Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12881
Tipo do documento: Dissertação
Title: A Prática Docente e a Pesquisa no Curso Técnico em Agroindústria – Proeja no IFMA – Campus Codó
Other Titles: The Teaching Pratice and Research of the Technical Course in Agroindústria (Agribusiness) – PROEJA in IFMA - Campus Codó
Authors: Silva, Francisca Vieira da
Orientador(a): Santos, Ramofly Bicalho dos
Primeiro coorientador: Souza, José dos Santos
Primeiro membro da banca: Leite Filho, Aristeo Gonçalves
Segundo membro da banca: Gouvêa, Fernando César Ferreira
Keywords: Youth and Adult Education;Teacher Training;Teaching Practice;Research;Research.;Educação de Jovens e Adultos;formação docente;Prática Docente;Pesquisa;Metodologia.
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 17-Apr-2012
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SILVA, Francisca Vieira da. A Prática Docente e a Pesquisa no Curso Técnico em Agroindústria - Proeja no IFMA - Campus Codó. 2012. 65 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: Esta pesquisa analisa as dificuldades metodológicas enfrentadas pelos docentes e discentes do PROEJA em Agroindústria do Instituto Federal de Educação do Maranhão – Campus Codó. Em cumprimento ao Decreto 5.840 de 13/07/2006, desde 2007 o Campus-Codó vem ofertando o Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio na modalidade Jovens e Adultos-PROEJA, sendo que os professores que ministram aulas nessa modalidade de ensino são os mesmos do ensino regular e superior, sem que os mesmos tenham sido preparados para atuar na EJA. A partir da experiência da autora em sala de aula do PROEJA e como supervisora pedagógica no ano de 2009, foi possível, por meio de relatos de professores nas reuniões pedagógicas, perceber dificuldades metodológicas no trabalho docente na modalidade de EJA. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a prática no trabalho docente no curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos do Campus-Codó no contexto das políticas públicas educacionais e na formação inicial e continuada. Pretende-se identificar as dificuldades metodológicas apresentadas pelos docentes e apresentar propostas alternativas de trabalho com a pesquisa como prática do cotidiano do professor e do aluno como forma de favorecer a autonomia do aluno em relação à aquisição de conhecimentos. A pesquisa foi realizada através de uma abordagem qualitativa, tendo como sujeitos envolvidos na pesquisa 24 alunos e seis professores do curso já mencionado, utilizando como instrumentos de coletas de dados a observação em sala de aula, questionários e entrevistas.
Abstract: This research analyzes the methodological difficulties faced by teachers and students in the Agribusiness PROEJA Federal Institute of Maranhão Education – Campus-Codó. Pursuant to Decree 5840 of 13/07/2006, since 2007 the Campus-Codó has been offering a course in Agribusiness Integrated Technical High School in the Youth and Adult-mode PROEJA, and the teachers giving classes in this type of education are same as mainstream and higher, not that they are prepared to work in adult education. From experience in classroom teaching PROEJA and as supervisor in 2009, it was possible, through reports of teachers in educational meetings, see the methodological difficulties in teaching in the form of adult education. This research aims to examine the practice in teaching the course in Agribusiness Technical High School in the Integrated Mode Youth and Adult Campus-Codó in the context of public policies in education and initial and continuing training. It is intended to identify the methodological difficulties presented by the faculty and present alternative proposals to the research work as a practice of daily teacher and student as a way to encourage student autonomy in relation to the acquisition of knowledge. The survey was conducted through a qualitative approach, with the subjects involved in research 24 students and six teachers of the course mentioned above, using as instruments of data collection observation in the classroom, questionnaires and interviews.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12881
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Francisca Vieira da Silva.pdf2012 - Francisca Vieira da Silva670.91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.