualitative approach with research and active participation inside the youngers reality to reanalyze the class design, contextualize themes, value the local identity and deepen mathematical knowledge throughout interaction of all these elements. It was intended rise the motivation created during the classes by discussions of daily problems or a predetermined theme to assess the learning process. The research highlights the importance of the knowledge on local community reality and its behavior. Thus the mathematical context can be discussed in the classroom, and its topics and theoretical insights can be built in cooperation between school and community
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12885
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Thamy Pereira dos Santos.pdf2015 - Thamy Pereira dos Santos7.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.