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Tipo do documento: Dissertação
Title: O significado social dos cursos de licenciatura do Campus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para a Baixada Fluminense
Other Titles: The social meaning of degree Campus Nova Iguaçu Federal Rural University courses in Rio de Janeiro for the Baixada Fluminense
Authors: Souza, Renan Arjona de
Orientador(a): Souza, Nádia Maria Pereira de
Primeiro membro da banca: Otranto, Célia Regina
Segundo membro da banca: Paula, Lucilia Augusta Lino de
Terceiro membro da banca: Quaresma, Maisa dos reis
Keywords: Higher Education;Expansion of Undergraduate;Social Meaning;Educação Superior;Expansão das Licenciaturas;Significado Social;Baixada Fluminense
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 25-Aug-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SOUZA, Renan Arjona de. O significado social dos cursos de licenciatura do Campus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para a Baixada Fluminense. 2016. 29 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2016.
Abstract: A pesquisa foi pautada pela análise do significado social da expansão do ensino superior para a Baixada Fluminense, a partir da implantação dos cursos de Licenciatura do Campus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, uma das 79 Instituições de Ensino Superior (IES) que participaram desta política estabelecida no primeiro mandato do governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva (2003 a 2006). Assim, partiu-se de uma analise macro de políticas públicas educacionais e seus fins, com base teórica na Avaliação de Políticas Publicas e sua relação com a Avaliação Institucional das IES, que é uma ferramenta importante para aperfeiçoamento da consecução das suas funções de ensino, pesquisa e extensão, papel este relevante para promoção de melhoria dos índices sociais, através do objetivo comum entre estes dois conceitos de avaliação: a efetividade social. A fim de contextualizar a realidade que envolveu a implantação deste campus universitário, foram descritos alguns aspectos que caracterizaram as influencias das políticas de ensino superior no Brasil e na Baixada Fluminense no período da pesquisa, assim como a historicização dos seus primeiros quatro anos de funcionamento (2006 a 2009). A partir deste embasamento, buscou-se levantar parte das atividades de ensino, pesquisa e extensão ocorridas e realizou-se um levantamento de campo com parte dos discentes ingressantes dos primeiros cursos de licenciatura. Como resultado, foram conjugados os dados obtidos oportunizando situar aspectos da formação acadêmica e as atividades institucionais produzidas em consonância com uma política de ensino superior. Na UFRRJ, estas atividades de ensino, pesquisa e extensão seguiram rumo aos propósitos de formação estabelecidos, procurando atender os ideais da política educacional de expansão e interiorização do ensino superior para a Baixada Fluminense, potencializando a função e o engajamento do Campus Nova Iguaçu na contribuição da redução das desigualdades sociais nesta região, através de um ambiente transformador e favorável à formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel social.
Abstract: The research was guided by the analysis of the social significance of expansion of higher education for the Baixada Fluminense, from the implementation of the New Campus Degree courses Iguaçu Rural Federal University of Rio de Janeiro, one of 79 higher education institutions (HEIs) who participated in this policy established in the government's first term of President Luis Inacio Lula da Silva (2003-2006). So left is a macro analysis of educational policies and their purposes, theoretical basis of the Public Policy Evaluation and its relation to the institutional evaluation of HEIs, which is an important tool for improving the achievement of their teaching duties, research and extension, a role relevant to promote improvement of social indicators, through the common goal between these two concepts of evaluation: social effectiveness. In order to contextualize the reality involving the implementation of this campus, they were described some aspects that characterized the influence of higher education policies in Brazil and in the Lowlands during the study period, and the historicity of the first four years of operation ( 2006-2009). From this basis, we sought to raise part of the teaching, research and extension occurred and carried out a field survey of part of the freshmen students of the first degree courses. As a result, we combined the data providing opportunities lie aspects of academic and institutional activities produced in line with a higher education policy. In UFRRJ, these teaching, research and extension followed towards the established training purposes, seeking to meet the ideals of educational policy of expansion and internalization of higher education for the Baixada Fluminense, enhancing the role and engagement of the Campus Nova Iguaçu in contribution the reduction of social inequalities in the region, through a transformer environment and favorable to the formation of critical citizens aware of their social role
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12883
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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